O papel da literatura juvenil no contexto de sala de aula: novas abordagens pedagógicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Ana Lúcia da Mota
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/4813
Resumo: No livro O Engenhoso Cavaleiro D. Quixote de la Mancha, de Miguel de Cervantes de 20111, um dos personagens afirma que nenhum livro, por mais ruim que seja, não deixa de ter algo de bom. Por outro lado, segundo Daniel Pennac (1993), “O verbo LER não suporta o imperativo”. Estes serão os motes do presente relatório de estágio, que tem como objetivos primordiais abordar questões relacionadas com a leitura, essa arte cognitiva e misteriosa, desconhecida por tantos, esquecida por muitos e interiorizada por alguns. Na certeza de que a leitura forma cidadãos capazes de ler o mundo numa perspetiva multicultural, propomo-nos, por conseguinte, apresentar uma reflexão sobre a importância da leitura da literatura juvenil em contexto pedagógico, particularmente ao nível do ensino do Português, trazendo novas formas de abordar O Cavaleiro da Dinamarca, de Sophia de Mello Breyner Andresen.
id RCAP_2d94c9dfa9810dbaa97731e6df59eb30
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/4813
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel da literatura juvenil no contexto de sala de aula: novas abordagens pedagógicasRelatório de EstágioContexto de Sala de AulaLiteratura JuvenilNovas Abordagens PedagógicasDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasNo livro O Engenhoso Cavaleiro D. Quixote de la Mancha, de Miguel de Cervantes de 20111, um dos personagens afirma que nenhum livro, por mais ruim que seja, não deixa de ter algo de bom. Por outro lado, segundo Daniel Pennac (1993), “O verbo LER não suporta o imperativo”. Estes serão os motes do presente relatório de estágio, que tem como objetivos primordiais abordar questões relacionadas com a leitura, essa arte cognitiva e misteriosa, desconhecida por tantos, esquecida por muitos e interiorizada por alguns. Na certeza de que a leitura forma cidadãos capazes de ler o mundo numa perspetiva multicultural, propomo-nos, por conseguinte, apresentar uma reflexão sobre a importância da leitura da literatura juvenil em contexto pedagógico, particularmente ao nível do ensino do Português, trazendo novas formas de abordar O Cavaleiro da Dinamarca, de Sophia de Mello Breyner Andresen.Sardinha, Maria da Graça Guilherme de AlmeidauBibliorumMendes, Ana Lúcia da Mota2018-06-28T16:19:09Z2014-07-102014-06-192014-07-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/4813TID:201645793porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:42:13Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/4813Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:45:50.082608Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel da literatura juvenil no contexto de sala de aula: novas abordagens pedagógicas
Relatório de Estágio
title O papel da literatura juvenil no contexto de sala de aula: novas abordagens pedagógicas
spellingShingle O papel da literatura juvenil no contexto de sala de aula: novas abordagens pedagógicas
Mendes, Ana Lúcia da Mota
Contexto de Sala de Aula
Literatura Juvenil
Novas Abordagens Pedagógicas
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
title_short O papel da literatura juvenil no contexto de sala de aula: novas abordagens pedagógicas
title_full O papel da literatura juvenil no contexto de sala de aula: novas abordagens pedagógicas
title_fullStr O papel da literatura juvenil no contexto de sala de aula: novas abordagens pedagógicas
title_full_unstemmed O papel da literatura juvenil no contexto de sala de aula: novas abordagens pedagógicas
title_sort O papel da literatura juvenil no contexto de sala de aula: novas abordagens pedagógicas
author Mendes, Ana Lúcia da Mota
author_facet Mendes, Ana Lúcia da Mota
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sardinha, Maria da Graça Guilherme de Almeida
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Ana Lúcia da Mota
dc.subject.por.fl_str_mv Contexto de Sala de Aula
Literatura Juvenil
Novas Abordagens Pedagógicas
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
topic Contexto de Sala de Aula
Literatura Juvenil
Novas Abordagens Pedagógicas
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
description No livro O Engenhoso Cavaleiro D. Quixote de la Mancha, de Miguel de Cervantes de 20111, um dos personagens afirma que nenhum livro, por mais ruim que seja, não deixa de ter algo de bom. Por outro lado, segundo Daniel Pennac (1993), “O verbo LER não suporta o imperativo”. Estes serão os motes do presente relatório de estágio, que tem como objetivos primordiais abordar questões relacionadas com a leitura, essa arte cognitiva e misteriosa, desconhecida por tantos, esquecida por muitos e interiorizada por alguns. Na certeza de que a leitura forma cidadãos capazes de ler o mundo numa perspetiva multicultural, propomo-nos, por conseguinte, apresentar uma reflexão sobre a importância da leitura da literatura juvenil em contexto pedagógico, particularmente ao nível do ensino do Português, trazendo novas formas de abordar O Cavaleiro da Dinamarca, de Sophia de Mello Breyner Andresen.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-10
2014-06-19
2014-07-10T00:00:00Z
2018-06-28T16:19:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/4813
TID:201645793
url http://hdl.handle.net/10400.6/4813
identifier_str_mv TID:201645793
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136355485220864