A escola como comunidade de aprendizagem profissional: Estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/286 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Psicologia Comunitária |
id |
RCAP_2db1f1af0bc9f5b81a2eda2687f62880 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/286 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A escola como comunidade de aprendizagem profissional: Estudo de casoPsicologia comunitáriaAprendizagemEscolaEntrevistaDesenvolvimento profissionalEstudo de casoComunidadeCommunity psychologyLearningCase studyCommunityDissertação de mestrado em Psicologia ComunitáriaNuma época de mudanças aceleradas que constantemente colocam novos desafios à escola e a uma educação de qualidade perspectivar a escola como comunidade de aprendizagem profissional parece ser um modelo promissor no campo educativo que tem em conta o contexto da escola e a diversidade de factores a actuarem sobre ela de forma interrelacionada e interdependente. A literatura identificou cinco dimensões em torno das quais as escolas eficazes se parecem organizar e que as definem como comunidades de aprendizagem profissional, com benefícios para a aprendizagem dos alunos, para as práticas dos professores e para mudanças na cultura da escola. No entanto, o conhecimento sobre como estas comunidades são criadas e como são sustentadas no tempo ainda carece de maior aprofundamento. O desenvolvimento de instrumentos que permitam aceder às condições internas de cada escola que facilitam ou inibem a mudança e, assim, implementar melhorias em torno dessas cinco dimensões, é uma mais-valia para aumentar a compreensão sobre esta temática. O presente estudo, de natureza qualitativa, tem como opção metodológica o estudo de caso, e procura iniciar o processo de adaptação de um questionário como instrumento de diagnóstico e avaliação de escolas enquanto comunidades de aprendizagem profissional e, com a informação recolhida através dele, traçar um diagnóstico possível da escola à luz da literatura sobre as escolas que se organizam como comunidades de aprendizagem profissional. Globalmente o instrumento revelou-se adequado e possibilitou a recolha de informação relevante para se traçar um diagnóstico da escola como comunidade de aprendizagem profissional.Instituto Superior de Psicologia AplicadaRepositório do ISPAAlmada, Ana Rodrigues Correia Carvalho2010-12-22T12:39:29Z2009-01-01T00:00:00Z2009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/286porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:36:26Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/286Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:18:25.446063Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A escola como comunidade de aprendizagem profissional: Estudo de caso |
title |
A escola como comunidade de aprendizagem profissional: Estudo de caso |
spellingShingle |
A escola como comunidade de aprendizagem profissional: Estudo de caso Almada, Ana Rodrigues Correia Carvalho Psicologia comunitária Aprendizagem Escola Entrevista Desenvolvimento profissional Estudo de caso Comunidade Community psychology Learning Case study Community |
title_short |
A escola como comunidade de aprendizagem profissional: Estudo de caso |
title_full |
A escola como comunidade de aprendizagem profissional: Estudo de caso |
title_fullStr |
A escola como comunidade de aprendizagem profissional: Estudo de caso |
title_full_unstemmed |
A escola como comunidade de aprendizagem profissional: Estudo de caso |
title_sort |
A escola como comunidade de aprendizagem profissional: Estudo de caso |
author |
Almada, Ana Rodrigues Correia Carvalho |
author_facet |
Almada, Ana Rodrigues Correia Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório do ISPA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almada, Ana Rodrigues Correia Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia comunitária Aprendizagem Escola Entrevista Desenvolvimento profissional Estudo de caso Comunidade Community psychology Learning Case study Community |
topic |
Psicologia comunitária Aprendizagem Escola Entrevista Desenvolvimento profissional Estudo de caso Comunidade Community psychology Learning Case study Community |
description |
Dissertação de mestrado em Psicologia Comunitária |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-01-01T00:00:00Z 2009-01-01T00:00:00Z 2010-12-22T12:39:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.12/286 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.12/286 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Psicologia Aplicada |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Psicologia Aplicada |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130045059432448 |