Análise do Processo de Internacionalização de uma Empresa Brasileira de Insumos Químicos e Adesivos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Dércia Antunes
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: CRISPIM, Sérgio Feliciano, GASPAR, Marcos Antonio, SILVA, Rosângela Sarmento, BRESCIANI, Luis Paulo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da USCS
Texto Completo: http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/819
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar o processo de internacionalização de uma empresa brasileira do segmento de insumos químicos e adesivos sob o prisma das teorias de poder de mercado e do comportamento organizacional. É um estudo de caso instrumental, que teve como fontes de dados os documentos fornecidos pela empresa, entrevistas com seus executivos, informações disponíveis em seu website e anuários de comércio exterior. Adotou-se o procedimento de adequação à teoria, já que os dados obtidos empiricamente foram contrastados com elementos de teorias já consolidadas. Conclui-se que a estratégia adotada pela Artecola ajusta-se à Teoria do Poder de Mercado de Hymer, ou seja, a empresa buscou intensificar sua posição no exterior e expandir suas operações para outros mercados quando as possibilidades de concentração de mercado se exauriram nos países em que já operava. E, também, que é coerente com a Teoria Comportamental do Modelo de Uppsala, que identifica a distância psíquica como fator relevante na escolha de um país pela empresa que decide se internacionalizar.
id USCS-1_c54aa0fc36486d9ccadad4780e2a5134
oai_identifier_str oai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/819
network_acronym_str USCS-1
network_name_str Repositório Institucional da USCS
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleAnálise do Processo de Internacionalização de uma Empresa Brasileira de Insumos Químicos e Adesivos2012-072016-08-30T13:39:05Z2016-08-30T13:39:05ZEste trabalho tem por objetivo analisar o processo de internacionalização de uma empresa brasileira do segmento de insumos químicos e adesivos sob o prisma das teorias de poder de mercado e do comportamento organizacional. É um estudo de caso instrumental, que teve como fontes de dados os documentos fornecidos pela empresa, entrevistas com seus executivos, informações disponíveis em seu website e anuários de comércio exterior. Adotou-se o procedimento de adequação à teoria, já que os dados obtidos empiricamente foram contrastados com elementos de teorias já consolidadas. Conclui-se que a estratégia adotada pela Artecola ajusta-se à Teoria do Poder de Mercado de Hymer, ou seja, a empresa buscou intensificar sua posição no exterior e expandir suas operações para outros mercados quando as possibilidades de concentração de mercado se exauriram nos países em que já operava. E, também, que é coerente com a Teoria Comportamental do Modelo de Uppsala, que identifica a distância psíquica como fator relevante na escolha de um país pela empresa que decide se internacionalizar.Submitted by TAIS ANDREOLI (tais_pa@hotmail.com) on 2016-08-02T14:17:39Z No. of bitstreams: 1 2205-9503-1-PB.pdf: 235270 bytes, checksum: 7112fbbe59fb70cf23d4abf3f1d8a09b (MD5)Approved for entry into archive by Raquel Pereira(raquelspereira@uscs.edu.br) on 2016-08-09T12:42:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2205-9503-1-PB.pdf: 235270 bytes, checksum: 7112fbbe59fb70cf23d4abf3f1d8a09b (MD5)Rejected by João Ribeiro(joao.ribeiro@uscs.edu.br), reason: completar a referência on 2016-08-09T13:10:27Z (GMT)Submitted by TAIS ANDREOLI (tais_pa@hotmail.com) on 2016-08-09T13:46:52Z No. of bitstreams: 1 2205-9503-1-PB.pdf: 235270 bytes, checksum: 7112fbbe59fb70cf23d4abf3f1d8a09b (MD5)Approved for entry into archive by Raquel Pereira(raquelspereira@uscs.edu.br) on 2016-08-10T12:57:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2205-9503-1-PB.pdf: 235270 bytes, checksum: 7112fbbe59fb70cf23d4abf3f1d8a09b (MD5)Approved for entry into archive by João Ribeiro(joao.ribeiro@uscs.edu.br) on 2016-08-30T13:39:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2205-9503-1-PB.pdf: 235270 bytes, checksum: 7112fbbe59fb70cf23d4abf3f1d8a09b (MD5)Made available in DSpace on 2016-08-30T13:39:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2205-9503-1-PB.pdf: 235270 bytes, checksum: 7112fbbe59fb70cf23d4abf3f1d8a09b (MD5) Previous issue date: 2012-07Internacionalização de EmpresasGlobalizaçãoTeorias de Internacionalizaçãohttp://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/819DMD_hdl_123456789/819SOUZA, Dércia Antunes; CRISPIM, Sérgio Feliciano; GASPAR, Marcos Antonio; SILVA, Rosângela Sarmento; BRESCIANI, Luis Paulo. Análise do Processo de Internacionalização de uma Empresa Brasileira de Insumos Químicos e Adesivos. Revista CESUMAR, v. 17, n.2, p. 509-533, Jul-Dez 2012.SOUZA, Dércia AntunesCRISPIM, Sérgio FelicianoGASPAR, Marcos AntonioSILVA, Rosângela SarmentoBRESCIANI, Luis Pauloporreponame:Repositório Institucional da USCSinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSinfo:eu-repo/semantics/openAccess2205-9503-1-PB.pdfhttp://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/819/2/2205-9503-1-PB.pdfapplication/pdf235270http://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/819/2/2205-9503-1-PB.pdf7112fbbe59fb70cf23d4abf3f1d8a09bMD5123456789_819_22020-07-22T15:45:13Zoai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/819Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.uscs.edu.br/oai/requestopendoar:null2020-07-22 15:45:21.138Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise do Processo de Internacionalização de uma Empresa Brasileira de Insumos Químicos e Adesivos
