Análise do Processo de Internacionalização de uma Empresa Brasileira de Insumos Químicos e Adesivos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da USCS |
Texto Completo: | http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/819 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo analisar o processo de internacionalização de uma empresa brasileira do segmento de insumos químicos e adesivos sob o prisma das teorias de poder de mercado e do comportamento organizacional. É um estudo de caso instrumental, que teve como fontes de dados os documentos fornecidos pela empresa, entrevistas com seus executivos, informações disponíveis em seu website e anuários de comércio exterior. Adotou-se o procedimento de adequação à teoria, já que os dados obtidos empiricamente foram contrastados com elementos de teorias já consolidadas. Conclui-se que a estratégia adotada pela Artecola ajusta-se à Teoria do Poder de Mercado de Hymer, ou seja, a empresa buscou intensificar sua posição no exterior e expandir suas operações para outros mercados quando as possibilidades de concentração de mercado se exauriram nos países em que já operava. E, também, que é coerente com a Teoria Comportamental do Modelo de Uppsala, que identifica a distância psíquica como fator relevante na escolha de um país pela empresa que decide se internacionalizar. |
id |
USCS-1_c54aa0fc36486d9ccadad4780e2a5134 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/819 |
network_acronym_str |
USCS-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da USCS |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleAnálise do Processo de Internacionalização de uma Empresa Brasileira de Insumos Químicos e Adesivos2012-072016-08-30T13:39:05Z2016-08-30T13:39:05ZEste trabalho tem por objetivo analisar o processo de internacionalização de uma empresa brasileira do segmento de insumos químicos e adesivos sob o prisma das teorias de poder de mercado e do comportamento organizacional. É um estudo de caso instrumental, que teve como fontes de dados os documentos fornecidos pela empresa, entrevistas com seus executivos, informações disponíveis em seu website e anuários de comércio exterior. Adotou-se o procedimento de adequação à teoria, já que os dados obtidos empiricamente foram contrastados com elementos de teorias já consolidadas. Conclui-se que a estratégia adotada pela Artecola ajusta-se à Teoria do Poder de Mercado de Hymer, ou seja, a empresa buscou intensificar sua posição no exterior e expandir suas operações para outros mercados quando as possibilidades de concentração de mercado se exauriram nos países em que já operava. E, também, que é coerente com a Teoria Comportamental do Modelo de Uppsala, que identifica a distância psíquica como fator relevante na escolha de um país pela empresa que decide se internacionalizar.Submitted by TAIS ANDREOLI (tais_pa@hotmail.com) on 2016-08-02T14:17:39Z No. of bitstreams: 1 2205-9503-1-PB.pdf: 235270 bytes, checksum: 7112fbbe59fb70cf23d4abf3f1d8a09b (MD5)Approved for entry into archive by Raquel Pereira(raquelspereira@uscs.edu.br) on 2016-08-09T12:42:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2205-9503-1-PB.pdf: 235270 bytes, checksum: 7112fbbe59fb70cf23d4abf3f1d8a09b (MD5)Rejected by João Ribeiro(joao.ribeiro@uscs.edu.br), reason: completar a referência on 2016-08-09T13:10:27Z (GMT)Submitted by TAIS ANDREOLI (tais_pa@hotmail.com) on 2016-08-09T13:46:52Z No. of bitstreams: 1 2205-9503-1-PB.pdf: 235270 bytes, checksum: 7112fbbe59fb70cf23d4abf3f1d8a09b (MD5)Approved for entry into archive by Raquel Pereira(raquelspereira@uscs.edu.br) on 2016-08-10T12:57:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2205-9503-1-PB.pdf: 235270 bytes, checksum: 7112fbbe59fb70cf23d4abf3f1d8a09b (MD5)Approved for entry into archive by João Ribeiro(joao.ribeiro@uscs.edu.br) on 2016-08-30T13:39:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2205-9503-1-PB.pdf: 235270 bytes, checksum: 7112fbbe59fb70cf23d4abf3f1d8a09b (MD5)Made available in DSpace on 2016-08-30T13:39:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2205-9503-1-PB.pdf: 235270 bytes, checksum: 7112fbbe59fb70cf23d4abf3f1d8a09b (MD5) Previous issue date: 2012-07Internacionalização de EmpresasGlobalizaçãoTeorias de Internacionalizaçãohttp://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/819DMD_hdl_123456789/819SOUZA, Dércia Antunes; CRISPIM, Sérgio Feliciano; GASPAR, Marcos Antonio; SILVA, Rosângela Sarmento; BRESCIANI, Luis Paulo. Análise do Processo de Internacionalização de uma Empresa Brasileira de Insumos Químicos e Adesivos. Revista CESUMAR, v. 17, n.2, p. 509-533, Jul-Dez 2012.SOUZA, Dércia AntunesCRISPIM, Sérgio FelicianoGASPAR, Marcos AntonioSILVA, Rosângela SarmentoBRESCIANI, Luis Pauloporreponame:Repositório Institucional da USCSinstname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)instacron:USCSinfo:eu-repo/semantics/openAccess2205-9503-1-PB.pdfhttp://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/819/2/2205-9503-1-PB.pdfapplication/pdf235270http://repositorio.uscs.edu.br/bitstream/123456789/819/2/2205-9503-1-PB.pdf7112fbbe59fb70cf23d4abf3f1d8a09bMD5123456789_819_22020-07-22T15:45:13Zoai:repositorio.uscs.edu.br:123456789/819Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.uscs.edu.br/oai/requestopendoar:null2020-07-22 15:45:21.138Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise do Processo de Internacionalização de uma Empresa Brasileira de Insumos Químicos e Adesivos |
