Formação e emprego: representações de alunos e professores de uma escola profissional de Viseu sobre a relação escola/emprego: um estudo de caso.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Isabel Cristina de Almeida
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/208
Resumo: O presente estudo insere-se na problemática do ensino profissional, no que se refere à relação escola/emprego. Procurou-se apresentar algumas reflexões teóricas, no sentido de contextualizar, a nível de evolução histórica, esta modalidade de ensino, inserindo-a num contexto europeu. No seguimento dessas reflexões acrescentámos outras, no que concerne à situação do ensino profissional na Alemanha, Inglaterra e Espanha. Com este estudo pretendeu-se analisar as representações que os alunos e professores de uma escola profissional de Viseu têm em relação à ligação escola/emprego. Privilegiando o inquérito por questionário, procurámos dar resposta às questões formuladas, tanto para os alunos como para os professores, recorrendo à inferência estatística no sentido de validar ou infirmar as hipóteses que colocámos. Das representações apresentadas pelos alunos e professores destacam-se como factores importantes nesta modalidade de ensino, a sua utilidade prática e a formação de carácter prático, bem como os estágios/formação em contexto de trabalho. Salienta-se ainda o facto de, tanto os alunos como os professores, apresentarem a percepção de que o ensino profissional prepara os alunos de forma a saírem com uma melhor preparação para o mundo do trabalho.
id RCAP_b899dec24a6d758f250811c427751f2f
oai_identifier_str oai:repositorio.uportu.pt:11328/208
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Formação e emprego: representações de alunos e professores de uma escola profissional de Viseu sobre a relação escola/emprego: um estudo de caso.Formação profissionalRelação entre escola e empregoRepresentações de aluno e professoresTMEO presente estudo insere-se na problemática do ensino profissional, no que se refere à relação escola/emprego. Procurou-se apresentar algumas reflexões teóricas, no sentido de contextualizar, a nível de evolução histórica, esta modalidade de ensino, inserindo-a num contexto europeu. No seguimento dessas reflexões acrescentámos outras, no que concerne à situação do ensino profissional na Alemanha, Inglaterra e Espanha. Com este estudo pretendeu-se analisar as representações que os alunos e professores de uma escola profissional de Viseu têm em relação à ligação escola/emprego. Privilegiando o inquérito por questionário, procurámos dar resposta às questões formuladas, tanto para os alunos como para os professores, recorrendo à inferência estatística no sentido de validar ou infirmar as hipóteses que colocámos. Das representações apresentadas pelos alunos e professores destacam-se como factores importantes nesta modalidade de ensino, a sua utilidade prática e a formação de carácter prático, bem como os estágios/formação em contexto de trabalho. Salienta-se ainda o facto de, tanto os alunos como os professores, apresentarem a percepção de que o ensino profissional prepara os alunos de forma a saírem com uma melhor preparação para o mundo do trabalho.2009-05-19T12:04:24Z2013-08-14T18:01:01Z2008-01-01T00:00:00Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/208porCota: TME 347Santos, Isabel Cristina de Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:08:30ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Formação e emprego: representações de alunos e professores de uma escola profissional de Viseu sobre a relação escola/emprego: um estudo de caso.
title Formação e emprego: representações de alunos e professores de uma escola profissional de Viseu sobre a relação escola/emprego: um estudo de caso.
spellingShingle Formação e emprego: representações de alunos e professores de uma escola profissional de Viseu sobre a relação escola/emprego: um estudo de caso.
Santos, Isabel Cristina de Almeida
Formação profissional
Relação entre escola e emprego
Representações de aluno e professores
TME
title_short Formação e emprego: representações de alunos e professores de uma escola profissional de Viseu sobre a relação escola/emprego: um estudo de caso.
title_full Formação e emprego: representações de alunos e professores de uma escola profissional de Viseu sobre a relação escola/emprego: um estudo de caso.
title_fullStr Formação e emprego: representações de alunos e professores de uma escola profissional de Viseu sobre a relação escola/emprego: um estudo de caso.
title_full_unstemmed Formação e emprego: representações de alunos e professores de uma escola profissional de Viseu sobre a relação escola/emprego: um estudo de caso.
title_sort Formação e emprego: representações de alunos e professores de uma escola profissional de Viseu sobre a relação escola/emprego: um estudo de caso.
author Santos, Isabel Cristina de Almeida
author_facet Santos, Isabel Cristina de Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Isabel Cristina de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Formação profissional
Relação entre escola e emprego
Representações de aluno e professores
TME
topic Formação profissional
Relação entre escola e emprego
Representações de aluno e professores
TME
description O presente estudo insere-se na problemática do ensino profissional, no que se refere à relação escola/emprego. Procurou-se apresentar algumas reflexões teóricas, no sentido de contextualizar, a nível de evolução histórica, esta modalidade de ensino, inserindo-a num contexto europeu. No seguimento dessas reflexões acrescentámos outras, no que concerne à situação do ensino profissional na Alemanha, Inglaterra e Espanha. Com este estudo pretendeu-se analisar as representações que os alunos e professores de uma escola profissional de Viseu têm em relação à ligação escola/emprego. Privilegiando o inquérito por questionário, procurámos dar resposta às questões formuladas, tanto para os alunos como para os professores, recorrendo à inferência estatística no sentido de validar ou infirmar as hipóteses que colocámos. Das representações apresentadas pelos alunos e professores destacam-se como factores importantes nesta modalidade de ensino, a sua utilidade prática e a formação de carácter prático, bem como os estágios/formação em contexto de trabalho. Salienta-se ainda o facto de, tanto os alunos como os professores, apresentarem a percepção de que o ensino profissional prepara os alunos de forma a saírem com uma melhor preparação para o mundo do trabalho.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-01T00:00:00Z
2008
2009-05-19T12:04:24Z
2013-08-14T18:01:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/208
url http://hdl.handle.net/11328/208
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cota: TME 347
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302546352701440