Aprender orientando: aprendizagens dos enfermeiros orientadores em ensino clínico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/948 |
Resumo: | Tese de mestrado em Ciências da Educação (Área de especialização em Formação de Adultos), apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2007 |
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Aprender orientando: aprendizagens dos enfermeiros orientadores em ensino clínicoFormação inicial de enfermeirosFormação de adultosCompetências profissinaisEnfermagemPortugalTeses de mestradoTese de mestrado em Ciências da Educação (Área de especialização em Formação de Adultos), apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2007O Ensino Clínico como componente prática formativa da Formação Inicial em Enfermagem constitui um importante momento formativo de aquisição e (trans)formação de saberes através do contacto precoce dos alunos com o mundo profissional. Neste sentido, a supervisão clínica adquire um importante papel, sendo entendida como um processo de orientação, acompanhamento e apoio ao aluno, com o intuito de facilitar o seu processo de aprendizagem e promover o desenvolvimento pessoal e profissional.Tomando esta ideia em consideração e aliando-se o facto de o investigador tambémdesempenhar funções de orientação de alunos em ensino clínico, nasceu o interesse emcompreender a aprendizagem desenvolvida sob a perspectiva do enfermeiro orientador (esimultaneamente prestador de cuidados directos ao utente), durante o processo de supervisãoclínica.O estudo desenvolve-se segundo uma abordagem qualitativa, descritiva e interpretativa.Encontra-se organizado em três partes distintas mas interligadas. Na primeira parte desenvolvese o enquadramento teórico de acordo com a problemática do estudo. A segunda parte reportase à metodologia geral de investigação e ao trabalho empírico. A terceira parte engloba a análise e discussão dos dados obtidos através da análise de conteúdo das entrevistas semi-estruturadas realizadas a quatro enfermeiros orientadores de alunos em ensino clínico, prestadores de cuidados num serviço de Urgência Pediátrica de um Hospital da área de Lisboa.Os resultados obtidos revelam que o desenvolvimento da aprendizagem em ensino clínico deenfermagem consiste num processo de natureza reflexiva, que tem na sua base a experiência decada profissional, enquanto sujeito único e singular. Outro aspecto a evidenciar é o facto de aaprendizagem ter um cariz recíproco, ou seja os alunos aprendem, mas os seus orientadorestambém. As aprendizagens desenvolvidas e constatadas pelos sujeitos do estudo são dPires, Ana Luisa de OliveiraRepositório da Universidade de LisboaPereira, Marta Sofia da Veiga Moura, 1978-2010-07-21T10:53:33Z20072007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdftext/xmlhttp://hdl.handle.net/10451/948porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:40:03Zoai:repositorio.ul.pt:10451/948Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:27:40.297306Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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