title |
Análise do Processo de Internacionalização de uma Empresa Brasileira de Insumos Químicos e Adesivos |
spellingShingle |
Análise do Processo de Internacionalização de uma Empresa Brasileira de Insumos Químicos e Adesivos SOUZA, Dércia Antunes Internacionalização de Empresas Globalização Teorias de Internacionalização |
title_short |
Análise do Processo de Internacionalização de uma Empresa Brasileira de Insumos Químicos e Adesivos |
title_full |
Análise do Processo de Internacionalização de uma Empresa Brasileira de Insumos Químicos e Adesivos |
title_fullStr |
Análise do Processo de Internacionalização de uma Empresa Brasileira de Insumos Químicos e Adesivos |
title_full_unstemmed |
Análise do Processo de Internacionalização de uma Empresa Brasileira de Insumos Químicos e Adesivos |
title_sort |
Análise do Processo de Internacionalização de uma Empresa Brasileira de Insumos Químicos e Adesivos |
author |
SOUZA, Dércia Antunes |
author_facet |
SOUZA, Dércia Antunes CRISPIM, Sérgio Feliciano GASPAR, Marcos Antonio SILVA, Rosângela Sarmento BRESCIANI, Luis Paulo |
author_role |
author |
author2 |
CRISPIM, Sérgio Feliciano GASPAR, Marcos Antonio SILVA, Rosângela Sarmento BRESCIANI, Luis Paulo |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SOUZA, Dércia Antunes CRISPIM, Sérgio Feliciano GASPAR, Marcos Antonio SILVA, Rosângela Sarmento BRESCIANI, Luis Paulo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Internacionalização de Empresas Globalização Teorias de Internacionalização |
topic |
Internacionalização de Empresas Globalização Teorias de Internacionalização |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
Este trabalho tem por objetivo analisar o processo de internacionalização de uma empresa brasileira do segmento de insumos químicos e adesivos sob o prisma das teorias de poder de mercado e do comportamento organizacional. É um estudo de caso instrumental, que teve como fontes de dados os documentos fornecidos pela empresa, entrevistas com seus executivos, informações disponíveis em seu website e anuários de comércio exterior. Adotou-se o procedimento de adequação à teoria, já que os dados obtidos empiricamente foram contrastados com elementos de teorias já consolidadas. Conclui-se que a estratégia adotada pela Artecola ajusta-se à Teoria do Poder de Mercado de Hymer, ou seja, a empresa buscou intensificar sua posição no exterior e expandir suas operações para outros mercados quando as possibilidades de concentração de mercado se exauriram nos países em que já operava. E, também, que é coerente com a Teoria Comportamental do Modelo de Uppsala, que identifica a distância psíquica como fator relevante na escolha de um país pela empresa que decide se internacionalizar. |
description |
Este trabalho tem por objetivo analisar o processo de internacionalização de uma empresa brasileira do segmento de insumos químicos e adesivos sob o prisma das teorias de poder de mercado e do comportamento organizacional. É um estudo de caso instrumental, que teve como fontes de dados os documentos fornecidos pela empresa, entrevistas com seus executivos, informações disponíveis em seu website e anuários de comércio exterior. Adotou-se o procedimento de adequação à teoria, já que os dados obtidos empiricamente foram contrastados com elementos de teorias já consolidadas. Conclui-se que a estratégia adotada pela Artecola ajusta-se à Teoria do Poder de Mercado de Hymer, ou seja, a empresa buscou intensificar sua posição no exterior e expandir suas operações para outros mercados quando as possibilidades de concentração de mercado se exauriram nos países em que já operava. E, também, que é coerente com a Teoria Comportamental do Modelo de Uppsala, que identifica a distância psíquica como fator relevante na escolha de um país pela empresa que decide se internacionalizar. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-07 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-08-30T13:39:05Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-08-30T13:39:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/819 DMD_hdl_123456789/819 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SOUZA, Dércia Antunes; CRISPIM, Sérgio Feliciano; GASPAR, Marcos Antonio; SILVA, Rosângela Sarmento; BRESCIANI, Luis Paulo. Análise do Processo de Internacionalização de uma Empresa Brasileira de Insumos Químicos e Adesivos. Revista CESUMAR, v. 17, n.2, p. 509-533, Jul-Dez 2012. |
url |
http://repositorio.uscs.edu.br/handle/123456789/819 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/819 SOUZA, Dércia Antunes; CRISPIM, Sérgio Feliciano; GASPAR, Marcos Antonio; SILVA, Rosângela Sarmento; BRESCIANI, Luis Paulo. Análise do Processo de Internacionalização de uma Empresa Brasileira de Insumos Químicos e Adesivos. Revista CESUMAR, v. 17, n.2, p. 509-533, Jul-Dez 2012. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da USCS instname:Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) instacron:USCS |
reponame_str |
Repositório Institucional da USCS |
collection |
Repositório Institucional da USCS |
instname_str |
Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
instacron_str |
USCS |
institution |
USCS |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1672950959400026112 |