A importância da música na vida dos alunos do 2º Ciclo: a prática instrumental Orff

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Ana Cristina Frutuoso da Costa Moita
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/20220
Resumo: O presente trabalho, realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (P.E.S.), componente integrante do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, pretende, de forma clara, objetiva e concisa, demonstrar a experiência vivida e as atividades desenvolvidas enquanto aluna, observadora e Professora estagiária de turmas do 2º e 3º Ciclo (6º e 8º Ano) de uma escola pública na região de Lisboa durante o Ano Letivo de 2015/2016, bem como realizar uma reflexão crítica sobre a prática do ensino e aprendizagem da música em ambiente de sala de aula no ensino público. Este Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, subordinado ao tema “A Importância da Música na vida dos alunos do 2º Ciclo: a prática instrumental Orff”, desenvolve-se em quatro momentos principais, sob a forma de capítulos: o primeiro, dedicado à disciplina de Educação Musical inserida no contexto das orientações do currículo e outras orientações gerais do Ministério da Educação e Ciência; o segundo relata a conjuntura (matriz social envolvente e população escolar, Projeto Educativo); o terceiro, uma descrição objectiva e fundamentada da actividade desenvolvida na P.E.S. com as turmas envolvidas ao longo do Ano Letivo de 2015/2016, e uma reflexão sobre as aulas observadas e lecionadas; o quarto, procurará lançar as bases para um projecto de investigação centrado na apresentação e discussão teórica das actividades e experiências desenvolvidas junto do universo escolar em que decorreu esta Prática de Ensino Supervisionada, com o objectivo de identificar que importância assume a Música para os alunos do 2º Ciclo.
id RCAP_e8712c8b705ee54306d647aa1a46bb07
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/20220
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância da música na vida dos alunos do 2º Ciclo: a prática instrumental OrffEducação MusicalPrática de EnsinoPrática instrumental OrffMusic EducationAprendizagemTeaching PracticeLearningOrff instrumental practiceDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesO presente trabalho, realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (P.E.S.), componente integrante do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, pretende, de forma clara, objetiva e concisa, demonstrar a experiência vivida e as atividades desenvolvidas enquanto aluna, observadora e Professora estagiária de turmas do 2º e 3º Ciclo (6º e 8º Ano) de uma escola pública na região de Lisboa durante o Ano Letivo de 2015/2016, bem como realizar uma reflexão crítica sobre a prática do ensino e aprendizagem da música em ambiente de sala de aula no ensino público. Este Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, subordinado ao tema “A Importância da Música na vida dos alunos do 2º Ciclo: a prática instrumental Orff”, desenvolve-se em quatro momentos principais, sob a forma de capítulos: o primeiro, dedicado à disciplina de Educação Musical inserida no contexto das orientações do currículo e outras orientações gerais do Ministério da Educação e Ciência; o segundo relata a conjuntura (matriz social envolvente e população escolar, Projeto Educativo); o terceiro, uma descrição objectiva e fundamentada da actividade desenvolvida na P.E.S. com as turmas envolvidas ao longo do Ano Letivo de 2015/2016, e uma reflexão sobre as aulas observadas e lecionadas; o quarto, procurará lançar as bases para um projecto de investigação centrado na apresentação e discussão teórica das actividades e experiências desenvolvidas junto do universo escolar em que decorreu esta Prática de Ensino Supervisionada, com o objectivo de identificar que importância assume a Música para os alunos do 2º Ciclo.The present work, accomplished in the Supervised Teaching Practice (S.T.P.) as a integrated component of the Master in Teaching Musical Education in Elementary Education, aims, in a clear, objective and concise way, to reveal the experience as student, observer and Teacher Trainee of Elementary School classes (6th and 8th grades) as well as a critical reflexion on the teaching practice and learning of music in a class environment in public schools. This Final Report of Supervised Teaching Practice for the Master in Teaching Musical Education in Elementary Education, about “The Importance of Music for 5th and 6th grade Student’s life: Orff instrumental practice ”, consists of four main moments/chapters: the first, contextualizes the Musical Education in the ministerial guidelines; the