Os problemas de comportamento no envolvimento de adolescentes em comportamentos de agressão e vitimização direta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Sara Nadine Soares
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/6474
Resumo: Exame público realizado em 6 julho de 2022, às 10H
id RCAP_98abb4fbf412b3ddbcd1afef574139d5
oai_identifier_str oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/6474
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os problemas de comportamento no envolvimento de adolescentes em comportamentos de agressão e vitimização diretaPsicologiaPsicologia clínicaAdolescentes - Problemas de comportamento - Vitimação verbal - Agressão verbalTeste psicológico - Questionário sociodemográficoTeste psicológico - Social Skills Improvement System - Rating Scales (SSIS-RS)Teste psicológico - Escala de Comportamento Interpessoal no Contexto Escolar (ECICE)Exame público realizado em 6 julho de 2022, às 10HO bullying é um problema de saúde pública e diz respeito a comportamentos agressivos muito nefastos e com prejuízos graves para a saúde física e mental daqueles que se envolvem no fenómeno, quer sejam estes vítimas, quer sejam estes agressores. Deste modo, uma compreensão aprofundada acerca dos fatores que possam potenciar o envolvimento em comportamentos de agressão e vitimação, revela-se crucial. Neste seguimento, o presente estudo pretende examinar a relação entre problemas de comportamento e comportamentos de vitimação e agressão direta, em adolescentes. Especificamente, pretendeu-se perceber se os problemas de comportamento são preditores do envolvimento em comportamentos de vitimação e agressão verbal. Participaram neste estudo 289 adolescentes (156 do género feminino e 133 do género masculino), com idades compreendidas entre os 12 e os 19 anos de idade (M=14.80; DP=.09), e a frequentar o ensino em agrupamentos escolares do distrito do Porto. Para avaliar problemas de comportamento (nomeadamente a externalização, a hiperatividade/défice de atenção e a internalização) utilizou-se o Social Skills Improvement System-Rating Scales (SSIS-RS) e para avaliar o envolvimento em comportamentos agressivos usou-se a Escala de Comportamento Interpessoal no Contexto Escolar (ECICE). Verificou-se que os rapazes se envolvem mais frequentemente em comportamentos de agressão verbal do que as raparigas. Não foram encontradas diferenças relativamente ao envolvimento em comportamentos de vitimação verbal. Constatou-se ainda que os rapazes demonstram mais problemas de externalização e, por seu turno, as raparigas mais problemas de internalização. Não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas ao nível da hiperatividade/défice de atenção em função do género. O modelo de regressão linear múltipla revelou ainda que os problemas de comportamento predisseram quer os comportamentos de agressão verbal, quer os comportamentos de vitimação verbal. Na sua maioria, os resultados são congruentes com a literatura existente apontando esta para diferença entre géneros no que respeita à agressão e à externalização e internalização e ainda para a existência de uma associação significativa entre os problemas de comportamento e o envolvimento em comportamentos de agressão e vitimação verbal.Bullying is a public health problem and corresponds to very harmful aggressive behavior with serious damage to the physical and mental health of those involved in the phenomenon, whether they are victims or aggressors. Therefore, an in-depth understanding of the factors that may potentiate involvement in aggression and victimization behaviors is crucial. In particular, this study aims to examine the relationship of behavior problems with victimization and direct aggression behavior in adolescents. Specifically, it was intended to understand whether behavior problems are predictors of involvement in victimization and verbal aggression behaviors. A total of 289 adolescents participated in this study (156 females and 133 males), with ages between 12 and 19 years old (M=14.80; DP=.09). These students attended schools in the Porto district. To assess the behavior problems (namely, externalization, hyperactivity/attention deficit and internalization) the Social Skills Improvement System-Rating Scales (SSIS-RS) (SSIS-RS; Gresham & Elliott, 2008; Barbosa-Ducharne et al., 2012) was used and to assess the involvement in aggression and victimization behaviors the Escala de Comportamento Interpessoal no Contexto Escolar (ECICE; Almeida, 2013) was used. It was found that boys more often engage in verbal aggression behaviors than girls. No differences were found regarding involvement in verbal victimization behaviors. It was also found that boys show more externalization problems and, in turn, girls more internalization problems. No statistically significant differences were found in terms of hyperactivity/attention deficit according to gender. The multiple linear regression model also revealed that behavior problems predicted both verbal aggression and verbal victimization behaviors. For the most part, the results are congruent with the existing literature, pointing to a difference between genders in terms of aggression and externalization and internalization and also to the existence of a significant association between behavior problems and involvement in aggressive and verbal victimization.2022-08-10T14:03:28Z2022-08-102022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdftext/plain; charset=utf-8http://hdl.handle.net/11067/6474http://hdl.handle.net/11067/6474TID:203040880porRibeiro, Sara Nadine Soaresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:45:07Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/6474Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:25:35.668414Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os problemas de comportamento no envolvimento de adolescentes em comportamentos de agressão e vitimização direta
title Os problemas de comportamento no envolvimento de adolescentes em comportamentos de agressão e vitimização direta
spellingShingle Os problemas de comportamento no envolvimento de adolescentes em comportamentos de agressão e vitimização direta
Ribeiro, Sara Nadine Soares
Psicologia
Psicologia clínica
Adolescentes - Problemas de comportamento - Vitimação verbal - Agressão verbal
Teste psicológico - Questionário sociodemográfico
Teste psicológico - Social Skills Improvement System - Rating Scales (SSIS-RS)
Teste psicológico - Escala de Comportamento Interpessoal no Contexto Escolar (ECICE)
title_short Os problemas de comportamento no envolvimento de adolescentes em comportamentos de agressão e vitimização direta
title_full Os problemas de comportamento no envolvimento de adolescentes em comportamentos de agressão e vitimização direta
title_fullStr Os problemas de comportamento no envolvimento de adolescentes em comportamentos de agressão e vitimização direta
title_full_unstemmed Os problemas de comportamento no envolvimento de adolescentes em comportamentos de agressão e vitimização direta
title_sort Os problemas de comportamento no envolvimento de adolescentes em comportamentos de agressão e vitimização direta
author Ribeiro, Sara Nadine Soares
author_facet Ribeiro, Sara Nadine Soares
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Sara Nadine Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
Psicologia clínica
Adolescentes - Problemas de comportamento - Vitimação verbal - Agressão verbal
Teste psicológico - Questionário sociodemográfico
Teste psicológico - Social Skills Improvement System - Rating Scales (SSIS-RS)
Teste psicológico - Escala de Comportamento Interpessoal no Contexto Escolar (ECICE)
topic Psicologia
Psicologia clínica
Adolescentes - Problemas de comportamento - Vitimação verbal - Agressão verbal
Teste psicológico - Questionário sociodemográfico
Teste psicológico - Social Skills Improvement System - Rating Scales (SSIS-RS)
Teste psicológico - Escala de Comportamento Interpessoal no Contexto Escolar (ECICE)
description Exame público realizado em 6 julho de 2022, às 10H
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-10T14:03:28Z
2022-08-10
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11067/6474
http://hdl.handle.net/11067/6474
TID:203040880
url http://hdl.handle.net/11067/6474
identifier_str_mv TID:203040880
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/plain; charset=utf-8
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136737607286784