Relação entre autocontrolo e hiperatividade/défice de atenção com comportamentos de agressão verbal em contexto escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11067/5815 |
Resumo: | Exame público realizado em 5 de fevereiro de 2021, às 15H30 |
id |
RCAP_b176e744d2f6065df2c4c410dd15427e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/5815 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relação entre autocontrolo e hiperatividade/défice de atenção com comportamentos de agressão verbal em contexto escolarPsicologiaPsicologia ClínicaDistúrbio de Hiperactividade com Défice de AtençãoEnvolvimento escolarPersonalidadeRendimento escolarTeste psicológico - Questionário sociodemográficoTeste psicológico - Social Skills Improvement System - Rating Scales (SSIS-RS)Teste psicológico - Escala de Comportamento Interpessoal no Contexto Escolar (ECICE)Exame público realizado em 5 de fevereiro de 2021, às 15H30Dissertação de mestrado em Psicologia ClínicaIntrodução: Competências emocionais – autocontrolo – e problemas de comportamentos – hiperatividade/défice de atenção – podem ter um impacto nos comportamentos de interação social em contexto escolar, mais especificamente, nos comportamentos de agressão verbal, em adolescentes. Objetivo: Este estudo pretendeu averiguar de que forma as habilidades sociais – autocontrolo – e os problemas de comportamento – hiperatividade/défice de atenção – predizem comportamentos ao nível do relacionamento interpessoal – agressão verbal – em adolescente, em contexto escolar. Metodologia: Participaram neste estudo – 289 adolescentes (156 do sexo feminino e 133 do sexo masculino) com idades compreendidas entre os 12 e os 19 anos. Foi utilizada a escala adaptada para a população portuguesa de autorrelato do Social Skills Improvment System- Rating Scales (SSIS-RS) para avaliar as competências de autocontrolo e dimensão comportamental hiperatividade/défice de atenção. A escala de Comportamento Interpessoal no Contexto Escolar (ECICE) foi utilizada para compreender os comportamentos de agressão verbal. Os questionários foram preenchidos em formato on-line. Resultados: Comparativamente, participantes do sexo masculino apresentaram mais comportamentos de agressão verbal do que o sexo feminino. Paralelamente, verificou-se que a dimensão hiperatividade/défice de atenção estava estatisticamente relacionada com a agressão verbal. O autocontrolo e a hiperatividade/défice de atenção explicaram, significativamente, comportamentos de agressão verbal em contexto escolar. Especificamente, a dimensão a hiperatividade/défice de atenção (problemas de comportamento) predisse, significativamente, comportamentos predizer a agressão verbal. Conclusão: Este estudo contribui para a literatura existente, evidenciando que os problemas de comportamento, particularmente hiperatividade/défice de atenção, explicam alterações ao nível dos comportamentos de interação social, em particular comportamentos de agressão verbal, em adolescentes, em contexto escolar.Abstract: Adolescents’ emotional abilities – self-control – and behavioral problems – hyperactivity/attention deficit – may have na impact on social interaction behaviors, specifically, on verbal aggression behaviors, in the school context. Aim: This study aimed to investigate how adolescents’ self-control abilities and hyperactivity/attention deficit problems predict verbal aggression, in the school context. Method: 289 adolescents (156 females and 133 males), aged between 12 and 19 years, participated in this study. The Social Skills Improvement System- Ratin Scales (SSIS-RS), adapted to the Portuguese population, was used to assess self-control abilities and hyperactivity/attention deficit problems. The Interpersonal Behavior in the School Context scale (ECICE) was used to assess verbal aggression behaviors. Both questionnaires were completed online. Results: Male participants presented more verbal aggression behaviors than females. Additionally, hyperactivity/attention deficit problems were significantly related to verbal aggression. Self-control and hyperactivity/attention deficit were significantly explaining verbal aggression. In particular, only hyperactivity/attention deficit predicted verbal aggression in the school context. Conclusions: This study contributes to the existing literature, showing that behavioral problems, particularly hyperactivity/attention deficit, explain changes at the level of social interaction behaviors, in particular verbal aggression behaviors, in adolescents and in the school context.2021-03-04T16:55:45Z2021-03-042020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdftext/plain; charset=utf-8http://hdl.handle.net/11067/5815http://hdl.handle.net/11067/5815TID:202638588porLima, Tânia Sofia Martinsinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:49:28Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/5815Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:27:40.139031Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relação entre autocontrolo e hiperatividade/défice de atenção com comportamentos de agressão verbal em contexto escolar |
title |
Relação entre autocontrolo e hiperatividade/défice de atenção com comportamentos de agressão verbal em contexto escolar |
spellingShingle |
Relação entre autocontrolo e hiperatividade/défice de atenção com comportamentos de agressão verbal em contexto escolar Lima, Tânia Sofia Martins Psicologia Psicologia Clínica Distúrbio de Hiperactividade com Défice de Atenção Envolvimento escolar Personalidade Rendimento escolar Teste psicológico - Questionário sociodemográfico Teste psicológico - Social Skills Improvement System - Rating Scales (SSIS-RS) Teste psicológico - Escala de Comportamento Interpessoal no Contexto Escolar (ECICE) |
title_short |
Relação entre autocontrolo e hiperatividade/défice de atenção com comportamentos de agressão verbal em contexto escolar |
title_full |
Relação entre autocontrolo e hiperatividade/défice de atenção com comportamentos de agressão verbal em contexto escolar |
title_fullStr |
Relação entre autocontrolo e hiperatividade/défice de atenção com comportamentos de agressão verbal em contexto escolar |
title_full_unstemmed |
Relação entre autocontrolo e hiperatividade/défice de atenção com comportamentos de agressão verbal em contexto escolar |
title_sort |
Relação entre autocontrolo e hiperatividade/défice de atenção com comportamentos de agressão verbal em contexto escolar |
author |
Lima, Tânia Sofia Martins |
author_facet |
Lima, Tânia Sofia Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Tânia Sofia Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia Psicologia Clínica Distúrbio de Hiperactividade com Défice de Atenção Envolvimento escolar Personalidade Rendimento escolar Teste psicológico - Questionário sociodemográfico Teste psicológico - Social Skills Improvement System - Rating Scales (SSIS-RS) Teste psicológico - Escala de Comportamento Interpessoal no Contexto Escolar (ECICE) |
topic |
Psicologia Psicologia Clínica Distúrbio de Hiperactividade com Défice de Atenção Envolvimento escolar Personalidade Rendimento escolar Teste psicológico - Questionário sociodemográfico Teste psicológico - Social Skills Improvement System - Rating Scales (SSIS-RS) Teste psicológico - Escala de Comportamento Interpessoal no Contexto Escolar (ECICE) |
description |
Exame público realizado em 5 de fevereiro de 2021, às 15H30 |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-01T00:00:00Z 2021-03-04T16:55:45Z 2021-03-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11067/5815 http://hdl.handle.net/11067/5815 TID:202638588 |
url |
http://hdl.handle.net/11067/5815 |
identifier_str_mv |
TID:202638588 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/plain; charset=utf-8 |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136756937785344 |