Intervenções psicoeducativas para crianças com paralisia cerebral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Múrias, Ana Raquel Monteiro
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7409
Resumo: A Paralisia Cerebral (PC) teve a denominação de síndrome de Little em 1843, sendo hoje também conhecida pelo termo encefalopatia crónica não progressiva da infância. Segundo Machado (2008), a Paralisia Cerebral é designada como uma perturbação permanente, mas não evolutiva em que a área mais afetada é a nível motor. O termo “atraso mental” não é uma designação desta patologia; contudo, são evidentes melhorias na função cognitiva quando a função motora é estimulada. Os cuidados dispensados pelos técnicos a essas crianças podem atenuar essas limitações, aumentando o grau de participação. O presente estudo terá uma base teórica onde constará a caracterização da patologia - Paralisia Cerebral. Far-se-á, com base em bibliografia especializada, uma comparação entre o que seria esperado numa criança em fase normal de desenvolvimento e aquilo que realmente acontece numa criança com Paralisia Cerebral. Abordar-se-ão a expectativa de vida, a etiologia, as classificações nosológica, topográfica e baseada no grau, diagnóstico e tratamento da Paralisia Cerebral. Posteriormente, será abordada a inclusão da criança no ensino regular e intervenções psicoeducativas mais indicadas para o tratamento e desenvolvimento da aprendizagem.
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