Remar contra a maré: A construção do conhecimento e da identidade profissional na formação inicial
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2002 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/3167 |
Resumo: | Este artigo debruça-se sobre as experiências vividas por uma jovem professora estagiária de Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, analisando o desenvolvimento do seu conhecimento e identidade profissional e discutindo a relação entre estes processos e as oportunidades criadas pelo programa de formação. A metodologia é qualitativa, inspirada pelo interaccionismo simbólico, sendo adoptado um formato de estudo de caso. Os dados foram recolhidos através de quatro entrevistas e a respectiva análise realizada com base num conjunto de categorias, em parte pré-definidas e em parte emergentes do estudo. Os resultados mostram uma jovem professora que evidencia uma forte identificação com a profissão, o que parece estreitamente relacionado com o facto de ter uma forte responsabilidade no ensino de duas turmas, bem como por participar, ao longo de todo um ano lectivo, nas actividades da escola. As potencialidades de uma iniciação à prática profissional prolongada, contemplando as diversas facetas do trabalho do professor são documentadas com clareza. O estudo revela diversas potencialidades deste programa de formação, pelo menos relativamente a candidatos com as características desta professora: desafia as suas concepções prévias, leva-os a assumir uma atitude de inconformismo e a valorizar a reflexão, ao mesmo tempo que lhes proporciona elementos fundamentais para o desempenho do seu papel profissional. O estudo revela, igualmente, diversos pontos fracos deste programa, na falta de articulação entre os projectos educativos da universidade e das escolas cooperantes e na insuficiente exploração das oportunidades de reflexão durante o estágio, sugerindo que o problema não está no estágio enquanto dispositivo de formação mas no enquadramento organizacional que o estrutura. |
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