O papel das crianças e do educador na gestão de conflitos interpessoais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ana Raquel Jacinto
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/4095
Resumo: Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar
id RCAP_87ca93b1968747a83403634468680ea8
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/4095
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel das crianças e do educador na gestão de conflitos interpessoaisRelações entre paresCompetência socialConflito interpessoalGestão de conflitosPeer’s relationshipsSocial skillsInterpersonal conflictConflict managementRelatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-EscolarEste relatório foi elaborado tendo em conta a Prática Profissional Supervisionada (PPS) em contexto de creche e jardim-de-infância entre os meses de janeiro e maio. O principal objetivo deste documento é o de apresentar e analisar reflexivamente a minha prática, relacionando as minhas vivências em ambos os contextos com os conhecimentos adquiridos ao longo do meu percurso académico e com um referencial teórico que permite sustentar as diferentes ideias e questões abordadas. A PPS decorreu em duas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), ambas localizadas na área metropolitana de Lisboa. Em creche, a PPS decorreu durante o mês de janeiro com um grupo de catorze crianças, com idades compreendidas entre os 12 e os 19 meses de idade. No JI, o período de tempo foi mais longo, ocorrendo entre os meses de fevereiro e maio. O grupo era constituído por vinte e uma crianças, com idades compreendidas entre os 36 meses e os cinco anos de idade. Neste relatório, em primeiro lugar, é apresentada a caracterização de ambos os contextos. Decorrente desta caracterização, são apresentadas as intenções definidas para com os grupos de crianças, com as suas famílias e com as equipas educativas. É ainda apresentada e aprofundada a problemática que revelou ser mais significativa durante a PPS e que reporta ao papel das crianças e do educador na gestão de conflitos interpessoais. Neste sentido, pretende-se analisar alguns comportamentos assumidos pelas crianças durante situações de conflito, bem como motivações e estratégias de resolução. Decorrente deste último aspeto, pretende-se apresentar também o papel que o educador assume durante a gestão de conflito e a seu contributo para a resolução dos mesmos. Ainda neste documento é apresentada uma reflexão da minha prática e do impacto da minha intervenção, bem como da construção da minha identidade profissional.Abstract The present report was developed taking into account the Supervised Professional Practice (SPP) in the educational contexts of nursery and kindergarten between the months of January and May. The main end of this document is to present and reflexively analyze my practice, relating my experience at both contexts with the knowledge gained throughout my academic route and also a theoretical reference which was able to support different addressed ideas. The SSP was developed at two Particular Social Security Institutions (PSSI) located at Lisbon’s metropolitan area. The practice in nursery took place during the month of January with a group of fourteen children, between twelve and nineteen months old. The practice in kindergarten took place between the months of February and May with a group of twenty one children, between 36 months old and five years of age. In this report, due to the characterization of both environments, were outlined my pedagogical intentions in regard the groups of children, their families and the educative teams. Then, is presented and supported the most significant problematic during the SSP regarding children’s and kindergarten teacher’s role in interpersonal conflicts management. It is intended to analyze children’s behavior during conflicts and the motivations and resolution strategies. In regard of resolutions strategies the kindergarten teacher’s role in conflict management is presented and analyzed. The report also includes the reflection of my practice and my intervention, not forgetting about the construction of my professional identity.Costa, Maria de LurdesRCIPLSantos, Ana Raquel Jacinto2015-01-05T15:32:47Z2014-122014-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/4095TID:201348950porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:45:38Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/4095Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:13:35.475591Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel das crianças e do educador na gestão de conflitos interpessoais
title O papel das crianças e do educador na gestão de conflitos interpessoais
spellingShingle O papel das crianças e do educador na gestão de conflitos interpessoais
Santos, Ana Raquel Jacinto
Relações entre pares
Competência social
Conflito interpessoal
Gestão de conflitos
Peer’s relationships
Social skills
Interpersonal conflict
Conflict management
title_short O papel das crianças e do educador na gestão de conflitos interpessoais
title_full O papel das crianças e do educador na gestão de conflitos interpessoais
title_fullStr O papel das crianças e do educador na gestão de conflitos interpessoais
title_full_unstemmed O papel das crianças e do educador na gestão de conflitos interpessoais
title_sort O papel das crianças e do educador na gestão de conflitos interpessoais
author Santos, Ana Raquel Jacinto
author_facet Santos, Ana Raquel Jacinto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Maria de Lurdes
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ana Raquel Jacinto
dc.subject.por.fl_str_mv Relações entre pares
Competência social
Conflito interpessoal
Gestão de conflitos
Peer’s relationships
Social skills
Interpersonal conflict
Conflict management
topic Relações entre pares
Competência social
Conflito interpessoal
Gestão de conflitos
Peer’s relationships
Social skills
Interpersonal conflict
Conflict management
description Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12
2014-12-01T00:00:00Z
2015-01-05T15:32:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/4095
TID:201348950
url http://hdl.handle.net/10400.21/4095
identifier_str_mv TID:201348950
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133393082908672