Remar contra a maré: A construção do conhecimento e da identidade profissional na formação inicial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ponte, João Pedro da
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Oliveira, Hélia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/3167
Resumo: Este artigo debruça-se sobre as experiências vividas por uma jovem professora estagiária de Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, analisando o desenvolvimento do seu conhecimento e identidade profissional e discutindo a relação entre estes processos e as oportunidades criadas pelo programa de formação. A metodologia é qualitativa, inspirada pelo interaccionismo simbólico, sendo adoptado um formato de estudo de caso. Os dados foram recolhidos através de quatro entrevistas e a respectiva análise realizada com base num conjunto de categorias, em parte pré-definidas e em parte emergentes do estudo. Os resultados mostram uma jovem professora que evidencia uma forte identificação com a profissão, o que parece estreitamente relacionado com o facto de ter uma forte responsabilidade no ensino de duas turmas, bem como por participar, ao longo de todo um ano lectivo, nas actividades da escola. As potencialidades de uma iniciação à prática profissional prolongada, contemplando as diversas facetas do trabalho do professor são documentadas com clareza. O estudo revela diversas potencialidades deste programa de formação, pelo menos relativamente a candidatos com as características desta professora: desafia as suas concepções prévias, leva-os a assumir uma atitude de inconformismo e a valorizar a reflexão, ao mesmo tempo que lhes proporciona elementos fundamentais para o desempenho do seu papel profissional. O estudo revela, igualmente, diversos pontos fracos deste programa, na falta de articulação entre os projectos educativos da universidade e das escolas cooperantes e na insuficiente exploração das oportunidades de reflexão durante o estágio, sugerindo que o problema não está no estágio enquanto dispositivo de formação mas no enquadramento organizacional que o estrutura.
id RCAP_2d9c395b0395b61eccf8ec04f587cfd6
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/3167
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Remar contra a maré: A construção do conhecimento e da identidade profissional na formação inicialFormação inicialPreservice teacher educationConhecimento profissionalProfessional knowledgeIdentidade profissionalProfessional identityFormação de professores de MatemáticaMathematics teacher educationEstágioPracticumEste artigo debruça-se sobre as experiências vividas por uma jovem professora estagiária de Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, analisando o desenvolvimento do seu conhecimento e identidade profissional e discutindo a relação entre estes processos e as oportunidades criadas pelo programa de formação. A metodologia é qualitativa, inspirada pelo interaccionismo simbólico, sendo adoptado um formato de estudo de caso. Os dados foram recolhidos através de quatro entrevistas e a respectiva análise realizada com base num conjunto de categorias, em parte pré-definidas e em parte emergentes do estudo. Os resultados mostram uma jovem professora que evidencia uma forte identificação com a profissão, o que parece estreitamente relacionado com o facto de ter uma forte responsabilidade no ensino de duas turmas, bem como por participar, ao longo de todo um ano lectivo, nas actividades da escola. As potencialidades de uma iniciação à prática profissional prolongada, contemplando as diversas facetas do trabalho do professor são documentadas com clareza. O estudo revela diversas potencialidades deste programa de formação, pelo menos relativamente a candidatos com as características desta professora: desafia as suas concepções prévias, leva-os a assumir uma atitude de inconformismo e a valorizar a reflexão, ao mesmo tempo que lhes proporciona elementos fundamentais para o desempenho do seu papel profissional. O estudo revela, igualmente, diversos pontos fracos deste programa, na falta de articulação entre os projectos educativos da universidade e das escolas cooperantes e na insuficiente exploração das oportunidades de reflexão durante o estágio, sugerindo que o problema não está no estágio enquanto dispositivo de formação mas no enquadramento organizacional que o estrutura.Repositório da Universidade de LisboaPonte, João Pedro daOliveira, Hélia2011-04-27T08:39:53Z20022002-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/3167porPonte, J. P., & Oliveira, H. (2002). Remar contra a maré: A construção do conhecimento e da identidade profissional na formação inicial. Revista de Educação, 11(2), 145-163.0871-3928info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:43:41Zoai:repositorio.ul.pt:10451/3167Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:29:15.305466Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Remar contra a maré: A construção do conhecimento e da identidade profissional na formação inicial
title Remar contra a maré: A construção do conhecimento e da identidade profissional na formação inicial
spellingShingle Remar contra a maré: A construção do conhecimento e da identidade profissional na formação inicial
Ponte, João Pedro da
Formação inicial
Preservice teacher education
Conhecimento profissional
Professional knowledge
Identidade profissional
Professional identity
Formação de professores de Matemática
Mathematics teacher education
Estágio
Practicum
title_short Remar contra a maré: A construção do conhecimento e da identidade profissional na formação inicial
title_full Remar contra a maré: A construção do conhecimento e da identidade profissional na formação inicial
title_fullStr Remar contra a maré: A construção do conhecimento e da identidade profissional na formação inicial
title_full_unstemmed Remar contra a maré: A construção do conhecimento e da identidade profissional na formação inicial
title_sort Remar contra a maré: A construção do conhecimento e da identidade profissional na formação inicial
author Ponte, João Pedro da
author_facet Ponte, João Pedro da
Oliveira, Hélia
author_role author
author2 Oliveira, Hélia
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ponte, João Pedro da
Oliveira, Hélia
dc.subject.por.fl_str_mv Formação inicial
Preservice teacher education
Conhecimento profissional
Professional knowledge
Identidade profissional
Professional identity
Formação de professores de Matemática
Mathematics teacher education
Estágio
Practicum
topic Formação inicial
Preservice teacher education
Conhecimento profissional
Professional knowledge
Identidade profissional
Professional identity
Formação de professores de Matemática
Mathematics teacher education
Estágio
Practicum
description Este artigo debruça-se sobre as experiências vividas por uma jovem professora estagiária de Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, analisando o desenvolvimento do seu conhecimento e identidade profissional e discutindo a relação entre estes processos e as oportunidades criadas pelo programa de formação. A metodologia é qualitativa, inspirada pelo interaccionismo simbólico, sendo adoptado um formato de estudo de caso. Os dados foram recolhidos através de quatro entrevistas e a respectiva análise realizada com base num conjunto de categorias, em parte pré-definidas e em parte emergentes do estudo. Os resultados mostram uma jovem professora que evidencia uma forte identificação com a profissão, o que parece estreitamente relacionado com o facto de ter uma forte responsabilidade no ensino de duas turmas, bem como por participar, ao longo de todo um ano lectivo, nas actividades da escola. As potencialidades de uma iniciação à prática profissional prolongada, contemplando as diversas facetas do trabalho do professor são documentadas com clareza. O estudo revela diversas potencialidades deste programa de formação, pelo menos relativamente a candidatos com as características desta professora: desafia as suas concepções prévias, leva-os a assumir uma atitude de inconformismo e a valorizar a reflexão, ao mesmo tempo que lhes proporciona elementos fundamentais para o desempenho do seu papel profissional. O estudo revela, igualmente, diversos pontos fracos deste programa, na falta de articulação entre os projectos educativos da universidade e das escolas cooperantes e na insuficiente exploração das oportunidades de reflexão durante o estágio, sugerindo que o problema não está no estágio enquanto dispositivo de formação mas no enquadramento organizacional que o estrutura.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2002-01-01T00:00:00Z
2011-04-27T08:39:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/3167
url http://hdl.handle.net/10451/3167
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ponte, J. P., & Oliveira, H. (2002). Remar contra a maré: A construção do conhecimento e da identidade profissional na formação inicial. Revista de Educação, 11(2), 145-163.
0871-3928
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134177297170432