O papel da literatura juvenil no contexto de sala de aula: novas abordagens pedagógicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/4813 |
Resumo: | No livro O Engenhoso Cavaleiro D. Quixote de la Mancha, de Miguel de Cervantes de 20111, um dos personagens afirma que nenhum livro, por mais ruim que seja, não deixa de ter algo de bom. Por outro lado, segundo Daniel Pennac (1993), “O verbo LER não suporta o imperativo”. Estes serão os motes do presente relatório de estágio, que tem como objetivos primordiais abordar questões relacionadas com a leitura, essa arte cognitiva e misteriosa, desconhecida por tantos, esquecida por muitos e interiorizada por alguns. Na certeza de que a leitura forma cidadãos capazes de ler o mundo numa perspetiva multicultural, propomo-nos, por conseguinte, apresentar uma reflexão sobre a importância da leitura da literatura juvenil em contexto pedagógico, particularmente ao nível do ensino do Português, trazendo novas formas de abordar O Cavaleiro da Dinamarca, de Sophia de Mello Breyner Andresen. |
id |
RCAP_2d94c9dfa9810dbaa97731e6df59eb30 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/4813 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O papel da literatura juvenil no contexto de sala de aula: novas abordagens pedagógicasRelatório de EstágioContexto de Sala de AulaLiteratura JuvenilNovas Abordagens PedagógicasDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasNo livro O Engenhoso Cavaleiro D. Quixote de la Mancha, de Miguel de Cervantes de 20111, um dos personagens afirma que nenhum livro, por mais ruim que seja, não deixa de ter algo de bom. Por outro lado, segundo Daniel Pennac (1993), “O verbo LER não suporta o imperativo”. Estes serão os motes do presente relatório de estágio, que tem como objetivos primordiais abordar questões relacionadas com a leitura, essa arte cognitiva e misteriosa, desconhecida por tantos, esquecida por muitos e interiorizada por alguns. Na certeza de que a leitura forma cidadãos capazes de ler o mundo numa perspetiva multicultural, propomo-nos, por conseguinte, apresentar uma reflexão sobre a importância da leitura da literatura juvenil em contexto pedagógico, particularmente ao nível do ensino do Português, trazendo novas formas de abordar O Cavaleiro da Dinamarca, de Sophia de Mello Breyner Andresen.Sardinha, Maria da Graça Guilherme de AlmeidauBibliorumMendes, Ana Lúcia da Mota2018-06-28T16:19:09Z2014-07-102014-06-192014-07-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/4813TID:201645793porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:42:13Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/4813Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:45:50.082608Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel da literatura juvenil no contexto de sala de aula: novas abordagens pedagógicas Relatório de Estágio |
title |
O papel da literatura juvenil no contexto de sala de aula: novas abordagens pedagógicas |
spellingShingle |
O papel da literatura juvenil no contexto de sala de aula: novas abordagens pedagógicas Mendes, Ana Lúcia da Mota Contexto de Sala de Aula Literatura Juvenil Novas Abordagens Pedagógicas Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
title_short |
O papel da literatura juvenil no contexto de sala de aula: novas abordagens pedagógicas |
title_full |
O papel da literatura juvenil no contexto de sala de aula: novas abordagens pedagógicas |
title_fullStr |
O papel da literatura juvenil no contexto de sala de aula: novas abordagens pedagógicas |
title_full_unstemmed |
O papel da literatura juvenil no contexto de sala de aula: novas abordagens pedagógicas |
title_sort |
O papel da literatura juvenil no contexto de sala de aula: novas abordagens pedagógicas |
author |
Mendes, Ana Lúcia da Mota |
author_facet |
Mendes, Ana Lúcia da Mota |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sardinha, Maria da Graça Guilherme de Almeida uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Ana Lúcia da Mota |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Contexto de Sala de Aula Literatura Juvenil Novas Abordagens Pedagógicas Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
topic |
Contexto de Sala de Aula Literatura Juvenil Novas Abordagens Pedagógicas Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas |
description |
No livro O Engenhoso Cavaleiro D. Quixote de la Mancha, de Miguel de Cervantes de 20111, um dos personagens afirma que nenhum livro, por mais ruim que seja, não deixa de ter algo de bom. Por outro lado, segundo Daniel Pennac (1993), “O verbo LER não suporta o imperativo”. Estes serão os motes do presente relatório de estágio, que tem como objetivos primordiais abordar questões relacionadas com a leitura, essa arte cognitiva e misteriosa, desconhecida por tantos, esquecida por muitos e interiorizada por alguns. Na certeza de que a leitura forma cidadãos capazes de ler o mundo numa perspetiva multicultural, propomo-nos, por conseguinte, apresentar uma reflexão sobre a importância da leitura da literatura juvenil em contexto pedagógico, particularmente ao nível do ensino do Português, trazendo novas formas de abordar O Cavaleiro da Dinamarca, de Sophia de Mello Breyner Andresen. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-10 2014-06-19 2014-07-10T00:00:00Z 2018-06-28T16:19:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/4813 TID:201645793 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/4813 |
identifier_str_mv |
TID:201645793 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136355485220864 |