Papel da supervisão de estágio na promoção na aprendizagem cooperativa no ensino de francês como língua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: David, Ana Maria
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/50713
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências de Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Línguas)
id RCAP_2dba8e0269ad9ee62a1f071ab651d788
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/50713
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Papel da supervisão de estágio na promoção na aprendizagem cooperativa no ensino de francês como língua estrangeiraRôle de la supervision du stage dans la promotion de l'apprentissage coopératif dans l'enseignement du français comme langue étrangèreAprendizagem cooperativaEstágioFormaçãoSupervisão pedagógicaApprentissage coopératifStageFormationSupervision pédagogiqueCiências Sociais::Outras Ciências SociaisDissertação de mestrado em Ciências de Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Línguas)Esta dissertação tem como foco principal um programa de formação sobre a aprendizagem cooperativa no ensino de francês como língua estrangeira (FLE), desenvolvido pela investigadora no papel de supervisora, no âmbito de supervisão de estágio pedagógico numa universidade moçambicana. Através desse programa, pretendia-se que os estagiários adquirissem conhecimentos acerca da aprendizagem cooperativa, a fim de colocá-la em prática e melhorar o desempenho profissional e a aprendizagem dos alunos. De acordo com o referencial teórico da aprendizagem cooperativa e da supervisão pedagógica, procurou-se explorar uma abordagem reflexiva da supervisão, tendo-se definido os seguintes objetivos de investigação: caracterizar o papel do professor e dos alunos no ensino de FLE; analisar práticas de promoção da cooperação no ensino de FLE; avaliar o impacto da formação no desenvolvimento profissional dos estagiários; identificar constrangimentos da implementação da aprendizagem cooperativa no ensino e aprendizagem de FLE. Trata-se de um estudo de caso de natureza interventiva e interpretativa, no qual se usaram as seguintes técnicas de recolha de dados: observação de aulas, questionários (aos alunos, estagiários e professores cooperantes) e notas de campo das sessões de formação. O estudo permite concluir que a aprendizagem cooperativa é uma estratégia que motiva e ajuda o aluno a cooperar e a aprender, embora seja difícil de desenvolver em turmas numerosas. Os participantes valorizaram o programa de formação desenvolvido, e a reflexão feita ao longo do programa ajudou os professores cooperantes e os estagiários a posicionarem-se face à sua ação como profissionais de educação no ensino de FLE. Com base no estudo, podemos dizer que a supervisão pode desempenhar um papel importante na inovação das práticas escolares, recomendando-se uma abordagem reflexiva e promotora da autonomia dos futuros professores.Cette thèse a pour objectif principal un programme de formation à l'apprentissage coopératif dans l'enseignement du français langue étrangère (FLE), développé par le chercheur dans le rôle de superviseur, dans le cadre de la supervision du stage pédagogique dans une université mozambicaine. Grâce à ce programme, les stagiaires devaient acquérir des connaissances sur l'apprentissage coopératif afin de le mettre en pratique et améliorer la performance professionnelle et l'apprentissage des élèves. Selon le cadre théorique de l'apprentissage coopératif et de la supervision pédagogique, nous avons cherché à explorer une approche réflexive de la supervision en définissant les objectifs de recherche suivants: caractériser le rôle de l'enseignant et des élèves dans l'enseignement de FLE; analyser les pratiques pour promouvoir la coopération dans l'enseignement de FLE; évaluer l'impact de la formation sur le développement professionnel des stagiaires; identifier les contraintes dans la mise en oeuvre de l'apprentissage coopératif dans l'enseignement et l'apprentissage de FLE. C'est une étude de cas d'intervention et d'interprétation, dans laquelle les techniques de collecte de données suivantes ont été utilisées: observation des classes, questionnaires (aux étudiants, stagiaires et enseignants coopérants) et notes de terrain des sessions de formation. L'étude conclut que l'apprentissage coopératif est une stratégie qui motive et aide l'étudiant à coopérer et à apprendre, bien qu'il soit difficile de le développer dans degrands groupes. Les participants ont apprécié le programme de formation développé et la réflexion tout au long du programme a aidé les enseignants et les stagiaires à se positionner vis-à-vis de leur action en tant que professionnels de l'éducation dans l'enseignement de FLE. Sur la base de l'étude, nous pouvons dire que la supervision peut jouer un rôle important dans l'innovation des pratiques scolaires, recommandant une approche réflexive et favorisant l'autonomie des futurs enseignants.Vieira, FláviaUniversidade do MinhoDavid, Ana Maria20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/50713por201843552info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:33:16Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/50713Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:28:45.966031Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Papel da supervisão de estágio na promoção na aprendizagem cooperativa no ensino de francês como língua estrangeira
Rôle de la supervision du stage dans la promotion de l'apprentissage coopératif dans l'enseignement du français comme langue étrangère
title Papel da supervisão de estágio na promoção na aprendizagem cooperativa no ensino de francês como língua estrangeira
spellingShingle Papel da supervisão de estágio na promoção na aprendizagem cooperativa no ensino de francês como língua estrangeira
David, Ana Maria
Aprendizagem cooperativa
Estágio
Formação
Supervisão pedagógica
Apprentissage coopératif
Stage
Formation
Supervision pédagogique
Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
title_short Papel da supervisão de estágio na promoção na aprendizagem cooperativa no ensino de francês como língua estrangeira
title_full Papel da supervisão de estágio na promoção na aprendizagem cooperativa no ensino de francês como língua estrangeira
title_fullStr Papel da supervisão de estágio na promoção na aprendizagem cooperativa no ensino de francês como língua estrangeira
title_full_unstemmed Papel da supervisão de estágio na promoção na aprendizagem cooperativa no ensino de francês como língua estrangeira
title_sort Papel da supervisão de estágio na promoção na aprendizagem cooperativa no ensino de francês como língua estrangeira
author David, Ana Maria
author_facet David, Ana Maria
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vieira, Flávia
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv David, Ana Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem cooperativa
Estágio
Formação
Supervisão pedagógica
Apprentissage coopératif
Stage
Formation
Supervision pédagogique
Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
topic Aprendizagem cooperativa
Estágio
Formação
Supervisão pedagógica
Apprentissage coopératif
Stage
Formation
Supervision pédagogique
Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
description Dissertação de mestrado em Ciências de Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Línguas)
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/50713
url https://hdl.handle.net/1822/50713
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201843552
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132784399220736