Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: o papel da comunicação entre crianças nas suas aprendizagens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ameixa, Elisabete
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/18357
Resumo: O presente relatório reflete o percurso de aprendizagem efetuado ao longo das Práticas de Ensino Supervisionadas (PES) em pré-escolar e em 1.0 ciclo, pertencentes ao Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1o Ciclo do Ensino Básico. Estas foram desenvolvidas em duas instituições distintas - Centro Infantil Irene Lisboa e Escola Básica/Jardim-de-infância dos Canaviais. O tema que apresento neste relatório é o papel da comunicação entre crianças nas suas aprendizagens, como tal todos os capítulos vou ao encontro deste referindo o que cada capítulo possibilitou para a concretização de aprendizagens cooperadas. Para que tal fosse possível, tive em consideração o perfil profissional do educador de infância e do professor de 1.0 ciclo e quatro dimensões respetivas, as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, as Metas de Aprendizagem, e o programa de 1º Ciclo da E.B/jl dos Canaviais. Com isto, pude constatar os benefícios da aprendizagem através da cooperação; ABSTRACT: This report reflects the learning process effected in the teaching practice in Pre­ school and Teaching Practice in Primary School, belonging to the Masters in Pre-school Education and Teaching in Basic Education (1st cycle). These were developed in two different institutions- Centro Infantil Irene Lisboa e Escola Básica/Jardim-de-infância dos Canaviais. The theme of this report is the role of communication between children in their learning. In all chapters I try to find the theme, referring what each chapter makes possible for implementation of cooperative learning. To make this possible, I based on the professional profile for pre-school and primary teachers and its four dimensions, the Curriculum Guidelines for Preschool Education, the Learning Goals, and the program of the 1st Cycle EB IJI dos Canaviais. With this, I could see the benefits of learning through cooperation.
id RCAP_2e5cab29961b4684e9bf83b9445db374
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/18357
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: o papel da comunicação entre crianças nas suas aprendizagensInteraçãoComunicaçãoCooperaçãoParesConflito cognitivoComunidade de aprendizagemInteractionCommunicationCooperationPeersCognitive conflictLearning communityO presente relatório reflete o percurso de aprendizagem efetuado ao longo das Práticas de Ensino Supervisionadas (PES) em pré-escolar e em 1.0 ciclo, pertencentes ao Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1o Ciclo do Ensino Básico. Estas foram desenvolvidas em duas instituições distintas - Centro Infantil Irene Lisboa e Escola Básica/Jardim-de-infância dos Canaviais. O tema que apresento neste relatório é o papel da comunicação entre crianças nas suas aprendizagens, como tal todos os capítulos vou ao encontro deste referindo o que cada capítulo possibilitou para a concretização de aprendizagens cooperadas. Para que tal fosse possível, tive em consideração o perfil profissional do educador de infância e do professor de 1.0 ciclo e quatro dimensões respetivas, as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, as Metas de Aprendizagem, e o programa de 1º Ciclo da E.B/jl dos Canaviais. Com isto, pude constatar os benefícios da aprendizagem através da cooperação; ABSTRACT: This report reflects the learning process effected in the teaching practice in Pre­ school and Teaching Practice in Primary School, belonging to the Masters in Pre-school Education and Teaching in Basic Education (1st cycle). These were developed in two different institutions- Centro Infantil Irene Lisboa e Escola Básica/Jardim-de-infância dos Canaviais. The theme of this report is the role of communication between children in their learning. In all chapters I try to find the theme, referring what each chapter makes possible for implementation of cooperative learning. To make this possible, I based on the professional profile for pre-school and primary teachers and its four dimensions, the Curriculum Guidelines for Preschool Education, the Learning Goals, and the program of the 1st Cycle EB IJI dos Canaviais. With this, I could see the benefits of learning through cooperation.Universidade de Évora2016-05-05T09:16:45Z2016-05-052013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/18357http://hdl.handle.net/10174/18357porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt676Ameixa, Elisabeteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:06:27Zoai:dspace.uevora.pt:10174/18357Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:10:16.356597Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: o papel da comunicação entre crianças nas suas aprendizagens
title Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: o papel da comunicação entre crianças nas suas aprendizagens
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: o papel da comunicação entre crianças nas suas aprendizagens
Ameixa, Elisabete
Interação
Comunicação
Cooperação
Pares
Conflito cognitivo
Comunidade de aprendizagem
Interaction
Communication
Cooperation
Peers
Cognitive conflict
Learning community
title_short Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: o papel da comunicação entre crianças nas suas aprendizagens
title_full Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: o papel da comunicação entre crianças nas suas aprendizagens
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: o papel da comunicação entre crianças nas suas aprendizagens
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: o papel da comunicação entre crianças nas suas aprendizagens
title_sort Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: o papel da comunicação entre crianças nas suas aprendizagens
author Ameixa, Elisabete
author_facet Ameixa, Elisabete
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ameixa, Elisabete
dc.subject.por.fl_str_mv Interação
Comunicação
Cooperação
Pares
Conflito cognitivo
Comunidade de aprendizagem
Interaction
Communication
Cooperation
Peers
Cognitive conflict
Learning community
topic Interação
Comunicação
Cooperação
Pares
Conflito cognitivo
Comunidade de aprendizagem
Interaction
Communication
Cooperation
Peers
Cognitive conflict
Learning community
description O presente relatório reflete o percurso de aprendizagem efetuado ao longo das Práticas de Ensino Supervisionadas (PES) em pré-escolar e em 1.0 ciclo, pertencentes ao Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1o Ciclo do Ensino Básico. Estas foram desenvolvidas em duas instituições distintas - Centro Infantil Irene Lisboa e Escola Básica/Jardim-de-infância dos Canaviais. O tema que apresento neste relatório é o papel da comunicação entre crianças nas suas aprendizagens, como tal todos os capítulos vou ao encontro deste referindo o que cada capítulo possibilitou para a concretização de aprendizagens cooperadas. Para que tal fosse possível, tive em consideração o perfil profissional do educador de infância e do professor de 1.0 ciclo e quatro dimensões respetivas, as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, as Metas de Aprendizagem, e o programa de 1º Ciclo da E.B/jl dos Canaviais. Com isto, pude constatar os benefícios da aprendizagem através da cooperação; ABSTRACT: This report reflects the learning process effected in the teaching practice in Pre­ school and Teaching Practice in Primary School, belonging to the Masters in Pre-school Education and Teaching in Basic Education (1st cycle). These were developed in two different institutions- Centro Infantil Irene Lisboa e Escola Básica/Jardim-de-infância dos Canaviais. The theme of this report is the role of communication between children in their learning. In all chapters I try to find the theme, referring what each chapter makes possible for implementation of cooperative learning. To make this possible, I based on the professional profile for pre-school and primary teachers and its four dimensions, the Curriculum Guidelines for Preschool Education, the Learning Goals, and the program of the 1st Cycle EB IJI dos Canaviais. With this, I could see the benefits of learning through cooperation.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2016-05-05T09:16:45Z
2016-05-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/18357
http://hdl.handle.net/10174/18357
url http://hdl.handle.net/10174/18357
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
teses@bib.uevora.pt
676
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136585089810432