Associação entre as competências de comunicação e assertividade e o envolvimento em comportamentos de agressão, em adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marta Susana Baptista
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/6722
Resumo: Exame público realizado em 19 de dezembro de 2022, às 12H
id RCAP_2dac9a1fd6b881e7000901d10f13efad
oai_identifier_str oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/6722
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Associação entre as competências de comunicação e assertividade e o envolvimento em comportamentos de agressão, em adolescentesPsicologiaPsicologia clínicaAdolescentes - Avaliação da personalidade - Avaliação de comportamentoAdolescentes - Competências socioemocionais - Comunicação - AssertividadeTeste psicológico - Questionário sociodemográficoTeste psicológico - Social Skills Improvement System - Rating Scales (SSIS-RS)Teste psicológico - Escala de Comportamento Interpessoal no Contexto Escolar (ECICE)Exame público realizado em 19 de dezembro de 2022, às 12HDissertação de mestrado em Psicologia ClínicaO comportamento agressivo tem um impacto negativo no desenvolvimento socioemocional das/dos adolescentes, no desenvolvimento das suas relações interpessoais, assim como, na aprendizagem. É um fenómeno de elevada incidência e prevalência em contexto escolar e a nível mundial, razões que justificam a importância de aprofundar a compreensão sobre esse mesmo fenómeno. O presente estudo tem como objetivo compreender se as competências sociais de comunicação e assertividade, predizem e diferenciam o envolvimento em comportamentos de agressão, verbal ou indireta, em adolescentes. Participaram, neste estudo, 289 adolescentes (156 do sexo masculino e 133 do sexo feminino), com idades compreendidas entre os 12 e os 19 anos, a frequentarem entre o 8º e o 12º anos de escolaridade, pertencentes a agrupamentos de escolas do distrito do Porto. As competências sociais de comunicação e assertividade foram aferidas com recurso ao Social Skills Improvement System -Rating Scales (SSIS-RS). Para avaliar o envolvimento em comportamentos de agressão verbal e indireta recorreu-se à Escala de Comportamento Interpessoal no Contexto Escolar (ECICE). Os resultados mostraram que adolescentes com maiores níveis de comunicação e assertividade, tendem a envolver-se menos em comportamentos de agressão verbal e indireta. Verificou-se, também, que as raparigas apresentam maiores competências sociais de comunicação do que os rapazes, que se envolvem menos em comportamentos quer de agressão verbal, quer de agressão indireta do que os rapazes. Adicionalmente, observou-se que a competência social de comunicação, prediz significativamente a diminuição no envolvimento em comportamentos de agressão verbal. Os resultados do presente estudo contribuem para informar acerca de possíveis programas de intervenção psicológica com o objetivo de promover competências sociais em contexto escolar, de forma a prevenir e/ou diminuir o envolvimento em comportamentos de agressão por parte das/os adolescentes.Aggressive behavior has a negative impact on adolescents’ social and emotional development, on their interpersonal relationships, as well as on their learning skills. The importance of deepen the understanding about this phenomenon is due to its high incidence and its high prevalence in school contexts and worldwide. The present study’s goal is to understand whether social skills such as effective communication and assertiveness predict and differentiate the engagement on aggressive behavior, whether verbal or indirect aggression, in adolescents. 289 adolescents (156 males and 133 females) participated in this study, aged between 12- and 19-year-old, attending between the 8th and the 12th grade, from the district of Porto. Effective communication and assertiveness were assessed by the Social Skills Improvement System -Rating Scales (SSIS-RS). In order to evaluate the engagement on verbal and indirect aggressive behaviors, this study used the Scale of Interpersonal Behavior (SIB). The results indicate that adolescents with higher levels of communication skills and assertiveness tend to engage less on verbal and indirect aggressive behavior. It also showed that female adolescents have more communication skills than male adolescents and that they involve less on verbal aggression than the male adolescents. Furthermore, the present study observed that communication, as a social skill, substantially predicts a decreased engagement on verbal aggression. The results contribute to inform on possible psychological intervention programs for adolescents which aim is to promote social skills in school context, in order to prevent and/or decrease the engagement on aggressive behaviors.2023-01-23T11:38:36Z2023-01-232022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdftext/plain; charset=utf-8http://hdl.handle.net/11067/6722http://hdl.handle.net/11067/6722TID:203155572porSilva, Marta Susana Baptistainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:50:08Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/6722Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:28:02.544906Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Associação entre as competências de comunicação e assertividade e o envolvimento em comportamentos de agressão, em adolescentes
title Associação entre as competências de comunicação e assertividade e o envolvimento em comportamentos de agressão, em adolescentes
spellingShingle Associação entre as competências de comunicação e assertividade e o envolvimento em comportamentos de agressão, em adolescentes
Silva, Marta Susana Baptista
Psicologia
Psicologia clínica
Adolescentes - Avaliação da personalidade - Avaliação de comportamento
Adolescentes - Competências socioemocionais - Comunicação - Assertividade
Teste psicológico - Questionário sociodemográfico
Teste psicológico - Social Skills Improvement System - Rating Scales (SSIS-RS)
Teste psicológico - Escala de Comportamento Interpessoal no Contexto Escolar (ECICE)
title_short Associação entre as competências de comunicação e assertividade e o envolvimento em comportamentos de agressão, em adolescentes
title_full Associação entre as competências de comunicação e assertividade e o envolvimento em comportamentos de agressão, em adolescentes
title_fullStr Associação entre as competências de comunicação e assertividade e o envolvimento em comportamentos de agressão, em adolescentes
title_full_unstemmed Associação entre as competências de comunicação e assertividade e o envolvimento em comportamentos de agressão, em adolescentes
title_sort Associação entre as competências de comunicação e assertividade e o envolvimento em comportamentos de agressão, em adolescentes
author Silva, Marta Susana Baptista
author_facet Silva, Marta Susana Baptista
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marta Susana Baptista
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
Psicologia clínica
Adolescentes - Avaliação da personalidade - Avaliação de comportamento
Adolescentes - Competências socioemocionais - Comunicação - Assertividade
Teste psicológico - Questionário sociodemográfico
Teste psicológico - Social Skills Improvement System - Rating Scales (SSIS-RS)
Teste psicológico - Escala de Comportamento Interpessoal no Contexto Escolar (ECICE)
topic Psicologia
Psicologia clínica
Adolescentes - Avaliação da personalidade - Avaliação de comportamento
Adolescentes - Competências socioemocionais - Comunicação - Assertividade
Teste psicológico - Questionário sociodemográfico
Teste psicológico - Social Skills Improvement System - Rating Scales (SSIS-RS)
Teste psicológico - Escala de Comportamento Interpessoal no Contexto Escolar (ECICE)
description Exame público realizado em 19 de dezembro de 2022, às 12H
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01T00:00:00Z
2023-01-23T11:38:36Z
2023-01-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11067/6722
http://hdl.handle.net/11067/6722
TID:203155572
url http://hdl.handle.net/11067/6722
identifier_str_mv TID:203155572
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/plain; charset=utf-8
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136760217731073