Formação e emprego: representações de alunos e professores de uma escola profissional de Viseu sobre a relação escola/emprego: um estudo de caso.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/208 |
Resumo: | O presente estudo insere-se na problemática do ensino profissional, no que se refere à relação escola/emprego. Procurou-se apresentar algumas reflexões teóricas, no sentido de contextualizar, a nível de evolução histórica, esta modalidade de ensino, inserindo-a num contexto europeu. No seguimento dessas reflexões acrescentámos outras, no que concerne à situação do ensino profissional na Alemanha, Inglaterra e Espanha. Com este estudo pretendeu-se analisar as representações que os alunos e professores de uma escola profissional de Viseu têm em relação à ligação escola/emprego. Privilegiando o inquérito por questionário, procurámos dar resposta às questões formuladas, tanto para os alunos como para os professores, recorrendo à inferência estatística no sentido de validar ou infirmar as hipóteses que colocámos. Das representações apresentadas pelos alunos e professores destacam-se como factores importantes nesta modalidade de ensino, a sua utilidade prática e a formação de carácter prático, bem como os estágios/formação em contexto de trabalho. Salienta-se ainda o facto de, tanto os alunos como os professores, apresentarem a percepção de que o ensino profissional prepara os alunos de forma a saírem com uma melhor preparação para o mundo do trabalho. |
id |
RCAP_b899dec24a6d758f250811c427751f2f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uportu.pt:11328/208 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação e emprego: representações de alunos e professores de uma escola profissional de Viseu sobre a relação escola/emprego: um estudo de caso.Formação profissionalRelação entre escola e empregoRepresentações de aluno e professoresTMEO presente estudo insere-se na problemática do ensino profissional, no que se refere à relação escola/emprego. Procurou-se apresentar algumas reflexões teóricas, no sentido de contextualizar, a nível de evolução histórica, esta modalidade de ensino, inserindo-a num contexto europeu. No seguimento dessas reflexões acrescentámos outras, no que concerne à situação do ensino profissional na Alemanha, Inglaterra e Espanha. Com este estudo pretendeu-se analisar as representações que os alunos e professores de uma escola profissional de Viseu têm em relação à ligação escola/emprego. Privilegiando o inquérito por questionário, procurámos dar resposta às questões formuladas, tanto para os alunos como para os professores, recorrendo à inferência estatística no sentido de validar ou infirmar as hipóteses que colocámos. Das representações apresentadas pelos alunos e professores destacam-se como factores importantes nesta modalidade de ensino, a sua utilidade prática e a formação de carácter prático, bem como os estágios/formação em contexto de trabalho. Salienta-se ainda o facto de, tanto os alunos como os professores, apresentarem a percepção de que o ensino profissional prepara os alunos de forma a saírem com uma melhor preparação para o mundo do trabalho.2009-05-19T12:04:24Z2013-08-14T18:01:01Z2008-01-01T00:00:00Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/208porCota: TME 347Santos, Isabel Cristina de Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:08:30ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação e emprego: representações de alunos e professores de uma escola profissional de Viseu sobre a relação escola/emprego: um estudo de caso. |
title |
Formação e emprego: representações de alunos e professores de uma escola profissional de Viseu sobre a relação escola/emprego: um estudo de caso. |
spellingShingle |
Formação e emprego: representações de alunos e professores de uma escola profissional de Viseu sobre a relação escola/emprego: um estudo de caso. Santos, Isabel Cristina de Almeida Formação profissional Relação entre escola e emprego Representações de aluno e professores TME |
title_short |
Formação e emprego: representações de alunos e professores de uma escola profissional de Viseu sobre a relação escola/emprego: um estudo de caso. |
title_full |
Formação e emprego: representações de alunos e professores de uma escola profissional de Viseu sobre a relação escola/emprego: um estudo de caso. |
title_fullStr |
Formação e emprego: representações de alunos e professores de uma escola profissional de Viseu sobre a relação escola/emprego: um estudo de caso. |
title_full_unstemmed |
Formação e emprego: representações de alunos e professores de uma escola profissional de Viseu sobre a relação escola/emprego: um estudo de caso. |
title_sort |
Formação e emprego: representações de alunos e professores de uma escola profissional de Viseu sobre a relação escola/emprego: um estudo de caso. |
author |
Santos, Isabel Cristina de Almeida |
author_facet |
Santos, Isabel Cristina de Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Isabel Cristina de Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação profissional Relação entre escola e emprego Representações de aluno e professores TME |
topic |
Formação profissional Relação entre escola e emprego Representações de aluno e professores TME |
description |
O presente estudo insere-se na problemática do ensino profissional, no que se refere à relação escola/emprego. Procurou-se apresentar algumas reflexões teóricas, no sentido de contextualizar, a nível de evolução histórica, esta modalidade de ensino, inserindo-a num contexto europeu. No seguimento dessas reflexões acrescentámos outras, no que concerne à situação do ensino profissional na Alemanha, Inglaterra e Espanha. Com este estudo pretendeu-se analisar as representações que os alunos e professores de uma escola profissional de Viseu têm em relação à ligação escola/emprego. Privilegiando o inquérito por questionário, procurámos dar resposta às questões formuladas, tanto para os alunos como para os professores, recorrendo à inferência estatística no sentido de validar ou infirmar as hipóteses que colocámos. Das representações apresentadas pelos alunos e professores destacam-se como factores importantes nesta modalidade de ensino, a sua utilidade prática e a formação de carácter prático, bem como os estágios/formação em contexto de trabalho. Salienta-se ainda o facto de, tanto os alunos como os professores, apresentarem a percepção de que o ensino profissional prepara os alunos de forma a saírem com uma melhor preparação para o mundo do trabalho. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-01-01T00:00:00Z 2008 2009-05-19T12:04:24Z 2013-08-14T18:01:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11328/208 |
url |
http://hdl.handle.net/11328/208 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Cota: TME 347 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777302546352701440 |