Gestão do transtorno do espectro autista no consultório dentário: uma revisão sistemática integrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faes, Ruben Fernandez
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11816/3970
Resumo: Introdução: O Transtorno do Espectro de Autismo (TEA) é uma doença que afeta aos níveis da comunicação, das relações sociais e do comportamento. As crianças com TEA podem ser um desafio no consultório dentário, já que é, por si só, um ambiente que pode ser hostil para eles. Por isso mesmo, é precisa uma adaptação a todos os níveis para que haja sucesso na intervenção. Objetivos: O objetivo deste estudo é fazer uma revisão bibliográfica das técnicas mais relevantes e efetivas para ter sucesso no consultório dentário com uma criança com TEA Material e métodos: Pesquisa bibliográfica em várias fontes de informação (PubMed, Scielo, EBSCO, ResearchGate) nos últimos 3 anos, relativa a métodos de modificação de conduta na intervenção com crianças com TEA no consultório dentário. Resultados: Foram encontrados 179 artigos no total. Após a aplicação dos critérios de inclusão e de exclusão, 14 artigos fazem parte desta revisão bibliográfica. Discussão: As técnicas de modificação de conduta aplicadas ao TEA, além da dessensibilização sistemática, a modificação ambiental ou a comunicação adaptada são ferramentas necessárias a ter em conta perante uma criança com TEA no consultório dentário; sem esquecer da importância que tem a participação da família no processo, além de outros profissionais da saúde, que podem guiar o Médico Dentista para uma intervenção bem-sucedida. Conclusões: O Médico Dentista deve conhecer o TEA e as suas necessidades individuais, além de saber usar as ferramentas que pode ter nas suas mãos, de modo a dar a melhor atenção às crianças com TEA.
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