Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/9893 |
Resumo: | O presente relatório é referente à ação educativa realizada durante a Prática de Ensino Supervisionada, em contexto de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. As instituições onde decorreram os diferentes contextos são de rede pública, sendo dois grupos de crianças de três e de seis anos de idade, respetivamente. Apresentamos a contextualização das instituições envolventes bem como a caracterização de cada um dos grupos. Explanamos ainda um conjunto de experiências de aprendizagem que foram selecionadas, com o intuito de apresentar uma visão integrada da ação educativa desenvolvida nos contextos supra referenciados. A ação pedagógica foi desenvolvida em conjunto com as crianças, as Educadoras de Infância e Professoras Cooperantes valorizando sempre uma ação participativa. Os dados recolhidos sobre os grupos de crianças foram obtidos através de instrumentos de recolha de dados de registo de observação e dos diálogos com o educadora/professora. O trabalho realizado foi fruto da nossa formação académica, da nossa investigação, com o intuito de promover nas crianças aprendizagens significativas, assentes em pedagogias ativas e participativas. Refere-se ainda o respeito pelo ritmo da criança no processo de ensino e aprendizagem e a sua capacidade de interação no meio em que está inserida, pois são elas as protagonistas. |
id |
RCAP_dda09961d9c64bd7a8020a97bcd7ac7f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/9893 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPrática de ensino supervisionadaEducação Pré-Escolar1º Ciclo do Ensino BásicoPedagogia participativaExperiências de aprendizagemO presente relatório é referente à ação educativa realizada durante a Prática de Ensino Supervisionada, em contexto de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. As instituições onde decorreram os diferentes contextos são de rede pública, sendo dois grupos de crianças de três e de seis anos de idade, respetivamente. Apresentamos a contextualização das instituições envolventes bem como a caracterização de cada um dos grupos. Explanamos ainda um conjunto de experiências de aprendizagem que foram selecionadas, com o intuito de apresentar uma visão integrada da ação educativa desenvolvida nos contextos supra referenciados. A ação pedagógica foi desenvolvida em conjunto com as crianças, as Educadoras de Infância e Professoras Cooperantes valorizando sempre uma ação participativa. Os dados recolhidos sobre os grupos de crianças foram obtidos através de instrumentos de recolha de dados de registo de observação e dos diálogos com o educadora/professora. O trabalho realizado foi fruto da nossa formação académica, da nossa investigação, com o intuito de promover nas crianças aprendizagens significativas, assentes em pedagogias ativas e participativas. Refere-se ainda o respeito pelo ritmo da criança no processo de ensino e aprendizagem e a sua capacidade de interação no meio em que está inserida, pois são elas as protagonistas.The present report refers to the educational activities conducted during the Supervised Teaching Practice in the context of Preschool Education and First Primary School. Both contexts are public institutions with two groups of children from three and six years of age, respectively. We present the context of the surrounding institutions as well as the characterization of each group also we explain a set of learning experiences selected in order to present an integrated view of the educational activity developed in the context referenced above. The pedagogical action was developed on a partnership between children, Childhood Educators and Cooperating Teachers always valuing a participatory action. The data collected about the groups of children were obtained through data collection instruments for registration of observation and dialogue with the educator/teacher. The work was the result of our academic training, our investigation, with the aim of promote meaningful learning in young children, based on active and participatory pedagogies. Also note the respect for the pace of the child in the process of teaching and learning and their ability to interact in the environment in which it operates, because they are the protagonists.Castanheira, Manuel Luís PintoRibeiro, Maria do CéuBiblioteca Digital do IPBPereira, Andreia Daniela Fernandes2014-07-11T11:42:06Z20142014-07-172014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/9893TID:201026163porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:23:44Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/9893Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:00:57.643135Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico Pereira, Andreia Daniela Fernandes Prática de ensino supervisionada Educação Pré-Escolar 1º Ciclo do Ensino Básico Pedagogia participativa Experiências de aprendizagem |
title_short |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Pereira, Andreia Daniela Fernandes |
author_facet |
Pereira, Andreia Daniela Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Castanheira, Manuel Luís Pinto Ribeiro, Maria do Céu Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Andreia Daniela Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada Educação Pré-Escolar 1º Ciclo do Ensino Básico Pedagogia participativa Experiências de aprendizagem |
topic |
Prática de ensino supervisionada Educação Pré-Escolar 1º Ciclo do Ensino Básico Pedagogia participativa Experiências de aprendizagem |
description |
O presente relatório é referente à ação educativa realizada durante a Prática de Ensino Supervisionada, em contexto de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. As instituições onde decorreram os diferentes contextos são de rede pública, sendo dois grupos de crianças de três e de seis anos de idade, respetivamente. Apresentamos a contextualização das instituições envolventes bem como a caracterização de cada um dos grupos. Explanamos ainda um conjunto de experiências de aprendizagem que foram selecionadas, com o intuito de apresentar uma visão integrada da ação educativa desenvolvida nos contextos supra referenciados. A ação pedagógica foi desenvolvida em conjunto com as crianças, as Educadoras de Infância e Professoras Cooperantes valorizando sempre uma ação participativa. Os dados recolhidos sobre os grupos de crianças foram obtidos através de instrumentos de recolha de dados de registo de observação e dos diálogos com o educadora/professora. O trabalho realizado foi fruto da nossa formação académica, da nossa investigação, com o intuito de promover nas crianças aprendizagens significativas, assentes em pedagogias ativas e participativas. Refere-se ainda o respeito pelo ritmo da criança no processo de ensino e aprendizagem e a sua capacidade de interação no meio em que está inserida, pois são elas as protagonistas. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-11T11:42:06Z 2014 2014-07-17 2014-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/9893 TID:201026163 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/9893 |
identifier_str_mv |
TID:201026163 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135239227834368 |