As bibliotecas escolares e a dinamização de projectos educativos ao serviço da formação contínua de professores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/11123 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Educação (área de especialização de Supervisão Pedagógica em Ensino do Português) |
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As bibliotecas escolares e a dinamização de projectos educativos ao serviço da formação contínua de professores371.64371.13Dissertação de mestrado em Educação (área de especialização de Supervisão Pedagógica em Ensino do Português)O presente trabalho resulta da necessidade que sentimos de reflectir sobre a realidade educativa, em Portugal, e sobre os problemas (nomeadamente o insucesso escolar e o insucesso educativo) que afectam as escolas e os alunos portugueses, bem como sobre os modos como contribuir para a sua superação. Reportando-nos a estudos nacionais e internacionais, focalizámos essa realidade, procurando conhecê-la melhor, para podermos apresentar propostas sobre o modo de trabalhar das escolas e a melhoria do seu desempenho, aos mais diversos níveis. Para que se possa operar a transformação qualitativa que desejamos, é indispensável a intervenção dos professores. Eles têm responsabilidades especiais no ensino praticado e, à frente de todos os interventores educativos, pela relação de proximidade que estabelecem com os alunos, são um elemento-chave na resposta às exigências da escola. Sendo necessário considerar a formação inicial dos professores, é, igualmente, indispensável apostar na sua qualificação, ao longo da vida. A formação inicial que eles recebem não pode ser vista como um processo completo e terminado, mas como uma base para aquisição de renovados conhecimentos e competências futuras. Neste sentido, os professores necessitam de receber formação contínua, que, se lhes deve ser facultada por entidades e instituições, não pode deixar de lhes ser disponibilizada, igualmente, no espaço concreto onde trabalham, na própria escola. Pelos recursos de que dispõe e pela importância e centralidade que detém, a Biblioteca Escolar constitui-se uma via privilegiada da escola para dinamizar essa formação. Através do seu envolvimento na elaboração, desenvolvimento e concretização de projectos educativos, ela dispõe das melhores condições para materializar, com sucesso, actividades formativas junto dos professores. Essa é uma preocupação central do presente trabalho – reflectirmos acerca do contributo a prestar pela Biblioteca Escolar para a formação contínua de professores, pelo recurso à dinamização de projectos educativos Depois de apresentarmos a fundamentação que considerámos pertinente, orientámos o nosso estudo para a formulação de projectos educativos a dinamizar pela Biblioteca Escolar, capazes de responder às necessidades de formação contínua dos professores e de ajudar a combater os insucessos na escola, centrados em aspectos como: a promoção do acesso às Bibliotecas, a recolha de informação, a correspondência às solicitações das novas TICs, a resposta aos Projecto Educativo e Plano de Actividades da Escola e aos Projectos Curriculares de Escola e de Turma e outros projectos da escola, o desenvolvimento da competência de leitura, o contributo para os valores e a pluralidade de pensamento na escola. Pela via que apresentamos, pretendemos contribuir para a formação contínua de professores e, pela sua intervenção, para a construção de uma escola mais competente e qualificada, capaz de responder, eficazmente, às necessidades educativas dos alunos e de desenvolvimento do país.This work is the result of the necessity we feel of reflecting about the educational reality, in Portugal, and also about problems (especially those related with school unsuccess) which affect Portuguese schools and students. We also consider some contributions to surpass it. Alluding to national and international studies we focalize that reality, trying to know it better, so we can present suggestions about schools‟ working ways and the improvement of their performance at many levels. Teachers‟ intervention is vital to perform the qualitative transformation we wish. They have especial responsibilities towards the practiced teaching and, on the top of the list of all educational interveners, due to their proximate relations with students, are a key element in answering schools‟ demands. Being necessary to consider teachers‟ initial formation, it is, just as well, essential to bet on their qualification through life. The initial formation received by them cannot be seen as a full and finished process, but as a base to acquire renewed knowledge and future competences. In this sense, teachers need to receive continuous formation, which should be facilitated by entities and institutions and must be offered in the place where they work, at their own school. Schools libraries are a privilege