Promoção turística e (re)construção social da realidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1998 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/805 |
Resumo: | Fenómeno social de grande impacto no mundo de hoje, o turismo tem sido, no entanto, frequentemente afastado das agendas de investigação sociológica. O presente artigo procura explorar algumas das questões que este tipo de viagens suscita, centrando-se em particular sobre o discurso publicitário das operadoras turísticas a operar em Portugal. Comercializando um produto de contornos bastante específicos, a oferta turística opera, através da promoção, um complexo processo de (re)construção social da realidade, indispensável na transformação do espaço turístico num espaço privilegiado de consumo nos tempos de lazer. Merece particular atenção o carácter "extra-ordinário" conferido por aquele discurso ao produto turístico. |
id |
RCAP_2e7030d5b9be42cb0c622c3febc471fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/805 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Promoção turística e (re)construção social da realidadeTurismoProduto turísticoPublicidadeProdução/consumoTourismTouristic productAdvertisingProduction/consumptionFenómeno social de grande impacto no mundo de hoje, o turismo tem sido, no entanto, frequentemente afastado das agendas de investigação sociológica. O presente artigo procura explorar algumas das questões que este tipo de viagens suscita, centrando-se em particular sobre o discurso publicitário das operadoras turísticas a operar em Portugal. Comercializando um produto de contornos bastante específicos, a oferta turística opera, através da promoção, um complexo processo de (re)construção social da realidade, indispensável na transformação do espaço turístico num espaço privilegiado de consumo nos tempos de lazer. Merece particular atenção o carácter "extra-ordinário" conferido por aquele discurso ao produto turístico.Tourism is a social phenomenon with great impact on the world today, but one which has often been missing from the agendas of sociological research. This article explores some of the questions raised by this type of travelling, focusing particular attention on the advertising discourse of tour operators working in Portugal. Marketing a very specific product, suppliers of tourism use promotion to put into motion a complex process for the social (re)construction of reality, which is indispensable for transforming tourism into a privileged area of leisure time consumption. Of particular note is the "extra-ordinary" quality conferred to the touristic product by this discourse.Phénomène social à fort impact dans le monde d’aujourd’hui, le tourisme est cependant souvent écarté des agendas de recherche sociologique. Cet article cherche à explorer quelques-unes des questions que ce type de voyages suscite, en se centrant plus particulièrement sur le discours publicitaire des opérateurs touristiques qui exercent au Portugal. En commercialisant un produit aux contours assez spécifiques, l’offre touristique opère, au moyen de la promotion, un processus complexe de (re)construction sociale de la réalité, indispensable à la transformation de l’espace touristique en un espace privilégié de consommation lors des loisirs. Le caractère "extra-ordinaire" que confère ce discours au produit touristique mérite une attention particulière.Fenómeno social de gran impacto en el mundo de hoy, el turismo ha sido no en tanto, apartado frecuentemente de las agencias de investigación sociológica. El presente artículo procura explorar algunas de las cuestiones que este tipo de viajes suscita, centrándose en particular sobre el discurso publicitario de las operadoras turísticas a trabajar en Portugal. Comercializado un producto de contornos bastante específicos, la oferta turística trabaja mediante la promoción, un complejo proceso de (re) construcción social de la realidad, indispensable en la transformación de l espacio turístico en un espacio privilegiado de consumo en los tiempos de ocio. Merece particular atención el carácter "extra-ordinario" dado por aquél discurso al producto turístico.CIES-ISCTE / CELTA2008-11-20T16:47:10Z1998-12-01T00:00:00Z1998-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/805por0873-6529Conceição, Cristina Palmainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:51:57Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/805Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:25:49.699504Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Promoção turística e (re)construção social da realidade |
title |
Promoção turística e (re)construção social da realidade |
spellingShingle |
Promoção turística e (re)construção social da realidade Conceição, Cristina Palma Turismo Produto turístico Publicidade Produção/consumo Tourism Touristic product Advertising Production/consumption |
title_short |
Promoção turística e (re)construção social da realidade |
title_full |
Promoção turística e (re)construção social da realidade |
title_fullStr |
Promoção turística e (re)construção social da realidade |
title_full_unstemmed |
Promoção turística e (re)construção social da realidade |
title_sort |
Promoção turística e (re)construção social da realidade |
author |
Conceição, Cristina Palma |
author_facet |
Conceição, Cristina Palma |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Conceição, Cristina Palma |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Turismo Produto turístico Publicidade Produção/consumo Tourism Touristic product Advertising Production/consumption |
topic |
Turismo Produto turístico Publicidade Produção/consumo Tourism Touristic product Advertising Production/consumption |
description |
Fenómeno social de grande impacto no mundo de hoje, o turismo tem sido, no entanto, frequentemente afastado das agendas de investigação sociológica. O presente artigo procura explorar algumas das questões que este tipo de viagens suscita, centrando-se em particular sobre o discurso publicitário das operadoras turísticas a operar em Portugal. Comercializando um produto de contornos bastante específicos, a oferta turística opera, através da promoção, um complexo processo de (re)construção social da realidade, indispensável na transformação do espaço turístico num espaço privilegiado de consumo nos tempos de lazer. Merece particular atenção o carácter "extra-ordinário" conferido por aquele discurso ao produto turístico. |
publishDate |
1998 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1998-12-01T00:00:00Z 1998-12 2008-11-20T16:47:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/805 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/805 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
0873-6529 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CIES-ISCTE / CELTA |
publisher.none.fl_str_mv |
CIES-ISCTE / CELTA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134821004345344 |