Ser Professor, Como Tudo Começa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/102971 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia |
id |
RCAP_c3fd44cd58732ee8182fcf73658fc2d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/102971 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ser Professor, Como Tudo ComeçaBeing a Teacher, How It All BeginsAlunoMatemáticaMestradoProfessorTurmaStudentMathematicsMaster's DgreeTeacher,ClassDissertação de Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário apresentada à Faculdade de Ciências e TecnologiaO presente Relatório de Estágio elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino da Matemática no 3.ºCiclo do Ensino Básico e no Secundário, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade deCoimbra, tem como objetivo descrever as atividades desenvolvidas no decurso do Estágio Curricularque decorreu na Escola Secundária de Tondela, no distrito de Viseu, durante o ano letivo 2021/2022,sob orientação da Professora Doutora Raquel Caseiro, Orientadora Científica, e do Professor LuísCarmelo, Orientador Cooperante.Este relatório pretende relatar e refletir as experiências vividas e o trabalho desenvolvido aolongo deste ano de estágio. O documento encontra-se organizado em sete capítulos, ao longo dosquais consta uma introdução, uma contextualização do estágio, uma descrição da prática letiva,da participação nas estruturas de orientação pedagógica e educativa, das atividades desenvolvidase das atividades extracurriculares, terminando com uma conclusão. A prática letiva compreendea observação, planificação e lecionação de aulas, a elaboração, realização e correção de testesde avaliação. O acompanhamento de uma Direção de Turma e a participação nas reuniões, doDepartamento de Matemática, de Conselhos de Turma e de seminários pedagógicos, insere-se nasestruturas de orientação pedagógica e educativa. As atividades desenvolvidas na escola abrangemas atividades dinamizadas e organizadas pelo Núcleo de Estágio de Matemática, pela escola e pelaprofessora estagiária. E por fim, as atividades extracurriculares contam com as formações em que aprofessora estagiária participou.This Internship Report prepared within the scope of the Master in Mathematics Teaching in the 3rdCycle of Basic and Secondary Education, at the Faculty of Sciences and Technology of the Universityof Coimbra, aims to describe the activities developed during the Curricular Internship that took place atEscola Secundária de Tondela, in the district of Viseu, during the academic year 2021/2022, under theguidance of Professor Raquel Caseiro, Scientific Advisor, and Professor Luís Carmelo, CooperatingAdvisor.This report intends to report and reflect the lived experiences and the work developed duringthis internship year. The document is organized into seven chapters, throughout which there isan introduction, a contextualization of the internship, a description of the teaching practice, theparticipation in the pedagogical and educational guidance structures, the activities developed and theextracurricular activities, ending with a conclusion. The teaching practice comprises the observation,planning and teaching of classes, the elaboration, realization and correction of assessment tests. Theaccompaniment of a Class Direction and the participation in the meetings, of the Department ofMathematics, Class Councils and Pedagogical Seminars, is part of the structures of pedagogical andeducational guidance. The activities developed at the school cover activities promoted and organizedby the Mathematics Internship Center, the school and the intern teacher. And finally, the extracurricularactivities include the training in which the intern teacher participated.2022-07-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/102971http://hdl.handle.net/10316/102971TID:203080149porMarques, Sofia Duarteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-10-19T20:39:40Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/102971Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:19:51.488485Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ser Professor, Como Tudo Começa Being a Teacher, How It All Begins |
title |
Ser Professor, Como Tudo Começa |
spellingShingle |
Ser Professor, Como Tudo Começa Marques, Sofia Duarte Aluno Matemática Mestrado Professor Turma Student Mathematics Master's Dgree Teacher, Class |
title_short |
Ser Professor, Como Tudo Começa |
title_full |
Ser Professor, Como Tudo Começa |
title_fullStr |
Ser Professor, Como Tudo Começa |
title_full_unstemmed |
Ser Professor, Como Tudo Começa |
title_sort |
Ser Professor, Como Tudo Começa |
author |
Marques, Sofia Duarte |
author_facet |
Marques, Sofia Duarte |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Sofia Duarte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aluno Matemática Mestrado Professor Turma Student Mathematics Master's Dgree Teacher, Class |
topic |
Aluno Matemática Mestrado Professor Turma Student Mathematics Master's Dgree Teacher, Class |
description |
Dissertação de Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/102971 http://hdl.handle.net/10316/102971 TID:203080149 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/102971 |
identifier_str_mv |
TID:203080149 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134092239831040 |