title Análise do Processo de Internacionalização de uma Empresa Brasileira de Insumos Químicos e Adesivos
spellingShingle Análise do Processo de Internacionalização de uma Empresa Brasileira de Insumos Químicos e Adesivos
SOUZA, Dércia Antunes
Internacionalização de Empresas
Globalização
Teorias de Internacionalização
title_short Análise do Processo de Internacionalização de uma Empresa Brasileira de Insumos Químicos e Adesivos
title_full Análise do Processo de Internacionalização de uma Empresa Brasileira de Insumos Químicos e Adesivos
title_fullStr Análise do Processo de Internacionalização de uma Empresa Brasileira de Insumos Químicos e Adesivos
title_full_unstemmed Análise do Processo de Internacionalização de uma Empresa Brasileira de Insumos Químicos e Adesivos
title_sort Análise do Processo de Internacionalização de uma Empresa Brasileira de Insumos Químicos e Adesivos
author SOUZA, Dércia Antunes
author_facet SOUZA, Dércia Antunes
CRISPIM, Sérgio Feliciano
GASPAR, Marcos Antonio
SILVA, Rosângela Sarmento
BRESCIANI, Luis Paulo
author_role author
author2 CRISPIM, Sérgio Feliciano
GASPAR, Marcos Antonio
SILVA, Rosângela Sarmento
BRESCIANI, Luis Paulo
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA, Dércia Antunes
CRISPIM, Sérgio Feliciano
GASPAR, Marcos Antonio
SILVA, Rosângela Sarmento
BRESCIANI, Luis Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv Internacionalização de Empresas
Globalização
Teorias de Internacionalização
topic Internacionalização de Empresas
Globalização
Teorias de Internacionalização
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv Este trabalho tem por objetivo analisar o processo de internacionalização de uma empresa brasileira do segmento de insumos químicos e adesivos sob o prisma das teorias de poder de mercado e do comportamento organizacional. É um estudo de caso instrumental, que teve como fontes de dados os documentos fornecidos pela empresa, entrevistas com seus executivos, informações disponíveis em seu website e anuários de comércio exterior. Adotou-se o procedimento de adequação à teoria, já que os dados obtidos empiricamente foram contrastados com elementos de teorias já consolidadas. Conclui-se que a estratégia adotada pela Artecola ajusta-se à Teoria do Poder de Mercado de Hymer, ou seja, a empresa buscou intensificar sua posição no exterior e expandir suas operações para outros mercados quando as possibilidades de concentração de mercado se exauriram nos países em que já operava. E, também, que é coerente com a Teoria Comportamental do Modelo de Uppsala, que identifica a distância psíquica como fator relevante na escolha de um país pela empresa que decide se internacionalizar.
description Este trabalho tem por objetivo analisar o processo de internacionalização de uma empresa brasileira do segmento de insumos químicos e adesivos sob o prisma das teorias de poder de mercado e do comportamento organizacional. É um estudo de caso instrumental, que teve como fontes de dados os documentos fornecidos pela empresa, entrevistas com seus executivos, informações disponíveis em seu website e anuários de comércio exterior. Adotou-se o procedimento de adequação à teoria, já que os dados obtidos empiricamente foram contrastados com elementos de teorias já consolidadas. Conclui-se que a estratégia adotada pela Artecola ajusta-se à Teoria do Poder de Mercado de Hymer, ou seja, a empresa buscou intensificar sua posição no exterior e expandir suas operações para outros mercados quando as possibilidades de concentração de mercado se exauriram nos países em que já operava. E, também, que é coerente com a Teoria Comportamental do Modelo de Uppsala, que identifica a distância psíquica como fator relevante na escolha de um país pela empresa que decide se internacionalizar.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-07
dc.date.available.fl_str_mv 2016-08-30T13:39:05Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-30T13:39:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/819
DMD_hdl_123456789/819
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUZA, Dércia Antunes; CRISPIM, Sérgio Feliciano; GASPAR, Marcos Antonio; SILVA, Rosângela Sarmento; BRESCIANI, Luis Paulo. Análise do Processo de Internacionalização de uma Empresa Brasileira de Insumos Químicos e Adesivos. Revista CESUMAR, v. 17, n.2, p. 509-533, Jul-Dez 2012.
url http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/819
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/819
SOUZA, Dércia Antunes; CRISPIM, Sérgio Feliciano; GASPAR, Marcos Antonio; SILVA, Rosângela Sarmento; BRESCIANI, Luis Paulo. Análise do Processo de Internacionalização de uma Empresa Brasileira de Insumos Químicos e Adesivos. Revista CESUMAR, v. 17, n.2, p. 509-533, Jul-Dez 2012.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da USCS
instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron:USCS
reponame_str Repositório Institucional da USCS
collection Repositório Institucional da USCS
instname_str Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
instacron_str USCS
institution USCS
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1672950959400026112