way for school to dynamize that formation due to the importance and centrality they have and also for all the resources gathered there. Through their involvement in the elaboration, development and realization of educational projects, it has available the best conditions to operate, successfully, formative activities for teachers. That is the mains concern of this work – to reflect on schools libraries contributions to teachers‟ continuous formation by dynamizing educative projects. After presenting pertinent basis, we have guided our study towards the formulation of educative projects to be dynamized by schools libraries, capable to respond the teachers‟ continuous formation needs and also able to help fighting school unsuccess, based on: promoting access to libraries, gathering information, being in harmony with new CITs‟ appeals, answering to Educative Project, School activities Plan and School and Class Curricular Projects and other school projects, developing reading competence, contributing to values and plurality of thinking at school. On these terms, we intend to contribute to teachers‟ continuous formation and, through their intervention, to form a more competent and qualified school, capable of answering, effectively, to the students‟ educational needs and the country development.Ce présent travail résulte du besoin que nous avons senti de réfléchir sur la réalité éducative, au Portugal, et sur les problèmes (notamment l‟échec scolaire et l‟échec éducatif) qui touchent les écoles et les élèves portugais, ainsi que sur les modes de comment contribuer pour son surpassement. Nous rapportant à des études nationales et internationales, nous focalisons cette réalité, voulant la connaître davantage, pour que nous puissions présenter des propositions sur la manière de travailler des écoles et l‟amélioration de sa performance, aux divers niveaux. Pour qu‟il soit possible opérer la transformation qualitative que nous souhaitons, l‟intervention des enseignants est indispensable. Ils ont les responsabilités spéciales dans l‟enseignement pratiqué et, face à tous les intervenants éducatifs, par la relation de proximité qui ont avec les élèves, ils sont un élément clé dans la réponse aux exigences de l‟école. Étant nécessaire de considérer la formation initial des professeurs, il est également indispensable investir dans leur qualification, tout au long de leur vie. La formation initiale qu‟ils reçoivent ne peut pas être considérée comme un processus complet et terminé, mais comme une base pour l‟acquisition de nouvelles connaissances et compétences futures. Dans ce sens, les professeurs ont besoin de recevoir une formation continue, que si elle leurs doit être faculté par des entités et institutions, ne peut pas laisser d‟être accordé, pareillement, dans un espace concret où ils travaillent, dans la propre école. Par les recours qu‟elle dispose et par l‟importance et la centralité qu‟elle possède, la Bibliothèque Scolaire se constitue dans une voie privilégiée de l‟école pour dynamiser cette formation. A travers de son engagement, elle dispose des meilleurs conditions pour matérialiser, avec succès, les activités formatives auprès des professeurs. C‟est une inquiétude centrale du présent travail – nous reflétons sur la contribution à rendre par la Bibliothèque Scolaire pour la formation continue des professeurs, par le recours à la dynamisation de projets éducatifs. Suite à la présentation de la fondamentation que nous avons considéré pertinente, nous avons orienté notre étude vers la formulation de projets éducatifs à dynamiser par la Bibliothèque Scolaire, capables de répondre aux besoins de la formation continue des professeurs et d‟aider à combattre l‟échec scolaire dans les écoles, centrés dans des aspects comme: la promotion de l‟accès aux Bibliothèques, la remise d‟information, la correspondance aux sollicitations des nouvelles TICs, la réponse aux projets éducatifs et le plan d‟activités de l‟école et aux projets curriculaires de l‟école et de la classe, et ainsi que d‟autres projets de l‟école, le développement de la compétence de la lecture, la contribution pour les valeurs et la pluralité de pensée dans l‟école. Par la voie que nous présentons, nous prétendons contribuer pour la formation continue des professeurs et, par son intervention, pour la construction d‟une école plus compétente et qualifiée, capable de répondre, efficacement, aux besoins éducatifs des élèves et du développement du pays.Silva, Lino MoreiraUniversidade do MinhoAntónio, Celine Reis2009-11-272009-11-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/11123porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:19:54Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/11123Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:12:57.279262Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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