Formação e emprego: representações de alunos e professores de uma escola profissional de Viseu sobre a relação escola/emprego: um estudo de caso.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/208 |
Resumo: | O presente estudo insere-se na problemática do ensino profissional, no que se refere à relação escola/emprego. Procurou-se apresentar algumas reflexões teóricas, no sentido de contextualizar, a nível de evolução histórica, esta modalidade de ensino, inserindo-a num contexto europeu. No seguimento dessas reflexões acrescentámos outras, no que concerne à situação do ensino profissional na Alemanha, Inglaterra e Espanha. Com este estudo pretendeu-se analisar as representações que os alunos e professores de uma escola profissional de Viseu têm em relação à ligação escola/emprego. Privilegiando o inquérito por questionário, procurámos dar resposta às questões formuladas, tanto para os alunos como para os professores, recorrendo à inferência estatística no sentido de validar ou infirmar as hipóteses que colocámos. Das representações apresentadas pelos alunos e professores destacam-se como factores importantes nesta modalidade de ensino, a sua utilidade prática e a formação de carácter prático, bem como os estágios/formação em contexto de trabalho. Salienta-se ainda o facto de, tanto os alunos como os professores, apresentarem a percepção de que o ensino profissional prepara os alunos de forma a saírem com uma melhor preparação para o mundo do trabalho. |
id |
RCAP_2e60cf428050063b569b39042bb74056 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.upt.pt:11328/208 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Formação e emprego: representações de alunos e professores de uma escola profissional de Viseu sobre a relação escola/emprego: um estudo de caso.Formação profissionalRelação entre escola e empregoRepresentações de aluno e professoresTMEO presente estudo insere-se na problemática do ensino profissional, no que se refere à relação escola/emprego. Procurou-se apresentar algumas reflexões teóricas, no sentido de contextualizar, a nível de evolução histórica, esta modalidade de ensino, inserindo-a num contexto europeu. No seguimento dessas reflexões acrescentámos outras, no que concerne à situação do ensino profissional na Alemanha, Inglaterra e Espanha. Com este estudo pretendeu-se analisar as representações que os alunos e professores de uma escola profissional de Viseu têm em relação à ligação escola/emprego. Privilegiando o inquérito por questionário, procurámos dar resposta às questões formuladas, tanto para os alunos como para os professores, recorrendo à inferência estatística no sentido de validar ou infirmar as hipóteses que colocámos. Das representações apresentadas pelos alunos e professores destacam-se como factores importantes nesta modalidade de ensino, a sua utilidade prática e a formação de carácter prático, bem como os estágios/formação em contexto de trabalho. Salienta-se ainda o facto de, tanto os alunos como os professores, apresentarem a percepção de que o ensino profissional prepara os alunos de forma a saírem com uma melhor preparação para o mundo do trabalho.Orientação: Prof. Doutora Maria José Cardoso Monteiro de Sá-Correia.2013-08-14T18:01:01Z2009-05-19T12:04:24Z2009-05-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSantos, I. C. A. (2008). Formação e emprego: representações de alunos e professores de uma escola profissional de Viseu sobre a relação escola/emprego: um estudo de caso [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/208http://hdl.handle.net/11328/208Santos, I. C. A. (2008). Formação e emprego: representações de alunos e professores de uma escola profissional de Viseu sobre a relação escola/emprego: um estudo de caso [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/208http://hdl.handle.net/11328/208porCota: TME 347Santos, Isabel Cristina de Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:02:46Zoai:repositorio.upt.pt:11328/208Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:38:38.543833Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação e emprego: representações de alunos e professores de uma escola profissional de Viseu sobre a relação escola/emprego: um estudo de caso. |
title |
Formação e emprego: representações de alunos e professores de uma escola profissional de Viseu sobre a relação escola/emprego: um estudo de caso. |
spellingShingle |
Formação e emprego: representações de alunos e professores de uma escola profissional de Viseu sobre a relação escola/emprego: um estudo de caso. Santos, Isabel Cristina de Almeida Formação profissional Relação entre escola e emprego Representações de aluno e professores TME |
title_short |
Formação e emprego: representações de alunos e professores de uma escola profissional de Viseu sobre a relação escola/emprego: um estudo de caso. |
title_full |
Formação e emprego: representações de alunos e professores de uma escola profissional de Viseu sobre a relação escola/emprego: um estudo de caso. |
title_fullStr |
Formação e emprego: representações de alunos e professores de uma escola profissional de Viseu sobre a relação escola/emprego: um estudo de caso. |
title_full_unstemmed |
Formação e emprego: representações de alunos e professores de uma escola profissional de Viseu sobre a relação escola/emprego: um estudo de caso. |
title_sort |
Formação e emprego: representações de alunos e professores de uma escola profissional de Viseu sobre a relação escola/emprego: um estudo de caso. |
author |
Santos, Isabel Cristina de Almeida |
author_facet |
Santos, Isabel Cristina de Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Isabel Cristina de Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação profissional Relação entre escola e emprego Representações de aluno e professores TME |
topic |
Formação profissional Relação entre escola e emprego Representações de aluno e professores TME |
description |
O presente estudo insere-se na problemática do ensino profissional, no que se refere à relação escola/emprego. Procurou-se apresentar algumas reflexões teóricas, no sentido de contextualizar, a nível de evolução histórica, esta modalidade de ensino, inserindo-a num contexto europeu. No seguimento dessas reflexões acrescentámos outras, no que concerne à situação do ensino profissional na Alemanha, Inglaterra e Espanha. Com este estudo pretendeu-se analisar as representações que os alunos e professores de uma escola profissional de Viseu têm em relação à ligação escola/emprego. Privilegiando o inquérito por questionário, procurámos dar resposta às questões formuladas, tanto para os alunos como para os professores, recorrendo à inferência estatística no sentido de validar ou infirmar as hipóteses que colocámos. Das representações apresentadas pelos alunos e professores destacam-se como factores importantes nesta modalidade de ensino, a sua utilidade prática e a formação de carácter prático, bem como os estágios/formação em contexto de trabalho. Salienta-se ainda o facto de, tanto os alunos como os professores, apresentarem a percepção de que o ensino profissional prepara os alunos de forma a saírem com uma melhor preparação para o mundo do trabalho. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-05-19T12:04:24Z 2009-05-19 2013-08-14T18:01:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Santos, I. C. A. (2008). Formação e emprego: representações de alunos e professores de uma escola profissional de Viseu sobre a relação escola/emprego: um estudo de caso [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/208 http://hdl.handle.net/11328/208 Santos, I. C. A. (2008). Formação e emprego: representações de alunos e professores de uma escola profissional de Viseu sobre a relação escola/emprego: um estudo de caso [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/208 http://hdl.handle.net/11328/208 |
identifier_str_mv |
Santos, I. C. A. (2008). Formação e emprego: representações de alunos e professores de uma escola profissional de Viseu sobre a relação escola/emprego: um estudo de caso [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/208 |
url |
http://hdl.handle.net/11328/208 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Cota: TME 347 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134945064517632 |