Memória e ficção em L'Africain e em Ritournelle de la faim de J.-M. G. Le Clézio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Maria Fernanda Costa Moreira de Oliveira
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10216/56076
Resumo: L‟Africain e Ritournelle de la faim são as duas últimas obras publicadas por J.M.G. Le Clézio. Ambas convocam a memória de um passado, ambas trazem recordações de vivências ligadas ao par parental, ambas gritam contra o esquecimento de factos históricos que não podem ficar apagados no pó do tempo. Mas este grito não tem nada de panfletário ou sequer político. A escrita permite um auto-conhecimento e um dar a conhecer-se que não esgota a vontade de contrariar a efemeridade da vida. O autor, ao revelar o percurso de Ethel em Ritournelle de la faim, ecoando e ficcionando a heroicidade da vida da mãe, serve-se da voz de um narrador que vai deixando transparecer a sua visão do mundo. O mesmo sucedendo com o narrador subjectivo que encontramos em L‟Africain. Aqui, o filho/narrador/ biógrafo traça o retrato não só do médico que viveu em África, grande parte da sua vida, como expõe a sua quota-parte de africaneidade herdada. A ficção em Le Clézio associou-se muitas vezes a uma ideia de regresso às origens. Nesta duas obras, mais do nunca, esse voltar-se para as suas raízes resulta evidente. Em L‟Africain procura perceber o pai que teve e as suas atitudes, bem como as marcas que deixou nele filho/ narrador. A figura da mãe é mais apagada em L‟Africain mas sobressai como figura feminina excepcional em Ritournelle de la faim. Quanto à definição geneológica, L‟Africain situa-se na fronteira entre a biografia, a autobiografia e mantém ainda alguns pontos de contacto com a autoficção. Ritournelle de la faim é indubitavelmente uma ficção, contudo o contexto histórico está recheado de elementos retirados da realidade e a protagonista reflecte traços biográficos da mãe do autor. (...)
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