Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero junto da turma do 11º3A no ano letivo de 2018/2019

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gama, Ricardo Jorge Cipriano Pereira da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/93473
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
id RCAP_2e02f4db30c988fcbf7c4503ca190966
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/93473
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero junto da turma do 11º3A no ano letivo de 2018/2019PEDAGOGICAL INTERNSHIP REPORT DEVELOPED AT THE SECONDARY SCHOOL OF AVELAR BROTERO WITH CLASS 3A OF THE 11th YEAR IN THE SCHOOL YEAR OF 2018/2019Educação FísicaEstágio PedagógicoPerceçãoIntervenção PedagógicaPhysical EducationPedagogical trainingPerceptionPedagogical interventionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaO presente relatório revela todo o processo desenvolvido durante o Estágio Pedagógico. O Estágio, realizado num contexto real de ensino, permite a aplicação de todos os conhecimentos adquiridos durante os dois ciclos de estudo do ensino superior. Implica a transição da teoria para a prática e da função de aluno para a de professor. Representa a conclusão do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, que foi desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero, com a turma 3A do 11º ano de escolaridade do curso de Economia, no decorrer do ano letivo de 2018/2019. Este relatório apresenta toda a componente prática realizada diariamente na escola. Apresenta e reflete sobre todas as intenções, decisões, sucessos e fracassos sentidos durante o Estágio Pedagógico. Descreve as fases do planeamento, realização e avaliação desenvolvidas com vista o sucesso e evolução dos alunos e da sua aprendizagem, bem como a nossa participação no meio escolar. Neste sentido, o documento é constituído por três capítulos. O primeiro, referente à caracterização do contexto da prática pedagógica, da escola, dos alunos, e dos professores. O segundo, dividido em quatro áreas de atuação: as atividades de ensino-aprendizagem, planeamento, realização e avaliação; as atividades de organização e gestão escolar, com o acompanhamento de um cargo de chefia; os projetos e parcerias educativas, com atividades organizadas para a comunidade escolar; e a atitude ético-profissional. Por último, um trabalho de investigação desenvolvido ao longo do ano, um estudo sobre a perceção de professores e respetivos alunos em relação à prática pedagógica do docente de Educação Física.This report reveals the entire process developed during the pedagogical teachers training. The teachers training, conducted in a real context of teaching, allows the application of all the knowledge acquired during the two cycles of study of higher education. It implies the transition from theory to practice and from student to teacher's function. It represents the conclusion of the master's degree in Physical Education teaching in the basic and secondary teachings of the Faculty of Sports Sciences and Physical Education of the University of Coimbra, which was developed in the secondary school of Avelar Brotero, with class 3A of the 11th year of the economics course, during the school year of 2018/2019.This report presents all the practical component daily performed at school. It presents and reflects on all intentions, decisions, successes and failures felt during the pedagogical training. It describes the phases of planning, realization and evaluation developed with a view to the success and evolution of students and their learning, as well as our participation in the school environment.In this sense, the document consists in three chapters. The first, referring to the characterization of the context of pedagogical practice, school, students, and teachers. The second, divided into four areas of practice: the activities of teaching-learning, planning, realization and evaluation; The activities of school organization and management, with the accompanying of a leadership position; Educational projects and partnerships, with activities organized for the school community; and the ethical-professional attitude. Lastly, a research work developed throughout the year, a study on the perception of teachers and their students in relation to the pedagogical practice of the teacher of physical education.2019-10-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/93473http://hdl.handle.net/10316/93473TID:202673693porGama, Ricardo Jorge Cipriano Pereira dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T09:49:11Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/93473Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:12:24.045870Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero junto da turma do 11º3A no ano letivo de 2018/2019
PEDAGOGICAL INTERNSHIP REPORT DEVELOPED AT THE SECONDARY SCHOOL OF AVELAR BROTERO WITH CLASS 3A OF THE 11th YEAR IN THE SCHOOL YEAR OF 2018/2019
title Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero junto da turma do 11º3A no ano letivo de 2018/2019
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero junto da turma do 11º3A no ano letivo de 2018/2019
Gama, Ricardo Jorge Cipriano Pereira da
Educação Física
Estágio Pedagógico
Perceção
Intervenção Pedagógica
Physical Education
Pedagogical training
Perception
Pedagogical intervention
title_short Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero junto da turma do 11º3A no ano letivo de 2018/2019
title_full Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero junto da turma do 11º3A no ano letivo de 2018/2019
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero junto da turma do 11º3A no ano letivo de 2018/2019
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero junto da turma do 11º3A no ano letivo de 2018/2019
title_sort Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero junto da turma do 11º3A no ano letivo de 2018/2019
author Gama, Ricardo Jorge Cipriano Pereira da
author_facet Gama, Ricardo Jorge Cipriano Pereira da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gama, Ricardo Jorge Cipriano Pereira da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Estágio Pedagógico
Perceção
Intervenção Pedagógica
Physical Education
Pedagogical training
Perception
Pedagogical intervention
topic Educação Física
Estágio Pedagógico
Perceção
Intervenção Pedagógica
Physical Education
Pedagogical training
Perception
Pedagogical intervention
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/93473
http://hdl.handle.net/10316/93473
TID:202673693
url http://hdl.handle.net/10316/93473
identifier_str_mv TID:202673693
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134019916398592