A escola como comunidade de aprendizagem profissional: Estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almada, Ana Rodrigues Correia Carvalho
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/286
Resumo: Dissertação de mestrado em Psicologia Comunitária
id RCAP_2db1f1af0bc9f5b81a2eda2687f62880
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/286
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A escola como comunidade de aprendizagem profissional: Estudo de casoPsicologia comunitáriaAprendizagemEscolaEntrevistaDesenvolvimento profissionalEstudo de casoComunidadeCommunity psychologyLearningCase studyCommunityDissertação de mestrado em Psicologia ComunitáriaNuma época de mudanças aceleradas que constantemente colocam novos desafios à escola e a uma educação de qualidade perspectivar a escola como comunidade de aprendizagem profissional parece ser um modelo promissor no campo educativo que tem em conta o contexto da escola e a diversidade de factores a actuarem sobre ela de forma interrelacionada e interdependente. A literatura identificou cinco dimensões em torno das quais as escolas eficazes se parecem organizar e que as definem como comunidades de aprendizagem profissional, com benefícios para a aprendizagem dos alunos, para as práticas dos professores e para mudanças na cultura da escola. No entanto, o conhecimento sobre como estas comunidades são criadas e como são sustentadas no tempo ainda carece de maior aprofundamento. O desenvolvimento de instrumentos que permitam aceder às condições internas de cada escola que facilitam ou inibem a mudança e, assim, implementar melhorias em torno dessas cinco dimensões, é uma mais-valia para aumentar a compreensão sobre esta temática. O presente estudo, de natureza qualitativa, tem como opção metodológica o estudo de caso, e procura iniciar o processo de adaptação de um questionário como instrumento de diagnóstico e avaliação de escolas enquanto comunidades de aprendizagem profissional e, com a informação recolhida através dele, traçar um diagnóstico possível da escola à luz da literatura sobre as escolas que se organizam como comunidades de aprendizagem profissional. Globalmente o instrumento revelou-se adequado e possibilitou a recolha de informação relevante para se traçar um diagnóstico da escola como comunidade de aprendizagem profissional.Instituto Superior de Psicologia AplicadaRepositório do ISPAAlmada, Ana Rodrigues Correia Carvalho2010-12-22T12:39:29Z2009-01-01T00:00:00Z2009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/286porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:36:26Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/286Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:18:25.446063Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A escola como comunidade de aprendizagem profissional: Estudo de caso
title A escola como comunidade de aprendizagem profissional: Estudo de caso
spellingShingle A escola como comunidade de aprendizagem profissional: Estudo de caso
Almada, Ana Rodrigues Correia Carvalho
Psicologia comunitária
Aprendizagem
Escola
Entrevista
Desenvolvimento profissional
Estudo de caso
Comunidade
Community psychology
Learning
Case study
Community
title_short A escola como comunidade de aprendizagem profissional: Estudo de caso
title_full A escola como comunidade de aprendizagem profissional: Estudo de caso
title_fullStr A escola como comunidade de aprendizagem profissional: Estudo de caso
title_full_unstemmed A escola como comunidade de aprendizagem profissional: Estudo de caso
title_sort A escola como comunidade de aprendizagem profissional: Estudo de caso
author Almada, Ana Rodrigues Correia Carvalho
author_facet Almada, Ana Rodrigues Correia Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Almada, Ana Rodrigues Correia Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia comunitária
Aprendizagem
Escola
Entrevista
Desenvolvimento profissional
Estudo de caso
Comunidade
Community psychology
Learning
Case study
Community
topic Psicologia comunitária
Aprendizagem
Escola
Entrevista
Desenvolvimento profissional
Estudo de caso
Comunidade
Community psychology
Learning
Case study
Community
description Dissertação de mestrado em Psicologia Comunitária
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01T00:00:00Z
2009-01-01T00:00:00Z
2010-12-22T12:39:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/286
url http://hdl.handle.net/10400.12/286
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Psicologia Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Psicologia Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130045059432448