Do CD ao MP3 : a sociedade da informação, os novos media e a indústria musical
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/5098 |
Resumo: | A indústria musical é uma das indústrias que têm tido mais dificuldade em manter o seu volume de negócios e fazer crescer os seus lucros ao longo do processo de transição para o digital. O advento das tecnologias digitais veio interromper radicalmente a natureza dos modelos de negócio tradicionais, o que afecta particularmente a indústria musical. O surgimento da Internet e das novas tecnologias de comunicação tem tido um forte impacto nos consumidores de música e na forma como esta é consumida, impondo uma quebra inevitável na cadeia de valor, mas a indústria ainda não possui o capital cultural para fazer uma transição bem sucedida para um novo modelo de negócios na era da sociedade de informação. Estas mudanças no cenário dos media vêm impor novas oportunidades e ameaças para a indústria e também para a própria cultura musical em si. A presente dissertação procurará analisar as transformações tecnológicas e o modo como estas afectam o sector, tentando percepcionar os comportamentos e hábitos de consumo da população portuguesa e de que modo estes poderão forçar o sector a renovar-se e procurar novos canais de distribuição de forma a manter-se a par da evolução, num momento em que a balança do poder parece começar a pesar mais do lado do consumidor. |
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Do CD ao MP3 : a sociedade da informação, os novos media e a indústria musicalInternetNovos mediaSociedade em redeIndústrias musicaisOferta culturalDistribuiçãoConsumoMp3DigitalCDPiratariaDireitos de autorNew mediaNetwork societyMusical industriesCultural offerDistributionConsumptionPiracyCopyrightA indústria musical é uma das indústrias que têm tido mais dificuldade em manter o seu volume de negócios e fazer crescer os seus lucros ao longo do processo de transição para o digital. O advento das tecnologias digitais veio interromper radicalmente a natureza dos modelos de negócio tradicionais, o que afecta particularmente a indústria musical. O surgimento da Internet e das novas tecnologias de comunicação tem tido um forte impacto nos consumidores de música e na forma como esta é consumida, impondo uma quebra inevitável na cadeia de valor, mas a indústria ainda não possui o capital cultural para fazer uma transição bem sucedida para um novo modelo de negócios na era da sociedade de informação. Estas mudanças no cenário dos media vêm impor novas oportunidades e ameaças para a indústria e também para a própria cultura musical em si. A presente dissertação procurará analisar as transformações tecnológicas e o modo como estas afectam o sector, tentando percepcionar os comportamentos e hábitos de consumo da população portuguesa e de que modo estes poderão forçar o sector a renovar-se e procurar novos canais de distribuição de forma a manter-se a par da evolução, num momento em que a balança do poder parece começar a pesar mais do lado do consumidor.The music industry is one of the industries that have had more difficulty maintaining its turnover and growing its profits through the process of digital switchover. The rise of digital technologies came to disrupt radically the traditional business models, which strongly affects the music industry. The advent of the Internet and the new communication technologies had ii a strong impact on music consumption and on its consumers, imposing an inevitable breakdown in the value chain, but the industry still doesn't have the cultural capital required to make an effective transition for a successful new business model in the era of the information society. These changes in the media landscape have imposed new opportunities and threats for the industry and also for the musical culture itself. This essay will seek to examine the technological changes and how they affect the sector, trying to perceive the behaviours and consumption habits of the Portuguese population and how these may force the industry to renew itself and seek new distribution channels to maintain abreast of developments, at a time when the balance of power seems to start to weigh more on the consumer side.2013-06-06T17:25:19Z2012-01-01T00:00:00Z20122012-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/5098porOliveira, Maria Manuela Martins deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:33:32Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/5098Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:15:07.403329Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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