Arranjo musical e pedagógico na sala de aula: problemáticas, estratégias e sugestões de trabalho (uma abordagem focada na metodologia Orff)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/7768 |
Resumo: | Relatório apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Educação Musical no 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico |
id |
RCAP_2e535cf98137026226d4e2d76983fc6b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/7768 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Arranjo musical e pedagógico na sala de aula: problemáticas, estratégias e sugestões de trabalho (uma abordagem focada na metodologia Orff)Arranjo instrumentalInstrumental OrffMetodolofia OrffFacilitação da aprendizagemSala de aulaPrática musical em ensembleRelatório apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Educação Musical no 2º e 3º Ciclo do Ensino BásicoContém ficheiros audio, estão disponiveis na Biblioteca Mário Sottomayor CardiaEste relatório incide sobre a minha Prática de Ensino Supervisionada (P.E.S.) na Escola E.B. 2,3 Fernando Pessoa ao longo do ano lectivo de 2010/2011. O desenvolvimento da prática instrumental em ensemble na sala de aula é uma finalidade do programa de Educação Musical. Para a sua eficiente implementação, o professor deverá saber dar resposta a problemas diversos e inevitáveis, como, as diferentes “idades musicais” na sala, o compromisso entre manter qualidade discursiva, estilística e exequibilidade técnica, o uso da performance ao serviço da aprendizagem de conteúdos e competências, a adaptação aos recursos existentes diferenciados da sala de aula. Num esforço de procurar soluções ajustadas pareceu-‐me pertinente analisar e aferir as funções pedagógicas que o arranjo musical pode revestir em contexto educativo, argumentando a ideia, retirada e aferida com base na leitura de uma das mais proeminentes obras didáticas dedicadas à prática instrumental na sala de aula, a Orff-‐schulwerk, de que aquele pode constituir-‐se, quando adequadamente orientado como ferramenta de facilitação, optimização e promoção do ensino e aprendizagem da música.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaRUNSantiago, Francisco Xavier Mateus Pereira Lopes2012-09-06T10:59:22Z2012-032012-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/7768porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:39:56Zoai:run.unl.pt:10362/7768Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:17:42.889826Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Arranjo musical e pedagógico na sala de aula: problemáticas, estratégias e sugestões de trabalho (uma abordagem focada na metodologia Orff) |
title |
Arranjo musical e pedagógico na sala de aula: problemáticas, estratégias e sugestões de trabalho (uma abordagem focada na metodologia Orff) |
spellingShingle |
Arranjo musical e pedagógico na sala de aula: problemáticas, estratégias e sugestões de trabalho (uma abordagem focada na metodologia Orff) Santiago, Francisco Xavier Mateus Pereira Lopes Arranjo instrumental Instrumental Orff Metodolofia Orff Facilitação da aprendizagem Sala de aula Prática musical em ensemble |
title_short |
Arranjo musical e pedagógico na sala de aula: problemáticas, estratégias e sugestões de trabalho (uma abordagem focada na metodologia Orff) |
title_full |
Arranjo musical e pedagógico na sala de aula: problemáticas, estratégias e sugestões de trabalho (uma abordagem focada na metodologia Orff) |
title_fullStr |
Arranjo musical e pedagógico na sala de aula: problemáticas, estratégias e sugestões de trabalho (uma abordagem focada na metodologia Orff) |
title_full_unstemmed |
Arranjo musical e pedagógico na sala de aula: problemáticas, estratégias e sugestões de trabalho (uma abordagem focada na metodologia Orff) |
title_sort |
Arranjo musical e pedagógico na sala de aula: problemáticas, estratégias e sugestões de trabalho (uma abordagem focada na metodologia Orff) |
author |
Santiago, Francisco Xavier Mateus Pereira Lopes |
author_facet |
Santiago, Francisco Xavier Mateus Pereira Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santiago, Francisco Xavier Mateus Pereira Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arranjo instrumental Instrumental Orff Metodolofia Orff Facilitação da aprendizagem Sala de aula Prática musical em ensemble |
topic |
Arranjo instrumental Instrumental Orff Metodolofia Orff Facilitação da aprendizagem Sala de aula Prática musical em ensemble |
description |
Relatório apresentado para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Educação Musical no 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-09-06T10:59:22Z 2012-03 2012-03-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/7768 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/7768 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137824260227072 |