Relação entre autocontrolo e hiperatividade/défice de atenção com comportamentos de agressão verbal em contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Tânia Sofia Martins
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/5815
Resumo: Exame público realizado em 5 de fevereiro de 2021, às 15H30
id RCAP_b176e744d2f6065df2c4c410dd15427e
oai_identifier_str oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/5815
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relação entre autocontrolo e hiperatividade/défice de atenção com comportamentos de agressão verbal em contexto escolarPsicologiaPsicologia ClínicaDistúrbio de Hiperactividade com Défice de AtençãoEnvolvimento escolarPersonalidadeRendimento escolarTeste psicológico - Questionário sociodemográficoTeste psicológico - Social Skills Improvement System - Rating Scales (SSIS-RS)Teste psicológico - Escala de Comportamento Interpessoal no Contexto Escolar (ECICE)Exame público realizado em 5 de fevereiro de 2021, às 15H30Dissertação de mestrado em Psicologia ClínicaIntrodução: Competências emocionais – autocontrolo – e problemas de comportamentos – hiperatividade/défice de atenção – podem ter um impacto nos comportamentos de interação social em contexto escolar, mais especificamente, nos comportamentos de agressão verbal, em adolescentes. Objetivo: Este estudo pretendeu averiguar de que forma as habilidades sociais – autocontrolo – e os problemas de comportamento – hiperatividade/défice de atenção – predizem comportamentos ao nível do relacionamento interpessoal – agressão verbal – em adolescente, em contexto escolar. Metodologia: Participaram neste estudo – 289 adolescentes (156 do sexo feminino e 133 do sexo masculino) com idades compreendidas entre os 12 e os 19 anos. Foi utilizada a escala adaptada para a população portuguesa de autorrelato do Social Skills Improvment System- Rating Scales (SSIS-RS) para avaliar as competências de autocontrolo e dimensão comportamental hiperatividade/défice de atenção. A escala de Comportamento Interpessoal no Contexto Escolar (ECICE) foi utilizada para compreender os comportamentos de agressão verbal. Os questionários foram preenchidos em formato on-line. Resultados: Comparativamente, participantes do sexo masculino apresentaram mais comportamentos de agressão verbal do que o sexo feminino. Paralelamente, verificou-se que a dimensão hiperatividade/défice de atenção estava estatisticamente relacionada com a agressão verbal. O autocontrolo e a hiperatividade/défice de atenção explicaram, significativamente, comportamentos de agressão verbal em contexto escolar. Especificamente, a dimensão a hiperatividade/défice de atenção (problemas de comportamento) predisse, significativamente, comportamentos predizer a agressão verbal. Conclusão: Este estudo contribui para a literatura existente, evidenciando que os problemas de comportamento, particularmente hiperatividade/défice de atenção, explicam alterações ao nível dos comportamentos de interação social, em particular comportamentos de agressão verbal, em adolescentes, em contexto escolar.Abstract: Adolescents’ emotional abilities – self-control – and behavioral problems – hyperactivity/attention deficit – may have na impact on social interaction behaviors, specifically, on verbal aggression behaviors, in the school context. Aim: This study aimed to investigate how adolescents’ self-control abilities and hyperactivity/attention deficit problems predict verbal aggression, in the school context. Method: 289 adolescents (156 females and 133 males), aged between 12 and 19 years, participated in this study. The Social Skills Improvement System- Ratin Scales (SSIS-RS), adapted to the Portuguese population, was used to assess self-control abilities and hyperactivity/attention deficit problems. The Interpersonal Behavior in the School Context scale (ECICE) was used to assess verbal aggression behaviors. Both questionnaires were completed online. Results: Male participants presented more verbal aggression behaviors than females. Additionally, hyperactivity/attention deficit problems were significantly related to verbal aggression. Self-control and hyperactivity/attention deficit were significantly explaining verbal aggression. In particular, only hyperactivity/attention deficit predicted verbal aggression in the school context. Conclusions: This study contributes to the existing literature, showing that behavioral problems, particularly hyperactivity/attention deficit, explain changes at the level of social interaction behaviors, in particular verbal aggression behaviors, in adolescents and in the school context.2021-03-04T16:55:45Z2021-03-042020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdftext/plain; charset=utf-8http://hdl.handle.net/11067/5815http://hdl.handle.net/11067/5815TID:202638588porLima, Tânia Sofia Martinsinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:49:28Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/5815Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:27:40.139031Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relação entre autocontrolo e hiperatividade/défice de atenção com comportamentos de agressão verbal em contexto escolar
title Relação entre autocontrolo e hiperatividade/défice de atenção com comportamentos de agressão verbal em contexto escolar
spellingShingle Relação entre autocontrolo e hiperatividade/défice de atenção com comportamentos de agressão verbal em contexto escolar
Lima, Tânia Sofia Martins
Psicologia
Psicologia Clínica
Distúrbio de Hiperactividade com Défice de Atenção
Envolvimento escolar
Personalidade
Rendimento escolar
Teste psicológico - Questionário sociodemográfico
Teste psicológico - Social Skills Improvement System - Rating Scales (SSIS-RS)
Teste psicológico - Escala de Comportamento Interpessoal no Contexto Escolar (ECICE)
title_short Relação entre autocontrolo e hiperatividade/défice de atenção com comportamentos de agressão verbal em contexto escolar
title_full Relação entre autocontrolo e hiperatividade/défice de atenção com comportamentos de agressão verbal em contexto escolar
title_fullStr Relação entre autocontrolo e hiperatividade/défice de atenção com comportamentos de agressão verbal em contexto escolar
title_full_unstemmed Relação entre autocontrolo e hiperatividade/défice de atenção com comportamentos de agressão verbal em contexto escolar
title_sort Relação entre autocontrolo e hiperatividade/défice de atenção com comportamentos de agressão verbal em contexto escolar
author Lima, Tânia Sofia Martins
author_facet Lima, Tânia Sofia Martins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Tânia Sofia Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
Psicologia Clínica
Distúrbio de Hiperactividade com Défice de Atenção
Envolvimento escolar
Personalidade
Rendimento escolar
Teste psicológico - Questionário sociodemográfico
Teste psicológico - Social Skills Improvement System - Rating Scales (SSIS-RS)
Teste psicológico - Escala de Comportamento Interpessoal no Contexto Escolar (ECICE)
topic Psicologia
Psicologia Clínica
Distúrbio de Hiperactividade com Défice de Atenção
Envolvimento escolar
Personalidade
Rendimento escolar
Teste psicológico - Questionário sociodemográfico
Teste psicológico - Social Skills Improvement System - Rating Scales (SSIS-RS)
Teste psicológico - Escala de Comportamento Interpessoal no Contexto Escolar (ECICE)
description Exame público realizado em 5 de fevereiro de 2021, às 15H30
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01T00:00:00Z
2021-03-04T16:55:45Z
2021-03-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11067/5815
http://hdl.handle.net/11067/5815
TID:202638588
url http://hdl.handle.net/11067/5815
identifier_str_mv TID:202638588
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/plain; charset=utf-8
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136756937785344