Ensino de artes visuais: contributos para uma população multicultural
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/9525 |
Resumo: | O presente relatório surge no âmbito do Mestrado de Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e compreende a investigação empírica da Prática de Ensino Supervisionada (estágio), desenvolvida na Escola Dr. º Azevedo Neves, na Damaia - Amadora, na disciplina de Educação Visual (EV) de uma turma do 8º ano. A investigação procura aprofundar as relações entre o ensino de artes visuais e a diversidade cultural. O estudo foi motivado pela experiência em sala de aula com uma população escolar diversificada, caracterizada por múltiplas representações culturais e pelas inquietações adjacentes ao exercício de futuro docente. Para tal, exploram-se através de práticas reflexivas, resultantes de uma estrutura organizada do processo de ensino de artes visuais, os contributos que este presta a uma população multicultural. Procurando saber quais os desafios que se colocam ao professor no contexto em estudo e quais as ferramentas e mecanismos de que dispõe o ensino de artes visuais. Os resultados foram obtidos através de uma prática dialógica e participativa da observação direta, do registo biográfico, do resultado dos registos gráficos dos alunos, das grelhas de observação, questionários e fichas de autoavaliação. Privilegiou-se o método qualitativo com o objetivo de elaborar uma descrição e análise da informação recolhida. |
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Ensino de artes visuais: contributos para uma população multiculturalMESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIOENSINO DE ARTES VISUAISENSINO DA ARTEMULTICULTURALISMOVISUAL ARTS TEACHINGART TEACHINGMULTICULTURALISMO presente relatório surge no âmbito do Mestrado de Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e compreende a investigação empírica da Prática de Ensino Supervisionada (estágio), desenvolvida na Escola Dr. º Azevedo Neves, na Damaia - Amadora, na disciplina de Educação Visual (EV) de uma turma do 8º ano. A investigação procura aprofundar as relações entre o ensino de artes visuais e a diversidade cultural. O estudo foi motivado pela experiência em sala de aula com uma população escolar diversificada, caracterizada por múltiplas representações culturais e pelas inquietações adjacentes ao exercício de futuro docente. Para tal, exploram-se através de práticas reflexivas, resultantes de uma estrutura organizada do processo de ensino de artes visuais, os contributos que este presta a uma população multicultural. Procurando saber quais os desafios que se colocam ao professor no contexto em estudo e quais as ferramentas e mecanismos de que dispõe o ensino de artes visuais. Os resultados foram obtidos através de uma prática dialógica e participativa da observação direta, do registo biográfico, do resultado dos registos gráficos dos alunos, das grelhas de observação, questionários e fichas de autoavaliação. Privilegiou-se o método qualitativo com o objetivo de elaborar uma descrição e análise da informação recolhida.This report arises within the Master of Visual Arts teaching in the third cycle of primary and secondary education and comprises the empirical research of Supervised teaching Practice (internship) developed in E/B 2,3 -Dr. Azevedo Neves School, at Damaia - Amadora, teaching a visual arts class (Educação Visual EV) to students of the 8th grade. Research seeks to deepen the relations between the teaching of visual arts and the cultural diversity of an 8th grade class on the outskirts of Lisbon. The study was motivated by experience in the classroom with a diversified school population, characterized by multiple cultural representations, and by the concerns adjacent to the exercise of future teaching. To do so, it explores through reflective practices, resulting from an organized structure of the visual arts teaching process, the contributions that it provides to a multicultural population. Trying to find out what challenges the teacher has in the study context, and what tools and mechanisms allow teaching visual arts. The results were obtained through a dialogic and participatory practice of direct observation, the biographical record, graphic records of students, observation grids, questionnaires and self-assessment tokens. Privileged the qualitative method to elaborate a description and analysis of the information collected.2019-04-15T12:17:28Z2018-01-01T00:00:00Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/9525TID:202212890porSalvado, Cláudia Estevesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-24T01:31:24Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/9525Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:14:08.685489Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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