Ação sociopolítica e aprendizagem cooperativa: a elaboração de um banner com alunos do ensino fundamental no município de Miguel Pereira, Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veneu, Fernanda
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Rosse, Cássio, Costa, Marco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/9831
Resumo: Descreve-se, aqui, o processo de criação, organização/construção de um banner com uma turma de 8. °ano do ensino fundamental no município de Miguel Pereira (Rio de Janeiro, Brasil), bem como da apresentação deste material aos demais alunos da escola. O tema proposto foi Amamentação no século XIX. Durante a preparação do material, utilizam-se técnicas de aprendizagem cooperativa (group investigation), com o objetivo de estimular o protagonismo dos estudantes ao desenvolver habilidades e valores como cooperação, interdependência positiva e responsabilidade. A atividade está sendo realizada no âmbito do projeto europeu Irresistible, de sensibilização de professores e de alunos para a pesquisa e inovação responsáveis. Os alunos apresentaram o painel aos colegas da escola, explicando o conteúdo e respondendo às perguntas feitas, no âmbito da semana mundial da amamentação, e assistiram juntos a um vídeo sobre as leis brasileiras que protegem a amamentação. A atividade foi realizada em 4 de agosto de 2016, para coincidir com o calendário da semana mundial de amamentação (1 a 7 de agosto).
id RCAP_b25aa6511c8681b0d00e0bcdf3e42590
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9831
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ação sociopolítica e aprendizagem cooperativa: a elaboração de um banner com alunos do ensino fundamental no município de Miguel Pereira, Rio de JaneiroAprendizagem cooperativaExposiçãoProtagonismoCooperative learningExpositionActive participation of the youthsApprentissage coopératifParticipation active des étudiantsDescreve-se, aqui, o processo de criação, organização/construção de um banner com uma turma de 8. °ano do ensino fundamental no município de Miguel Pereira (Rio de Janeiro, Brasil), bem como da apresentação deste material aos demais alunos da escola. O tema proposto foi Amamentação no século XIX. Durante a preparação do material, utilizam-se técnicas de aprendizagem cooperativa (group investigation), com o objetivo de estimular o protagonismo dos estudantes ao desenvolver habilidades e valores como cooperação, interdependência positiva e responsabilidade. A atividade está sendo realizada no âmbito do projeto europeu Irresistible, de sensibilização de professores e de alunos para a pesquisa e inovação responsáveis. Os alunos apresentaram o painel aos colegas da escola, explicando o conteúdo e respondendo às perguntas feitas, no âmbito da semana mundial da amamentação, e assistiram juntos a um vídeo sobre as leis brasileiras que protegem a amamentação. A atividade foi realizada em 4 de agosto de 2016, para coincidir com o calendário da semana mundial de amamentação (1 a 7 de agosto).Abstract We describe here the creation process of a banner with a group of 8th grade of an elementary school in the city of Miguel Pereira (Rio de Janeiro, Brazil). The proposed theme was “Breastfeeding in the nineteenth century”. In the process of preparation of the material to be exposed, teachers used cooperative learning techniques (group investigation), with the aim of encouraging the active participation of students, thus developing skills and values such as cooperation, positive interdependence and responsibility. The activity was carried out under the European project Irresistible, designed to raise teachers’ and students’ awareness on responsible research and innovation (RRI). The students exhibited the banner at the school, explaining its content to the others and answering the questions raised under the scope of the World Breastfeeding Week, and they watched a video about Brazilian pro-breastfeeding laws. The activity was undertaken on August 4th 2016 to match the World Breastfeeding Week calendar (August, 1st to 7th).Résumé Nous décrivons ici le processus de création, organisation d’une affiche, avec les élèves de 8e année de l'école primaire dans la ville de Miguel Pereira (Rio de Janeiro, Brésil). Le thème proposé est Allaitement au XIXe siècle. Pour préparer le matériel à exposer, les professeurs ont utilisé des techniques d'apprentissage coopératif (group investigation), dans le but d'encourager la participation active des étudiants à développer des compétences et des valeurs telles que la coopération, l'interdépendance positive et la responsabilité. L'activité est réalisée dans le cadre du Project Irresistible, créé par des chercheurs de l’Union Européenne. Ce projet a l’objectif de sensibiliser les enseignants et les étudiants à la recherche et l'innovation responsables. Les élèves ont présenté l’affiche aux collègues et leur ont expliqué quelques détails à propos de l’allaitement au XIXe siècle. Ensuite, ils ont regardé ensemble une vidéo. Cette activité a été organisée le 4 Août, 2016, pour coïncider avec la Semaine Mondiale de l'Allaitement Maternel (1-7 Aout).Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação de LisboaRCIPLVeneu, FernandaRosse, CássioCosta, Marco2019-04-08T13:38:01Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/9831porVeneu, F., Rosse, C., Costa, M., (2017) Ação sociopolítica e aprendizagem cooperativa: a elaboração de um banner com alunos do ensino fundamental no município de Miguel Pereira, Rio de Janeiro, Da Investigação às Práticas, 7(2), 22 - 33.2182-1372http://dx.doi.org/10.25757/invep.v7i2.132info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:59:01Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9831Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:18:21.905479Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ação sociopolítica e aprendizagem cooperativa: a elaboração de um banner com alunos do ensino fundamental no município de Miguel Pereira, Rio de Janeiro
title Ação sociopolítica e aprendizagem cooperativa: a elaboração de um banner com alunos do ensino fundamental no município de Miguel Pereira, Rio de Janeiro
spellingShingle Ação sociopolítica e aprendizagem cooperativa: a elaboração de um banner com alunos do ensino fundamental no município de Miguel Pereira, Rio de Janeiro
Veneu, Fernanda
Aprendizagem cooperativa
Exposição
Protagonismo
Cooperative learning
Exposition
Active participation of the youths
Apprentissage coopératif
Participation active des étudiants
title_short Ação sociopolítica e aprendizagem cooperativa: a elaboração de um banner com alunos do ensino fundamental no município de Miguel Pereira, Rio de Janeiro
title_full Ação sociopolítica e aprendizagem cooperativa: a elaboração de um banner com alunos do ensino fundamental no município de Miguel Pereira, Rio de Janeiro
title_fullStr Ação sociopolítica e aprendizagem cooperativa: a elaboração de um banner com alunos do ensino fundamental no município de Miguel Pereira, Rio de Janeiro
title_full_unstemmed Ação sociopolítica e aprendizagem cooperativa: a elaboração de um banner com alunos do ensino fundamental no município de Miguel Pereira, Rio de Janeiro
title_sort Ação sociopolítica e aprendizagem cooperativa: a elaboração de um banner com alunos do ensino fundamental no município de Miguel Pereira, Rio de Janeiro
author Veneu, Fernanda
author_facet Veneu, Fernanda
Rosse, Cássio
Costa, Marco
author_role author
author2 Rosse, Cássio
Costa, Marco
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Veneu, Fernanda
Rosse, Cássio
Costa, Marco
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem cooperativa
Exposição
Protagonismo
Cooperative learning
Exposition
Active participation of the youths
Apprentissage coopératif
Participation active des étudiants
topic Aprendizagem cooperativa
Exposição
Protagonismo
Cooperative learning
Exposition
Active participation of the youths
Apprentissage coopératif
Participation active des étudiants
description Descreve-se, aqui, o processo de criação, organização/construção de um banner com uma turma de 8. °ano do ensino fundamental no município de Miguel Pereira (Rio de Janeiro, Brasil), bem como da apresentação deste material aos demais alunos da escola. O tema proposto foi Amamentação no século XIX. Durante a preparação do material, utilizam-se técnicas de aprendizagem cooperativa (group investigation), com o objetivo de estimular o protagonismo dos estudantes ao desenvolver habilidades e valores como cooperação, interdependência positiva e responsabilidade. A atividade está sendo realizada no âmbito do projeto europeu Irresistible, de sensibilização de professores e de alunos para a pesquisa e inovação responsáveis. Os alunos apresentaram o painel aos colegas da escola, explicando o conteúdo e respondendo às perguntas feitas, no âmbito da semana mundial da amamentação, e assistiram juntos a um vídeo sobre as leis brasileiras que protegem a amamentação. A atividade foi realizada em 4 de agosto de 2016, para coincidir com o calendário da semana mundial de amamentação (1 a 7 de agosto).
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
2019-04-08T13:38:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/9831
url http://hdl.handle.net/10400.21/9831
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Veneu, F., Rosse, C., Costa, M., (2017) Ação sociopolítica e aprendizagem cooperativa: a elaboração de um banner com alunos do ensino fundamental no município de Miguel Pereira, Rio de Janeiro, Da Investigação às Práticas, 7(2), 22 - 33.
2182-1372
http://dx.doi.org/10.25757/invep.v7i2.132
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133447930773504