Perceções dos futuros profissionais de Comunicação sobre a importância da Responsabilidade Social Organizacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Guilhermina Rosa Lourenço
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/43345
Resumo: A Responsabilidade Social das Empresas (RSE) tem sido alvo de debate, nomeadamente nos meios empresariais e académicos, relacionados também com a evolução do próprio conceito de empresa e com a aplicação da ética no contexto organizacional. Em consequência, na formação em ciências empresariais, também assistimos a uma crescente preocupação com o ensino deste conceito e com a aquisição de competências relevantes para a sua concretização. A presente investigação visa analisar a perceção dos estudantes de Comunicação Organizacional e o modo como perspetivam a sua atuação profissional futura, no âmbito das temáticas da Responsabilidade Social Empresarial e Ética nos negócios. O estudo foi efetuado com uma amostra de 81 estudantes de ambos os sexos (17,3% homens e 82,7% mulheres), com idades compreendidas entre os 18 e os 49 anos, de natureza quantitativa e exploratória, através de, da análise de dados previamente recolhidos para outro estudo, uma adaptação do trabalho de investigação de Fernandes e Andrade (2017). A técnica utilizada no processo de recolha baseou-se num questionário on-line com recurso à plataforma Google Forms, difundido por email institucional, sendo solicitada a participação dos estudantes de comunicação. Desta forma, este trabalho procura contribuir para a compreensão do efeito da RSE sobre as determinantes estratégicas como prática indispensável na estrutura educativa do país, e, acima de tudo, uma necessidade sentida no mundo empresarial que tem pela frente novos desafios, entre os quais a valorização do capital humano e sustentabilidade dos recursos. Os resultados mostram que os estudantes inquiridos valorizam a responsabilidade social, ética e sustentabilidade, na medida em que os níveis de concordância mostrados relativamente à sua importância foram predominantes. Contudo, quando são abordados aspetos como a importância da obtenção de lucro ou a importância da eficiência da empresa, a RSE parece deixar de ser tão relevante para os inquiridos, predominando as respostas neutras. Além disso, os resultados permitem-nos concluir que os inquiridos nem sempre percecionam o meio dos negócios como estando claramente associado à ética e honestidade.
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