Abordagem no tratamento dentário do paciente com transtorno do espectro autista
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/32335 |
Resumo: | De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o transtorno do espetro autista refere-se a um conjunto de condições que são definidas por alterações no comportamento social, linguagem e comunicação, em simultâneo com uma gama limitada de interesses e atividades. Deste grupo de condições faz parte o autismo. A complexidade das particularidades evidenciadas pelos pacientes autistas aumenta muitas vezes a dificuldade da consulta de Medicina Dentária, o que se torna uma questão bastante desafiadora para o clínico. Crianças autistas são um dos desafios da consulta de Odontopediatria. Este facto não se deve apenas à imprevisibilidade do seu comportamento, mas também ao stress e à ansiedade que eles evidenciam durante o tempo em que estão em ambiente de consulta. Os profissionais devem perceber o comportamento típico destas crianças e ter a capacidade de se adaptar às suas circunstâncias, particulares para cada indivíduo. A falta de conhecimento neste campo ou a falta de experiência clínica tornam extremamente difícil a consulta de Medicina Dentária de crianças com transtorno do espetro autista. Atualmente, há muita controvérsia sobre a prevalência de cárie em crianças com autismo. No entanto, existem fatores de risco associados a essa doença como é o caso das dificuldades manifestadas na escovagem, que podem potenciar o desenvolvimento de lesões de cárie. O fluxo reduzido de saliva inerente aos tratamentos farmacológicos a que estas crianças estão sujeitas também pode levar a um aumento das lesões de cárie e é um fator que tem obrigatoriamente que ser considerado. Os Médicos Dentistas devem dar prioridade à prestação de serviços de saúde oral adequados a cada uma destas crianças. Infelizmente, ainda existem muito poucos profissionais que podem corresponder às reais necessidades destes pacientes. Os profissionais devem fazer formação contínua nesta área para que possam cuidar de crianças com necessidades especiais de uma forma individualizada. |
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Abordagem no tratamento dentário do paciente com transtorno do espectro autistaAutistaTranstorno do Espetro AutistaAutismoTratamento dentárioDoença periodontalCárieDental treatmentAutismAutistic Spectrum DisorderPeriodontal diseaseCariesDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da SaúdeDe acordo com a Organização Mundial da Saúde, o transtorno do espetro autista refere-se a um conjunto de condições que são definidas por alterações no comportamento social, linguagem e comunicação, em simultâneo com uma gama limitada de interesses e atividades. Deste grupo de condições faz parte o autismo. A complexidade das particularidades evidenciadas pelos pacientes autistas aumenta muitas vezes a dificuldade da consulta de Medicina Dentária, o que se torna uma questão bastante desafiadora para o clínico. Crianças autistas são um dos desafios da consulta de Odontopediatria. Este facto não se deve apenas à imprevisibilidade do seu comportamento, mas também ao stress e à ansiedade que eles evidenciam durante o tempo em que estão em ambiente de consulta. Os profissionais devem perceber o comportamento típico destas crianças e ter a capacidade de se adaptar às suas circunstâncias, particulares para cada indivíduo. A falta de conhecimento neste campo ou a falta de experiência clínica tornam extremamente difícil a consulta de Medicina Dentária de crianças com transtorno do espetro autista. Atualmente, há muita controvérsia sobre a prevalência de cárie em crianças com autismo. No entanto, existem fatores de risco associados a essa doença como é o caso das dificuldades manifestadas na escovagem, que podem potenciar o desenvolvimento de lesões de cárie. O fluxo reduzido de saliva inerente aos tratamentos farmacológicos a que estas crianças estão sujeitas também pode levar a um aumento das lesões de cárie e é um fator que tem obrigatoriamente que ser considerado. Os Médicos Dentistas devem dar prioridade à prestação de serviços de saúde oral adequados a cada uma destas crianças. Infelizmente, ainda existem muito poucos profissionais que podem corresponder às reais necessidades destes pacientes. Os profissionais devem fazer formação contínua nesta área para que possam cuidar de crianças com necessidades especiais de uma forma individualizada.According to the World Health Organization, autism spectrum disorder refers to a set of conditions that are defined by changes in social behavior, language and communication, simultaneously with a limited range of interests and activities. Autism is part of this set of conditions. The complexity of the particularities evidenced by autistic patients often increases the difficulty of consulting Dental Medicine, which becomes a very challenging issue for the clinician. Autistic children are one of the challenges of the Pediatric Dentistry consultation. This fact is not only due to the unpredictability of their behavior, but also to the stress and anxiety that they show during the time they are in consultation. Professionals must understand the typical behavior of these children and have the ability to adapt to their circumstances, which are particular to each individual. The lack of knowledge in this field or the lack of clinical experience make it extremely difficult to consult dentists in children with autism spectrum disorder. Currently, there is much controversy about the prevalence of caries in children with autism. However, there are risk factors associated with this disease, such as the difficulties manifested in brushing, which can enhance the development of caries lesions. The reduced flow of saliva inherent to the pharmacological treatments to which these children are subjected can also lead to an increase in caries lesions and is a factor that must be considered. Dentists should give priority to providing adequate oral health services to each of these children. Unfortunately, there are still very few professionals who can meet the real needs of these patients. Professionals must undergo continuous training in this area so that they can take care of children with special needs in an individualized way.Seabra, Mariana Pinheiro Torres deVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaAbreu Júnior, Alcion Luiz Soares de2021-03-25T10:40:04Z2020-07-1320202020-07-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/32335TID:202608590porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:37:25Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/32335Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:25:44.815571Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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