second describes the context in which the Supervised Teaching Practice occurred (social environment, school population, Educational Project of the School); the third presents in detail the activities developed in the S.T.P. with the classes along the school year of 2015/2016 and a reflection on the observed and taught lessons; the fourth looks forward to a potential investigation project work centred in the theoretical discussion about the activities developed in the S.T.P. in order to identify the importance of music for Elementary School students, namely the 5th and 6th grade ones.Nogueira, JoãoReigado, João Pedro LopesRUNMartins, Ana Cristina Frutuoso da Costa Moita2018-12-13T01:30:22Z2016-12-132016-10-162016-12-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/20220TID:201552280porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:03:47Zoai:run.unl.pt:10362/20220Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:26:03.565857Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância da música na vida dos alunos do 2º Ciclo: a prática instrumental Orff
title A importância da música na vida dos alunos do 2º Ciclo: a prática instrumental Orff
spellingShingle A importância da música na vida dos alunos do 2º Ciclo: a prática instrumental Orff
Martins, Ana Cristina Frutuoso da Costa Moita
Educação Musical
Prática de Ensino
Prática instrumental Orff
Music Education
Aprendizagem
Teaching Practice
Learning
Orff instrumental practice
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
title_short A importância da música na vida dos alunos do 2º Ciclo: a prática instrumental Orff
title_full A importância da música na vida dos alunos do 2º Ciclo: a prática instrumental Orff
title_fullStr A importância da música na vida dos alunos do 2º Ciclo: a prática instrumental Orff
title_full_unstemmed A importância da música na vida dos alunos do 2º Ciclo: a prática instrumental Orff
title_sort A importância da música na vida dos alunos do 2º Ciclo: a prática instrumental Orff
author Martins, Ana Cristina Frutuoso da Costa Moita
author_facet Martins, Ana Cristina Frutuoso da Costa Moita
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nogueira, João
Reigado, João Pedro Lopes
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Ana Cristina Frutuoso da Costa Moita
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Musical
Prática de Ensino
Prática instrumental Orff
Music Education
Aprendizagem
Teaching Practice
Learning
Orff instrumental practice
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
topic Educação Musical
Prática de Ensino
Prática instrumental Orff
Music Education
Aprendizagem
Teaching Practice
Learning
Orff instrumental practice
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
description O presente trabalho, realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (P.E.S.), componente integrante do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, pretende, de forma clara, objetiva e concisa, demonstrar a experiência vivida e as atividades desenvolvidas enquanto aluna, observadora e Professora estagiária de turmas do 2º e 3º Ciclo (6º e 8º Ano) de uma escola pública na região de Lisboa durante o Ano Letivo de 2015/2016, bem como realizar uma reflexão crítica sobre a prática do ensino e aprendizagem da música em ambiente de sala de aula no ensino público. Este Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, subordinado ao tema “A Importância da Música na vida dos alunos do 2º Ciclo: a prática instrumental Orff”, desenvolve-se em quatro momentos principais, sob a forma de capítulos: o primeiro, dedicado à disciplina de Educação Musical inserida no contexto das orientações do currículo e outras orientações gerais do Ministério da Educação e Ciência; o segundo relata a conjuntura (matriz social envolvente e população escolar, Projeto Educativo); o terceiro, uma descrição objectiva e fundamentada da actividade desenvolvida na P.E.S. com as turmas envolvidas ao longo do Ano Letivo de 2015/2016, e uma reflexão sobre as aulas observadas e lecionadas; o quarto, procurará lançar as bases para um projecto de investigação centrado na apresentação e discussão teórica das actividades e experiências desenvolvidas junto do universo escolar em que decorreu esta Prática de Ensino Supervisionada, com o objectivo de identificar que importância assume a Música para os alunos do 2º Ciclo.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-13
2016-10-16
2016-12-13T00:00:00Z
2018-12-13T01:30:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/20220
TID:201552280
url http://hdl.handle.net/10362/20220
identifier_str_mv TID:201552280
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137890885697536