A participação cooperada dos alunos na assembleia de turma

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Ana Catarina da Rocha
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/15641
Resumo: Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_7310c81be39b44cc7a08a4e7ea23f644
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15641
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A participação cooperada dos alunos na assembleia de turmaAssembleia de TurmaParticipação CooperadaAutonomiaResponsabilizaçãoClass assemblyCooperative participationAutonomyAccountabilityRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PESII), com o intuito de descrever, de modo reflexivo, as experiências da Prática de Ensino Supervisionada II, no 1.º e no 2.º CEB, bem como de apresentar um estudo de investigação subordinado ao tema: “A participação cooperada dos alunos na Assembleia de Turma”. O estudo foi realizado numa turma do 2.º ano do 1.º CEB, e teve como objetivo geral, “Estudar a participação cooperada dos alunos de uma turma do 2.º ano do 1.º CEB na Assembleia de Turma. Em analogia com o objetivo geral, identificaram-se como objetivos específicos, (i) Caracterizar a participação dos alunos durante a Assembleia de Turma no início da PES II; ii) Descrever as dificuldades identificadas, na participação dos alunos, na Assembleia de Turma, no início da PES II; iii) Comparar as competências dos alunos, na participação em Assembleia de Turma, no início e final da PES II. Dada a natureza do estudo, a metodologia que consideramos mais adequada foi uma metodologia qualitativa com procedimentos próximos da investigação ação, recorrendo à observação participante, à análise documental, a uma entrevista semiestruturada à OC e a um focus group realizado a alguns alunos. A análise dos dados permitiu evidenciar um desenvolvimento de competências de participação cooperada, dos alunos, na discussão e resolução de temas e problemas de comportamento na AT. Verificou-se também um incremento das competências de autonomia e responsabilização duramente esta rotina semanal.ABSTRACT This report was made within the framework of the Supervised Teaching Practice Curricular Unit II (PES II), to describe, in a reflexive way, the experiences of the Supervised Teaching Practice II, in the first (1st) and second (2nd) CEB, as well as to present a research study on the theme: “The cooperative participation of the students in the class assembly”. The study was conducted in a class of the second (2nd) year of the first (1st) CEB, and had as its general objective, “Studying the cooperative participation of the students of a class of the second (2nd) year of the first (1st) CEB in the Class Assembly”. In analogy with the general objectives, specific objectives were identified, (i) To characterize the participation of the students during the Class Assembly at the beginning of PES II; (ii) Describe the difficulties identified, in the participation of the students, in Class Assembly, at the beginning of PES II; (iii) To compare the competencies of the students, in the participation in Class Assembly, at the beginning and end of PES II. Given the nature of the study, the methodology we considered most appropriate was a qualitative methodology with procedures close to the action investigation, using participant observation, documentary analysis, a semi-structured interview with the OC and a focus group conducted with some students. Data analysis showed a development of cooperative participation skills, of students, in the discussion and resolution of themes and behavior problems in AT. There was also an increase in autonomy and accountability skills that are a weekly routine.Figueira, ConceiçãoRCIPLDias, Ana Catarina da Rocha2023-02-17T10:01:02Z2022-07-142022-07-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15641TID:203189132porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:13:24Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15641Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:16.714667Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A participação cooperada dos alunos na assembleia de turma
title A participação cooperada dos alunos na assembleia de turma
spellingShingle A participação cooperada dos alunos na assembleia de turma
Dias, Ana Catarina da Rocha
Assembleia de Turma
Participação Cooperada
Autonomia
Responsabilização
Class assembly
Cooperative participation
Autonomy
Accountability
title_short A participação cooperada dos alunos na assembleia de turma
title_full A participação cooperada dos alunos na assembleia de turma
title_fullStr A participação cooperada dos alunos na assembleia de turma
title_full_unstemmed A participação cooperada dos alunos na assembleia de turma
title_sort A participação cooperada dos alunos na assembleia de turma
author Dias, Ana Catarina da Rocha
author_facet Dias, Ana Catarina da Rocha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Figueira, Conceição
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Ana Catarina da Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Assembleia de Turma
Participação Cooperada
Autonomia
Responsabilização
Class assembly
Cooperative participation
Autonomy
Accountability
topic Assembleia de Turma
Participação Cooperada
Autonomia
Responsabilização
Class assembly
Cooperative participation
Autonomy
Accountability
description Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-14
2022-07-14T00:00:00Z
2023-02-17T10:01:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/15641
TID:203189132
url http://hdl.handle.net/10400.21/15641
identifier_str_mv TID:203189132
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133505277394944