Intervenções psicoeducativas para crianças com paralisia cerebral
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/7409 |
Resumo: | A Paralisia Cerebral (PC) teve a denominação de síndrome de Little em 1843, sendo hoje também conhecida pelo termo encefalopatia crónica não progressiva da infância. Segundo Machado (2008), a Paralisia Cerebral é designada como uma perturbação permanente, mas não evolutiva em que a área mais afetada é a nível motor. O termo “atraso mental” não é uma designação desta patologia; contudo, são evidentes melhorias na função cognitiva quando a função motora é estimulada. Os cuidados dispensados pelos técnicos a essas crianças podem atenuar essas limitações, aumentando o grau de participação. O presente estudo terá uma base teórica onde constará a caracterização da patologia - Paralisia Cerebral. Far-se-á, com base em bibliografia especializada, uma comparação entre o que seria esperado numa criança em fase normal de desenvolvimento e aquilo que realmente acontece numa criança com Paralisia Cerebral. Abordar-se-ão a expectativa de vida, a etiologia, as classificações nosológica, topográfica e baseada no grau, diagnóstico e tratamento da Paralisia Cerebral. Posteriormente, será abordada a inclusão da criança no ensino regular e intervenções psicoeducativas mais indicadas para o tratamento e desenvolvimento da aprendizagem. |
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Intervenções psicoeducativas para crianças com paralisia cerebralParalisia cerebralInclusãoClassificaçãoIntervenção psicoeducativaA Paralisia Cerebral (PC) teve a denominação de síndrome de Little em 1843, sendo hoje também conhecida pelo termo encefalopatia crónica não progressiva da infância. Segundo Machado (2008), a Paralisia Cerebral é designada como uma perturbação permanente, mas não evolutiva em que a área mais afetada é a nível motor. O termo “atraso mental” não é uma designação desta patologia; contudo, são evidentes melhorias na função cognitiva quando a função motora é estimulada. Os cuidados dispensados pelos técnicos a essas crianças podem atenuar essas limitações, aumentando o grau de participação. O presente estudo terá uma base teórica onde constará a caracterização da patologia - Paralisia Cerebral. Far-se-á, com base em bibliografia especializada, uma comparação entre o que seria esperado numa criança em fase normal de desenvolvimento e aquilo que realmente acontece numa criança com Paralisia Cerebral. Abordar-se-ão a expectativa de vida, a etiologia, as classificações nosológica, topográfica e baseada no grau, diagnóstico e tratamento da Paralisia Cerebral. Posteriormente, será abordada a inclusão da criança no ensino regular e intervenções psicoeducativas mais indicadas para o tratamento e desenvolvimento da aprendizagem.Cerebral palsy had the designation of Little syndrome in 1843 and is now also known by the term non-progressive chronic childhood encephalopathy. According to Machado (2008) , Cerebral Palsy is designated as a permanent but non-progressive disorder in which the most affected area is the motor level. The term " mental retardation " is not a designation of this pathology ; However , improvements are evident in cognitive function when motor function is stimulated. The care provided by the technicians to these children can mitigate these limitations by increasing the degree of participation . This study will have a theoretical basis which will include the characterization of the disease - cerebral palsy. It will be far , based on professional literature , a comparison between what would be expected in a child with normal development phase and what actually happens in a child with cerebral palsy. Will be approach life expectancy, the etiology , the nosological classifications, topographic and based on the degree , diagnosis and treatment of cerebral palsy. Subsequently, the inclusion of children in mainstream education and psycho educational interventions best suited for the treatment of learning and development will be addressed.2017-03-07T13:03:43Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7409pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessMúrias, Ana Raquel Monteiroreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:50:08Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7409Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:04:59.550669Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A Paralisia Cerebral (PC) teve a denominação de síndrome de Little em 1843, sendo hoje também conhecida pelo termo encefalopatia crónica não progressiva da infância. Segundo Machado (2008), a Paralisia Cerebral é designada como uma perturbação permanente, mas não evolutiva em que a área mais afetada é a nível motor. O termo “atraso mental” não é uma designação desta patologia; contudo, são evidentes melhorias na função cognitiva quando a função motora é estimulada. Os cuidados dispensados pelos técnicos a essas crianças podem atenuar essas limitações, aumentando o grau de participação. O presente estudo terá uma base teórica onde constará a caracterização da patologia - Paralisia Cerebral. Far-se-á, com base em bibliografia especializada, uma comparação entre o que seria esperado numa criança em fase normal de desenvolvimento e aquilo que realmente acontece numa criança com Paralisia Cerebral. Abordar-se-ão a expectativa de vida, a etiologia, as classificações nosológica, topográfica e baseada no grau, diagnóstico e tratamento da Paralisia Cerebral. Posteriormente, será abordada a inclusão da criança no ensino regular e intervenções psicoeducativas mais indicadas para o tratamento e desenvolvimento da aprendizagem. |
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