Literacia em Saúde: Tendência Evolutiva dos Níveis de Literacia em Saúde e Medidas Implementadas em Portugal, Alemanha e Holanda
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/12870 |
Resumo: | Literacia em Saúde é definida, pela OMS, como o conjunto de «competências cognitivas e sociais e a capacidade dos indivíduos para acederem à compreensão e ao uso da informação, de forma a promover e manter uma boa saúde». O interesse neste conceito tem aumentado nas últimas décadas – a nível mundial –, devido aos impactes comprovados tanto na saúde dos indivíduos como nos Sistemas de Saúde. Estão também documentados diversos Determinantes que, comprovadamente, influenciam os níveis de Literacia em Saúde das populações e que são explorados nesta dissertação. O presente estudo pretendeu encontrar a tendência evolutiva dos níveis de Literacia em Saúde das populações de Portugal, Alemanha e Holanda; analisar as possíveis correlações existentes entre as tendências evolutivas e os Determinantes de Literacia em Saúde; e, tentar perceber se e como as Políticas de Saúde, programas, ações e medidas implementadas, por cada um dos países, poderão ter influenciado a progressão dos níveis de Literacia em Saúde das suas populações. Realizou-se uma revisão narrativa e mista da literatura sobre o tema Literacia em Saúde; numa primeira fase, uma abordagem quantitativa, numa segunda fase, qualitativa. A progressão dos níveis de Literacia em Saúde dos três países não é muito díspar, contudo, por não existir homogeneidade no tratamento e apresentação dos dados entre os diferentes estudos selecionados, torna-se difícil tirar elações seguras e elaborar comparações rigorosas. Considerando os Determinantes relevantes, juntamente com as Políticas, planos de ação e medidas de cada país, é percetível uma potencial correlação com a evolução dos níveis de Literacia em Saúde das populações. Assim, os contextos políticos e sociais de cada país são relevantes para a caracterização dos Determinantes que influenciam a Literacia em Saúde e, consequentemente, os seus níveis. Esta dissertação salientou, também, algo já identificado: a evidente necessidade de mais investigação neste âmbito. |
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Literacia em Saúde: Tendência Evolutiva dos Níveis de Literacia em Saúde e Medidas Implementadas em Portugal, Alemanha e HolandaInstrumentos de AvaliaçãoLiteracia em SaúdePolíticas de SaúdePopulaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde::MedicinaLiteracia em Saúde é definida, pela OMS, como o conjunto de «competências cognitivas e sociais e a capacidade dos indivíduos para acederem à compreensão e ao uso da informação, de forma a promover e manter uma boa saúde». O interesse neste conceito tem aumentado nas últimas décadas – a nível mundial –, devido aos impactes comprovados tanto na saúde dos indivíduos como nos Sistemas de Saúde. Estão também documentados diversos Determinantes que, comprovadamente, influenciam os níveis de Literacia em Saúde das populações e que são explorados nesta dissertação. O presente estudo pretendeu encontrar a tendência evolutiva dos níveis de Literacia em Saúde das populações de Portugal, Alemanha e Holanda; analisar as possíveis correlações existentes entre as tendências evolutivas e os Determinantes de Literacia em Saúde; e, tentar perceber se e como as Políticas de Saúde, programas, ações e medidas implementadas, por cada um dos países, poderão ter influenciado a progressão dos níveis de Literacia em Saúde das suas populações. Realizou-se uma revisão narrativa e mista da literatura sobre o tema Literacia em Saúde; numa primeira fase, uma abordagem quantitativa, numa segunda fase, qualitativa. A progressão dos níveis de Literacia em Saúde dos três países não é muito díspar, contudo, por não existir homogeneidade no tratamento e apresentação dos dados entre os diferentes estudos selecionados, torna-se difícil tirar elações seguras e elaborar comparações rigorosas. Considerando os Determinantes relevantes, juntamente com as Políticas, planos de ação e medidas de cada país, é percetível uma potencial correlação com a evolução dos níveis de Literacia em Saúde das populações. Assim, os contextos políticos e sociais de cada país são relevantes para a caracterização dos Determinantes que influenciam a Literacia em Saúde e, consequentemente, os seus níveis. Esta dissertação salientou, também, algo já identificado: a evidente necessidade de mais investigação neste âmbito.Health Literacy is a concept defined by WHO as a set of cognitive and social skills and the individual ability to understand and use the information, in order to promote and maintain good health. The interest in this concept has grown in the past two decades – worldwide - due to the proven impact both on people’s health and on the Health Systems. There also are identified Determinants, known to influence Health Literacy levels, which were explored in this dissertation. The goals of this study were to find a progression of the Health Literacy levels for Portugal, Germany and Netherlands’ populations; to analyze possible correlations between this progression and the Determinants of Health Literacy; and to try to understand if and how the national health Politics, programs and action plans implemented by each country contributed to evolution of the populations’ Health Literacy levels. A narrative and mixed literacy review on the topic of Health Literacy, was conducted; a quantitative approach, in an initial phase; then, a qualitative approach. The progression of Health Literacy levels are similar, however, due to the lack of methodological homogeneity between the different selected studies, it becomes difficult to rigorously compare them. Taking into account relevant Determinants, together with policies, action plans and measures of each country, their impact on the levels of Health Literacy of each population were perceptible. The political and social context of each country was significant to the characterization of which Determinants influence Health Literacy and its levels. This dissertation also emphasizes that which was previously identified: the clear need for further investigation in this topic.Arriaga, Miguel André Telo deuBibliorumPinheiro, Marta Filipa Marques2023-02-10T16:37:39Z2022-06-222022-04-222022-06-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/12870TID:203183290porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:56:13Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/12870Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:52:22.729640Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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