Promoção turística e (re)construção social da realidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conceição, Cristina Palma
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/805
Resumo: Fenómeno social de grande impacto no mundo de hoje, o turismo tem sido, no entanto, frequentemente afastado das agendas de investigação sociológica. O presente artigo procura explorar algumas das questões que este tipo de viagens suscita, centrando-se em particular sobre o discurso publicitário das operadoras turísticas a operar em Portugal. Comercializando um produto de contornos bastante específicos, a oferta turística opera, através da promoção, um complexo processo de (re)construção social da realidade, indispensável na transformação do espaço turístico num espaço privilegiado de consumo nos tempos de lazer. Merece particular atenção o carácter "extra-ordinário" conferido por aquele discurso ao produto turístico.
id RCAP_2e7030d5b9be42cb0c622c3febc471fc
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/805
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Promoção turística e (re)construção social da realidadeTurismoProduto turísticoPublicidadeProdução/consumoTourismTouristic productAdvertisingProduction/consumptionFenómeno social de grande impacto no mundo de hoje, o turismo tem sido, no entanto, frequentemente afastado das agendas de investigação sociológica. O presente artigo procura explorar algumas das questões que este tipo de viagens suscita, centrando-se em particular sobre o discurso publicitário das operadoras turísticas a operar em Portugal. Comercializando um produto de contornos bastante específicos, a oferta turística opera, através da promoção, um complexo processo de (re)construção social da realidade, indispensável na transformação do espaço turístico num espaço privilegiado de consumo nos tempos de lazer. Merece particular atenção o carácter "extra-ordinário" conferido por aquele discurso ao produto turístico.Tourism is a social phenomenon with great impact on the world today, but one which has often been missing from the agendas of sociological research. This article explores some of the questions raised by this type of travelling, focusing particular attention on the advertising discourse of tour operators working in Portugal. Marketing a very specific product, suppliers of tourism use promotion to put into motion a complex process for the social (re)construction of reality, which is indispensable for transforming tourism into a privileged area of leisure time consumption. Of particular note is the "extra-ordinary" quality conferred to the touristic product by this discourse.Phénomène social à fort impact dans le monde d’aujourd’hui, le tourisme est cependant souvent écarté des agendas de recherche sociologique. Cet article cherche à explorer quelques-unes des questions que ce type de voyages suscite, en se centrant plus particulièrement sur le discours publicitaire des opérateurs touristiques qui exercent au Portugal. En commercialisant un produit aux contours assez spécifiques, l’offre touristique opère, au moyen de la promotion, un processus complexe de (re)construction sociale de la réalité, indispensable à la transformation de l’espace touristique en un espace privilégié de consommation lors des loisirs. Le caractère "extra-ordinaire" que confère ce discours au produit touristique mérite une attention particulière.Fenómeno social de gran impacto en el mundo de hoy, el turismo ha sido no en tanto, apartado frecuentemente de las agencias de investigación sociológica. El presente artículo procura explorar algunas de las cuestiones que este tipo de viajes suscita, centrándose en particular sobre el discurso publicitario de las operadoras turísticas a trabajar en Portugal. Comercializado un producto de contornos bastante específicos, la oferta turística trabaja mediante la promoción, un complejo proceso de (re) construcción social de la realidad, indispensable en la transformación de l espacio turístico en un espacio privilegiado de consumo en los tiempos de ocio. Merece particular atención el carácter "extra-ordinario" dado por aquél discurso al producto turístico.CIES-ISCTE / CELTA2008-11-20T16:47:10Z1998-12-01T00:00:00Z1998-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/805por0873-6529Conceição, Cristina Palmainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:51:57Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/805Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:25:49.699504Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Promoção turística e (re)construção social da realidade
title Promoção turística e (re)construção social da realidade
spellingShingle Promoção turística e (re)construção social da realidade
Conceição, Cristina Palma
Turismo
Produto turístico
Publicidade
Produção/consumo
Tourism
Touristic product
Advertising
Production/consumption
title_short Promoção turística e (re)construção social da realidade
title_full Promoção turística e (re)construção social da realidade
title_fullStr Promoção turística e (re)construção social da realidade
title_full_unstemmed Promoção turística e (re)construção social da realidade
title_sort Promoção turística e (re)construção social da realidade
author Conceição, Cristina Palma
author_facet Conceição, Cristina Palma
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Conceição, Cristina Palma
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo
Produto turístico
Publicidade
Produção/consumo
Tourism
Touristic product
Advertising
Production/consumption
topic Turismo
Produto turístico
Publicidade
Produção/consumo
Tourism
Touristic product
Advertising
Production/consumption
description Fenómeno social de grande impacto no mundo de hoje, o turismo tem sido, no entanto, frequentemente afastado das agendas de investigação sociológica. O presente artigo procura explorar algumas das questões que este tipo de viagens suscita, centrando-se em particular sobre o discurso publicitário das operadoras turísticas a operar em Portugal. Comercializando um produto de contornos bastante específicos, a oferta turística opera, através da promoção, um complexo processo de (re)construção social da realidade, indispensável na transformação do espaço turístico num espaço privilegiado de consumo nos tempos de lazer. Merece particular atenção o carácter "extra-ordinário" conferido por aquele discurso ao produto turístico.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-12-01T00:00:00Z
1998-12
2008-11-20T16:47:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/805
url http://hdl.handle.net/10071/805
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0873-6529
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CIES-ISCTE / CELTA
publisher.none.fl_str_mv CIES-ISCTE / CELTA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134821004345344