Percepções das práticas de formação e supervisão : o caso da formação inicial de professores de francês na Universidade Eduardo Mondlane
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/18593 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Línguas Estrangeiras) |
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Percepções das práticas de formação e supervisão : o caso da formação inicial de professores de francês na Universidade Eduardo Mondlane371.13Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Línguas Estrangeiras)O presente estudo de caso foi desenvolvido no âmbito da Supervisão Pedagógica na Educação em Línguas Estrangeiras (Francês), incidindo em percepções das práticas de formação e supervisão dos actores do curso de formação inicial de professores de Francês da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) em Moçambique, Maputo, no ano de 2010. O ponto de partida do estudo centrou-se na reflexão sobre a qualidade do ensino secundário em Moçambique, há muito posta em causa pela sociedade moçambicana, e também sobre a necessidade de melhor compreender a natureza da formação inicial de professores como factor importante de qualificação dos professores. Inscrevendo-se numa visão democrática da educação, o estudo realça o valor de uma pedagogia para a autonomia e da formação reflexiva de professores, sem perder de vista a necessidade de harmonizar as estratégias de formação e de supervisão para desenvolver no formando, futuro professor, as competências necessárias à sua aprendizagem profissional, não somente no contexto do estágio como também ao longo da vida. Os objectivos que nortearam o estudo foram os seguintes: (1) Caracterizar o currículo de formação de professores de Francês na UEM; (2) Analisar percepções dos supervisores/formadores da universidade, professores tutores das escolas e estagiários relativamente à formação e supervisão de professores de Francês da UEM; (3) Analisar percepções do Coordenador do curso de formação de professores de Francês da UEM, relativamente à formação de professores nessa instituição; (4) Identificar constrangimentos e condições de desenvolvimento da qualidade da formação de professores de Francês na UEM. O estudo de caso mobilizou uma metodologia do tipo interpretativo e recorreu a métodos qualitativos na recolha e análise de informação. Os principais foram o inquérito por questionário a supervisores/formadores, professores tutores e estagiários de Francês, e uma entrevista semi-estruturada ao Coordenador do curso. Os dados foram recolhidos directamente pelo investigador. Os resultados do estudo indicam que os actores inquiridos reconhecem diversas potencialidades presentes no curso de formação de professores de Francês, mas também limitações e constrangimentos, nomeadamente relativos às condições em que se opera a formação/supervisão, e também o ensino nas escolas, os quais podem diminuir a qualidade do curso e o seu impacto na qualidade da pedagogia escolar. Com base nos resultados obtidos, são formuladas algumas recomendações para a formação inicial de professores e pistas para estudos futuros.The present case study was developed within the field of Pedagogical Supervision in Language Education (French). It focusses on perceptions of practices related to teacher training and supervision, held by actors of the pre-service French teaching degree in the Universidade Eduardo Mondlane (UEM) in Mozambique, Maputo, in 2010. The starting point for research was our reflection about the quality of secondary school education in Mozambique, which has been questioned by society, and also about the need to better understand the nature of pre-service teacher education as an important factor in teacher qualification. The study advocates a democratic vision of education and highlights the value of pedagogy for autonomy in schools and of reflective teacher education, without loosing sight of the need to articulate teacher education and supervision strategies so that trainees can develop the necessary competences for professional learning, not only within the practicum but also throughout life. The research objectives were as follows: (1) To characterise the curriculum of the French teaching degree programme at UEM; (2) To analyse the perceptions of university supervisors, school tutors and trainee teachers regarding training and supervision in the French teaching degree programme at UEM; (3) To analyse the perceptions of the programme Coordinator regarding teacher training at UEM; (4) To identify constraints and conditions for development as regards the quality of French teacher education at UEM. In the case study, an interpretative methodology was used on the basis of qualitative methods for data collection and analysis. The main methods used were a questionnaire administered to supervsiors, tutors and trainees, and a semistructured interview to the programme coordinator. The data were collected directly by the researcher. The research results show that the participants acknowledge the existence of diverse potentialities in the teaching degree programme, but also limitations and constraints, namely related to the conditions of training/ supervision and teaching in schools, which may reduce the quality of teacher education and its impact upon school pedagogy. On the basis of results, some recommendations for pre-service teacher education and for future research are presented.Vieira, FláviaUniversidade do MinhoMarra, José Bartolomeu Jocene20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/18593porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:13:48Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/18593Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:05:58.561562Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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