O papel do marketing no processo de internacionalização de empresas de TI: Estudo de caso da Resultados Digitais
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218477 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Relações Internacionais. |
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O papel do marketing no processo de internacionalização de empresas de TI: Estudo de caso da Resultados DigitaisMarketingMarketing InternacionalInternacionalização de empresasGlobalizaçãoTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Relações Internacionais.A globalização é um fenômeno que intensificou o comércio mundial e trouxe a possibilidade de acesso a novos mercados antes inexplorados. Nesse cenário, o aumento do poder de compra dos consumidores e a intensificação da concorrência permitiram e até forçaram as empresas a expandir suas operações. A internacionalização se tornou vital para o crescimento e sobrevivência das organizações, e o marketing internacional vem para garantir que as empresas entendam o mercado que estão adentrando, impactando diretamente no sucesso de tais empresas no exterior. O objetivo do presente trabalho é realizar um estudo de caso da Resultados Digitais, uma empresa de TI brasileira que atualmente está presente em seis países, para analisar o papel do marketing internacional no seu processo de internacionalização. Para isso, foi feita uma pesquisa bibliográfica em fontes primárias e secundárias. O estudo também foi enriquecido com entrevistas não-estruturadas com colaboradores-chave no processo de expansão internacional da empresa: a diretora de marketing internacional e o primeiro trailblazer. Concluiu-se que independente da estratégia utilizada em diferentes momentos da internacionalização, o marketing se mostrou altamente necessário e eficaz por duas razões: primeiro, porque sem os esforços de marketing para analisar seus ambientes não se tem base para escolher um país-alvo promissor; segundo, porque alguns mercados exigem a construção de uma estratégia personalizada para responderem como esperado, o que envolve diretamente o composto de marketing.Florianópolis, SCSeabra, FernandoUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Júlia Martinson de Andrade2020-12-15T17:08:42Z2020-12-15T17:08:42Z2020-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis81application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218477info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2020-12-15T17:08:42Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/218477Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-12-15T17:08:42Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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