Ensino de artes visuais: contributos para uma população multicultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salvado, Cláudia Esteves
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/9525
Resumo: O presente relatório surge no âmbito do Mestrado de Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e compreende a investigação empírica da Prática de Ensino Supervisionada (estágio), desenvolvida na Escola Dr. º Azevedo Neves, na Damaia - Amadora, na disciplina de Educação Visual (EV) de uma turma do 8º ano. A investigação procura aprofundar as relações entre o ensino de artes visuais e a diversidade cultural. O estudo foi motivado pela experiência em sala de aula com uma população escolar diversificada, caracterizada por múltiplas representações culturais e pelas inquietações adjacentes ao exercício de futuro docente. Para tal, exploram-se através de práticas reflexivas, resultantes de uma estrutura organizada do processo de ensino de artes visuais, os contributos que este presta a uma população multicultural. Procurando saber quais os desafios que se colocam ao professor no contexto em estudo e quais as ferramentas e mecanismos de que dispõe o ensino de artes visuais. Os resultados foram obtidos através de uma prática dialógica e participativa da observação direta, do registo biográfico, do resultado dos registos gráficos dos alunos, das grelhas de observação, questionários e fichas de autoavaliação. Privilegiou-se o método qualitativo com o objetivo de elaborar uma descrição e análise da informação recolhida.
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