A produtividade de um aplicativo de mensagens multiplataforma no desenvolvimento de estratégias de autoaprendizagem em inglês
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | LínguaTec |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/2263 |
Resumo: | Este texto parte dos resultados de um projeto desenvolvido com um grupo de estudantes do Curso Técnico em Hospedagem Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal Fluminense campus Cabo Frio-RJ, que buscou investigar as potencialidades do uso de um aplicativo de mensagens multiplataforma junto ao ensino e à aprendizagem de inglês na educação profissional de nível técnico. Para o desenvolvimento das práticas propostas, um grupo foi criado no aplicativo de que trata este trabalho, no qual os estudantes participantes e o professor moderador desempenharam o papel de pares de interação comunicativa (SOUZA, 2015a; 2015b). A análise de um momento de interação, produzida por meio das práticas comunicativas no grupo em questão, sinalizou para a produtividade de aplicativos dessa natureza no que se refere ao desenvolvimento de estratégias de autoaprendizagem em inglês, levando em conta os benefícios e as oportunidades propiciados pelo uso da aprendizagem digital móvel, junto ao processo de ensino e de aprendizagem de língua estrangeira. |
id |
IFRS-3_5a4ef55778320b8043ee1deec75eb4e2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2263 |
network_acronym_str |
IFRS-3 |
network_name_str |
LínguaTec |
repository_id_str |
|
spelling |
A produtividade de um aplicativo de mensagens multiplataforma no desenvolvimento de estratégias de autoaprendizagem em inglêsAplicativo de mensagens multiplataformaEnsino e aprendizagem de inglêsEstratégias de autoaprendizagemEste texto parte dos resultados de um projeto desenvolvido com um grupo de estudantes do Curso Técnico em Hospedagem Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal Fluminense campus Cabo Frio-RJ, que buscou investigar as potencialidades do uso de um aplicativo de mensagens multiplataforma junto ao ensino e à aprendizagem de inglês na educação profissional de nível técnico. Para o desenvolvimento das práticas propostas, um grupo foi criado no aplicativo de que trata este trabalho, no qual os estudantes participantes e o professor moderador desempenharam o papel de pares de interação comunicativa (SOUZA, 2015a; 2015b). A análise de um momento de interação, produzida por meio das práticas comunicativas no grupo em questão, sinalizou para a produtividade de aplicativos dessa natureza no que se refere ao desenvolvimento de estratégias de autoaprendizagem em inglês, levando em conta os benefícios e as oportunidades propiciados pelo uso da aprendizagem digital móvel, junto ao processo de ensino e de aprendizagem de língua estrangeira.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)2017-06-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/226310.35819/linguatec.v2.n1.a2263LínguaTec; v. 2 n. 1 (2017)2525-3425reponame:LínguaTecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/2263/1512Copyright (c) 2017 Carlos Fabiano de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Souza, Carlos Fabiano2020-07-13T13:02:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2263Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/indexONGhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/oai||linguatec@ifrs.edu.br2525-34252525-3425opendoar:2020-07-13T13:02:38LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A produtividade de um aplicativo de mensagens multiplataforma no desenvolvimento de estratégias de autoaprendizagem em inglês |
title |
A produtividade de um aplicativo de mensagens multiplataforma no desenvolvimento de estratégias de autoaprendizagem em inglês |
spellingShingle |
A produtividade de um aplicativo de mensagens multiplataforma no desenvolvimento de estratégias de autoaprendizagem em inglês de Souza, Carlos Fabiano Aplicativo de mensagens multiplataforma Ensino e aprendizagem de inglês Estratégias de autoaprendizagem |
title_short |
A produtividade de um aplicativo de mensagens multiplataforma no desenvolvimento de estratégias de autoaprendizagem em inglês |
title_full |
A produtividade de um aplicativo de mensagens multiplataforma no desenvolvimento de estratégias de autoaprendizagem em inglês |
title_fullStr |
A produtividade de um aplicativo de mensagens multiplataforma no desenvolvimento de estratégias de autoaprendizagem em inglês |
title_full_unstemmed |
A produtividade de um aplicativo de mensagens multiplataforma no desenvolvimento de estratégias de autoaprendizagem em inglês |
title_sort |
A produtividade de um aplicativo de mensagens multiplataforma no desenvolvimento de estratégias de autoaprendizagem em inglês |
author |
de Souza, Carlos Fabiano |
author_facet |
de Souza, Carlos Fabiano |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Souza, Carlos Fabiano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aplicativo de mensagens multiplataforma Ensino e aprendizagem de inglês Estratégias de autoaprendizagem |
topic |
Aplicativo de mensagens multiplataforma Ensino e aprendizagem de inglês Estratégias de autoaprendizagem |
description |
Este texto parte dos resultados de um projeto desenvolvido com um grupo de estudantes do Curso Técnico em Hospedagem Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal Fluminense campus Cabo Frio-RJ, que buscou investigar as potencialidades do uso de um aplicativo de mensagens multiplataforma junto ao ensino e à aprendizagem de inglês na educação profissional de nível técnico. Para o desenvolvimento das práticas propostas, um grupo foi criado no aplicativo de que trata este trabalho, no qual os estudantes participantes e o professor moderador desempenharam o papel de pares de interação comunicativa (SOUZA, 2015a; 2015b). A análise de um momento de interação, produzida por meio das práticas comunicativas no grupo em questão, sinalizou para a produtividade de aplicativos dessa natureza no que se refere ao desenvolvimento de estratégias de autoaprendizagem em inglês, levando em conta os benefícios e as oportunidades propiciados pelo uso da aprendizagem digital móvel, junto ao processo de ensino e de aprendizagem de língua estrangeira. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/2263 10.35819/linguatec.v2.n1.a2263 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/2263 |
identifier_str_mv |
10.35819/linguatec.v2.n1.a2263 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/2263/1512 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Carlos Fabiano de Souza info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Carlos Fabiano de Souza |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
dc.source.none.fl_str_mv |
LínguaTec; v. 2 n. 1 (2017) 2525-3425 reponame:LínguaTec instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
LínguaTec |
collection |
LínguaTec |
repository.name.fl_str_mv |
LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||linguatec@ifrs.edu.br |
_version_ |
1809210010223247360 |