Aprender orientando: aprendizagens dos enfermeiros orientadores em ensino clínico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Marta Sofia da Veiga Moura, 1978-
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/948
Resumo: Tese de mestrado em Ciências da Educação (Área de especialização em Formação de Adultos), apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2007
id RCAP_aa7d754a49c2815cef322c45f447a4df
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/948
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprender orientando: aprendizagens dos enfermeiros orientadores em ensino clínicoFormação inicial de enfermeirosFormação de adultosCompetências profissinaisEnfermagemPortugalTeses de mestradoTese de mestrado em Ciências da Educação (Área de especialização em Formação de Adultos), apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2007O Ensino Clínico como componente prática formativa da Formação Inicial em Enfermagem constitui um importante momento formativo de aquisição e (trans)formação de saberes através do contacto precoce dos alunos com o mundo profissional. Neste sentido, a supervisão clínica adquire um importante papel, sendo entendida como um processo de orientação, acompanhamento e apoio ao aluno, com o intuito de facilitar o seu processo de aprendizagem e promover o desenvolvimento pessoal e profissional.Tomando esta ideia em consideração e aliando-se o facto de o investigador tambémdesempenhar funções de orientação de alunos em ensino clínico, nasceu o interesse emcompreender a aprendizagem desenvolvida sob a perspectiva do enfermeiro orientador (esimultaneamente prestador de cuidados directos ao utente), durante o processo de supervisãoclínica.O estudo desenvolve-se segundo uma abordagem qualitativa, descritiva e interpretativa.Encontra-se organizado em três partes distintas mas interligadas. Na primeira parte desenvolvese o enquadramento teórico de acordo com a problemática do estudo. A segunda parte reportase à metodologia geral de investigação e ao trabalho empírico. A terceira parte engloba a análise e discussão dos dados obtidos através da análise de conteúdo das entrevistas semi-estruturadas realizadas a quatro enfermeiros orientadores de alunos em ensino clínico, prestadores de cuidados num serviço de Urgência Pediátrica de um Hospital da área de Lisboa.Os resultados obtidos revelam que o desenvolvimento da aprendizagem em ensino clínico deenfermagem consiste num processo de natureza reflexiva, que tem na sua base a experiência decada profissional, enquanto sujeito único e singular. Outro aspecto a evidenciar é o facto de aaprendizagem ter um cariz recíproco, ou seja os alunos aprendem, mas os seus orientadorestambém. As aprendizagens desenvolvidas e constatadas pelos sujeitos do estudo são dPires, Ana Luisa de OliveiraRepositório da Universidade de LisboaPereira, Marta Sofia da Veiga Moura, 1978-2010-07-21T10:53:33Z20072007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdftext/xmlhttp://hdl.handle.net/10451/948porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:40:03Zoai:repositorio.ul.pt:10451/948Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:27:40.297306Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprender orientando: aprendizagens dos enfermeiros orientadores em ensino clínico
title Aprender orientando: aprendizagens dos enfermeiros orientadores em ensino clínico
spellingShingle Aprender orientando: aprendizagens dos enfermeiros orientadores em ensino clínico
Pereira, Marta Sofia da Veiga Moura, 1978-
Formação inicial de enfermeiros
Formação de adultos
Competências profissinais
Enfermagem
Portugal
Teses de mestrado
title_short Aprender orientando: aprendizagens dos enfermeiros orientadores em ensino clínico
title_full Aprender orientando: aprendizagens dos enfermeiros orientadores em ensino clínico
title_fullStr Aprender orientando: aprendizagens dos enfermeiros orientadores em ensino clínico
title_full_unstemmed Aprender orientando: aprendizagens dos enfermeiros orientadores em ensino clínico
title_sort Aprender orientando: aprendizagens dos enfermeiros orientadores em ensino clínico
author Pereira, Marta Sofia da Veiga Moura, 1978-
author_facet Pereira, Marta Sofia da Veiga Moura, 1978-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pires, Ana Luisa de Oliveira
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Marta Sofia da Veiga Moura, 1978-
dc.subject.por.fl_str_mv Formação inicial de enfermeiros
Formação de adultos
Competências profissinais
Enfermagem
Portugal
Teses de mestrado
topic Formação inicial de enfermeiros
Formação de adultos
Competências profissinais
Enfermagem
Portugal
Teses de mestrado
description Tese de mestrado em Ciências da Educação (Área de especialização em Formação de Adultos), apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2007
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007-01-01T00:00:00Z
2010-07-21T10:53:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/948
url http://hdl.handle.net/10451/948
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
text/xml
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134158423851008