Ser Professor, Como Tudo Começa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Sofia Duarte
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/102971
Resumo: Dissertação de Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
id RCAP_c3fd44cd58732ee8182fcf73658fc2d2
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/102971
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ser Professor, Como Tudo ComeçaBeing a Teacher, How It All BeginsAlunoMatemáticaMestradoProfessorTurmaStudentMathematicsMaster's DgreeTeacher,ClassDissertação de Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário apresentada à Faculdade de Ciências e TecnologiaO presente Relatório de Estágio elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino da Matemática no 3.ºCiclo do Ensino Básico e no Secundário, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade deCoimbra, tem como objetivo descrever as atividades desenvolvidas no decurso do Estágio Curricularque decorreu na Escola Secundária de Tondela, no distrito de Viseu, durante o ano letivo 2021/2022,sob orientação da Professora Doutora Raquel Caseiro, Orientadora Científica, e do Professor LuísCarmelo, Orientador Cooperante.Este relatório pretende relatar e refletir as experiências vividas e o trabalho desenvolvido aolongo deste ano de estágio. O documento encontra-se organizado em sete capítulos, ao longo dosquais consta uma introdução, uma contextualização do estágio, uma descrição da prática letiva,da participação nas estruturas de orientação pedagógica e educativa, das atividades desenvolvidase das atividades extracurriculares, terminando com uma conclusão. A prática letiva compreendea observação, planificação e lecionação de aulas, a elaboração, realização e correção de testesde avaliação. O acompanhamento de uma Direção de Turma e a participação nas reuniões, doDepartamento de Matemática, de Conselhos de Turma e de seminários pedagógicos, insere-se nasestruturas de orientação pedagógica e educativa. As atividades desenvolvidas na escola abrangemas atividades dinamizadas e organizadas pelo Núcleo de Estágio de Matemática, pela escola e pelaprofessora estagiária. E por fim, as atividades extracurriculares contam com as formações em que aprofessora estagiária participou.This Internship Report prepared within the scope of the Master in Mathematics Teaching in the 3rdCycle of Basic and Secondary Education, at the Faculty of Sciences and Technology of the Universityof Coimbra, aims to describe the activities developed during the Curricular Internship that took place atEscola Secundária de Tondela, in the district of Viseu, during the academic year 2021/2022, under theguidance of Professor Raquel Caseiro, Scientific Advisor, and Professor Luís Carmelo, CooperatingAdvisor.This report intends to report and reflect the lived experiences and the work developed duringthis internship year. The document is organized into seven chapters, throughout which there isan introduction, a contextualization of the internship, a description of the teaching practice, theparticipation in the pedagogical and educational guidance structures, the activities developed and theextracurricular activities, ending with a conclusion. The teaching practice comprises the observation,planning and teaching of classes, the elaboration, realization and correction of assessment tests. Theaccompaniment of a Class Direction and the participation in the meetings, of the Department ofMathematics, Class Councils and Pedagogical Seminars, is part of the structures of pedagogical andeducational guidance. The activities developed at the school cover activities promoted and organizedby the Mathematics Internship Center, the school and the intern teacher. And finally, the extracurricularactivities include the training in which the intern teacher participated.2022-07-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/102971http://hdl.handle.net/10316/102971TID:203080149porMarques, Sofia Duarteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-10-19T20:39:40Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/102971Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:19:51.488485Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ser Professor, Como Tudo Começa
Being a Teacher, How It All Begins
title Ser Professor, Como Tudo Começa
spellingShingle Ser Professor, Como Tudo Começa
Marques, Sofia Duarte
Aluno
Matemática
Mestrado
Professor
Turma
Student
Mathematics
Master's Dgree
Teacher,
Class
title_short Ser Professor, Como Tudo Começa
title_full Ser Professor, Como Tudo Começa
title_fullStr Ser Professor, Como Tudo Começa
title_full_unstemmed Ser Professor, Como Tudo Começa
title_sort Ser Professor, Como Tudo Começa
author Marques, Sofia Duarte
author_facet Marques, Sofia Duarte
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Sofia Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Aluno
Matemática
Mestrado
Professor
Turma
Student
Mathematics
Master's Dgree
Teacher,
Class
topic Aluno
Matemática
Mestrado
Professor
Turma
Student
Mathematics
Master's Dgree
Teacher,
Class
description Dissertação de Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/102971
http://hdl.handle.net/10316/102971
TID:203080149
url http://hdl.handle.net/10316/102971
identifier_str_mv TID:203080149
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134092239831040