Assembleia de turma: conceções de alunos e professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baixinho, Cláudia Alexandra Sebastião
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/8391
Resumo: Relatório de Estágio realizado no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1.º CEB e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_2d93dec9b51e151e2e6ba1b2e3f9cfb8
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8391
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Assembleia de turma: conceções de alunos e professoresAssembleia de turmaconceções de alunos e professoresParticipaçãoAlunoProfessorClass councilStudentTeacherParticipationRelatório de Estágio realizado no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1.º CEB e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório, como corolário da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, tem uma dupla função. Por um lado, fazer uma síntese das práticas implementadas ao longo deste ano letivo e, por outro, apresentar um estudo, subordinado ao tema: “A Assembleia de Turma – conceções de alunos e professores”. Este estudo decorreu numa turma de 3.º ano do 1.º CEB e teve como objetivo geral identificar e comparar as conceções que alunos e professoras têm acerca da Assembleia de Turma. Deste modo, para se conseguir alcançar este objetivo, estabelecemos como objetivos específicos: (i) caracterizar as conceções dos alunos face à Assembleia de Turma; (ii) caracterizar as conceções das professoras face à Assembleia de Turma; (iii) identificar pontos convergentes nas conceções de alunos e professoras e; (iv) identificar pontos divergentes nas conceções de alunos e professoras. Tendo em conta o objeto de estudo e os objetivos delineados, optámos por uma metodologia de natureza qualitativa, recorrendo à observação participante (durante as Assembleias em que participámos), à realização de entrevistas de grupo (aos alunos) e de entrevistas semiestruturadas individuais (às professoras) como técnicas de recolha de dados. Após a realização e transcrição das entrevistas, procedemos à respetiva análise de conteúdo e concluímos que as conceções que os alunos e as professoras têm relativamente à Assembleia de Turma são muito semelhantes, não tendo, inclusivamente, encontrado nenhum ponto divergente. Importa referir que para podermos comparar respostas, no caso dos alunos optámos sempre pelo indicador mencionado pelo maior número de alunos.ABSTRACT This report, as the terminus of the Supervised Teaching Practice Curricular Unit, has a double function. On the one hand, to synthesise the implemented practices during this school year and, on the other hand, to present a study, subordinated to the subject: “The Class Council – students’ and teachers’ conceptions”. This study has occurred within a 3rd grade class and its general objective was to identify and compare students’ and teachers’ conceptions about the Class Council. Therefore, to achieve this goal, we have established as specific objectives: (i) to characterize the students’ conceptions about the Class Council; (ii) to characterize the teachers’ conceptions about the Class Council; (iii) to identify convergent points in the students’ and teachers’ conceptions and; (iv) to identify divergent points in the students’ and teachers’ conceptions. Bearing in mind the study object and the outlined objectives, we chose a qualitative methodology, resorting to participant observation (during the Councils in which we have participated), group interviews (to students) and individual semistructured interviews (to teachers) as data collecting techniques. After the interviews and their transcription, we have proceeded to their content analysis and we have concluded that students’ and teachers’ conceptions about Class Council are very similar, not having found any divergent point. It is important to mention that to compare the answers, in the students’ case we have always chosen the indicator mentioned by the largest number of students.Madureira, IsabelRCIPLBaixinho, Cláudia Alexandra Sebastião2018-04-10T09:27:42Z2017-07-132017-07-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/8391TID:201853221porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:55:46Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8391Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:09.823781Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Assembleia de turma: conceções de alunos e professores
title Assembleia de turma: conceções de alunos e professores
spellingShingle Assembleia de turma: conceções de alunos e professores
Baixinho, Cláudia Alexandra Sebastião
Assembleia de turma
conceções de alunos e professores
Participação
Aluno
Professor
Class council
Student
Teacher
Participation
title_short Assembleia de turma: conceções de alunos e professores
title_full Assembleia de turma: conceções de alunos e professores
title_fullStr Assembleia de turma: conceções de alunos e professores
title_full_unstemmed Assembleia de turma: conceções de alunos e professores
title_sort Assembleia de turma: conceções de alunos e professores
author Baixinho, Cláudia Alexandra Sebastião
author_facet Baixinho, Cláudia Alexandra Sebastião
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Madureira, Isabel
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Baixinho, Cláudia Alexandra Sebastião
dc.subject.por.fl_str_mv Assembleia de turma
conceções de alunos e professores
Participação
Aluno
Professor
Class council
Student
Teacher
Participation
topic Assembleia de turma
conceções de alunos e professores
Participação
Aluno
Professor
Class council
Student
Teacher
Participation
description Relatório de Estágio realizado no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1.º CEB e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-13
2017-07-13T00:00:00Z
2018-04-10T09:27:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/8391
TID:201853221
url http://hdl.handle.net/10400.21/8391
identifier_str_mv TID:201853221
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133433183600640