Internacionalização de Empresas Portuguesas em Moçambique: Sector de Construção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Georgina Adriano Maleiane, Silvana
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/12961
Resumo: Actualmente vive-se na era da globalização. As operações de internacionalização das empresas são essenciais à sua sobrevivência, como forma de escapar a crise que se vive na Europa aumentando assim o produto nacional e criando emprego. Este trabalho debruça-se sobre a internacionalização das empresas portuguesas em Moçambique no sector de construção. Para tal, existem duas abordagens para a internacionalização: uma que está relacionada com a exportação que muitas das vezes representa a primeira alternativa de internacionalização para empresas incipientes em relação a mercados externos. Essa abordagem é muito utilizada pois, requer um grau reduzido de risco, de burocracia e comprometimento por parte da empresa; a outra está relacionada com o Investimento Directo pela qual uma empresa decide “entrar” em determinado mercado por sua conta e risco com objectivo de atingir economias de escala que esta relacionada com à redução dos custos unitários dos produtos à medida que a produção acumulada aumenta. Neste trabalho optou-se pela abordagem do Investimento Directo. Localizou-se e escolheu-se as empresas ligadas ao sector de construção, visto se tratar de um sector com mais evidência no processo de internacionalização em Moçambique. Como resultado deste trabalho verificou-se que a dimensão da empresa é importante para o processo de internacionalização. Verificou-se que no caso de Moçambique só as empresas de grande dimensão é que se internacionalizam por as PME´s terem mais dificuldades em termos de apoio financeiro. Outra dificuldade das PME´s é o facto de estarem em concorrência directa com as empresas locais o que torna numa concorrência agressiva visto que o número de empresas locais é elevado.
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