Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Andreia Daniela Fernandes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/9893
Resumo: O presente relatório é referente à ação educativa realizada durante a Prática de Ensino Supervisionada, em contexto de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. As instituições onde decorreram os diferentes contextos são de rede pública, sendo dois grupos de crianças de três e de seis anos de idade, respetivamente. Apresentamos a contextualização das instituições envolventes bem como a caracterização de cada um dos grupos. Explanamos ainda um conjunto de experiências de aprendizagem que foram selecionadas, com o intuito de apresentar uma visão integrada da ação educativa desenvolvida nos contextos supra referenciados. A ação pedagógica foi desenvolvida em conjunto com as crianças, as Educadoras de Infância e Professoras Cooperantes valorizando sempre uma ação participativa. Os dados recolhidos sobre os grupos de crianças foram obtidos através de instrumentos de recolha de dados de registo de observação e dos diálogos com o educadora/professora. O trabalho realizado foi fruto da nossa formação académica, da nossa investigação, com o intuito de promover nas crianças aprendizagens significativas, assentes em pedagogias ativas e participativas. Refere-se ainda o respeito pelo ritmo da criança no processo de ensino e aprendizagem e a sua capacidade de interação no meio em que está inserida, pois são elas as protagonistas.
id RCAP_dda09961d9c64bd7a8020a97bcd7ac7f
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/9893
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPrática de ensino supervisionadaEducação Pré-Escolar1º Ciclo do Ensino BásicoPedagogia participativaExperiências de aprendizagemO presente relatório é referente à ação educativa realizada durante a Prática de Ensino Supervisionada, em contexto de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. As instituições onde decorreram os diferentes contextos são de rede pública, sendo dois grupos de crianças de três e de seis anos de idade, respetivamente. Apresentamos a contextualização das instituições envolventes bem como a caracterização de cada um dos grupos. Explanamos ainda um conjunto de experiências de aprendizagem que foram selecionadas, com o intuito de apresentar uma visão integrada da ação educativa desenvolvida nos contextos supra referenciados. A ação pedagógica foi desenvolvida em conjunto com as crianças, as Educadoras de Infância e Professoras Cooperantes valorizando sempre uma ação participativa. Os dados recolhidos sobre os grupos de crianças foram obtidos através de instrumentos de recolha de dados de registo de observação e dos diálogos com o educadora/professora. O trabalho realizado foi fruto da nossa formação académica, da nossa investigação, com o intuito de promover nas crianças aprendizagens significativas, assentes em pedagogias ativas e participativas. Refere-se ainda o respeito pelo ritmo da criança no processo de ensino e aprendizagem e a sua capacidade de interação no meio em que está inserida, pois são elas as protagonistas.The present report refers to the educational activities conducted during the Supervised Teaching Practice in the context of Preschool Education and First Primary School. Both contexts are public institutions with two groups of children from three and six years of age, respectively. We present the context of the surrounding institutions as well as the characterization of each group also we explain a set of learning experiences selected in order to present an integrated view of the educational activity developed in the context referenced above. The pedagogical action was developed on a partnership between children, Childhood Educators and Cooperating Teachers always valuing a participatory action. The data collected about the groups of children were obtained through data collection instruments for registration of observation and dialogue with the educator/teacher. The work was the result of our academic training, our investigation, with the aim of promote meaningful learning in young children, based on active and participatory pedagogies. Also note the respect for the pace of the child in the process of teaching and learning and their ability to interact in the environment in which it operates, because they are the protagonists.Castanheira, Manuel Luís PintoRibeiro, Maria do CéuBiblioteca Digital do IPBPereira, Andreia Daniela Fernandes2014-07-11T11:42:06Z20142014-07-172014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/9893TID:201026163porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:23:44Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/9893Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:00:57.643135Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Pereira, Andreia Daniela Fernandes
Prática de ensino supervisionada
Educação Pré-Escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Pedagogia participativa
Experiências de aprendizagem
title_short Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
author Pereira, Andreia Daniela Fernandes
author_facet Pereira, Andreia Daniela Fernandes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castanheira, Manuel Luís Pinto
Ribeiro, Maria do Céu
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Andreia Daniela Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada
Educação Pré-Escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Pedagogia participativa
Experiências de aprendizagem
topic Prática de ensino supervisionada
Educação Pré-Escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Pedagogia participativa
Experiências de aprendizagem
description O presente relatório é referente à ação educativa realizada durante a Prática de Ensino Supervisionada, em contexto de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. As instituições onde decorreram os diferentes contextos são de rede pública, sendo dois grupos de crianças de três e de seis anos de idade, respetivamente. Apresentamos a contextualização das instituições envolventes bem como a caracterização de cada um dos grupos. Explanamos ainda um conjunto de experiências de aprendizagem que foram selecionadas, com o intuito de apresentar uma visão integrada da ação educativa desenvolvida nos contextos supra referenciados. A ação pedagógica foi desenvolvida em conjunto com as crianças, as Educadoras de Infância e Professoras Cooperantes valorizando sempre uma ação participativa. Os dados recolhidos sobre os grupos de crianças foram obtidos através de instrumentos de recolha de dados de registo de observação e dos diálogos com o educadora/professora. O trabalho realizado foi fruto da nossa formação académica, da nossa investigação, com o intuito de promover nas crianças aprendizagens significativas, assentes em pedagogias ativas e participativas. Refere-se ainda o respeito pelo ritmo da criança no processo de ensino e aprendizagem e a sua capacidade de interação no meio em que está inserida, pois são elas as protagonistas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-11T11:42:06Z
2014
2014-07-17
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/9893
TID:201026163
url http://hdl.handle.net/10198/9893
identifier_str_mv TID:201026163
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135239227834368