A bailarina de Dança Oriental como atleta afetivo: por uma ação cinético-cênica potencializadora de afetos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/51477 |
Resumo: | O presente trabalho pretende verificar a aplicabilidade dos princípios teatrais desejados pelo ator e pensador Antonin Artaud e dos conceitos teorizados por Gilles Deleuze – respectivamente os conceitos de atletismo afetivo e de corpo-sem-órgãos -, na Dança Oriental (Raqs Sharqi). Verifica-se que, hoje, a dança Árabe, no seu estilo clássico, por sofrer grande influência Ocidental – devido ao aumento significativo de bailarinas estrangeiras atuando no Egito e em outros países Árabes -, tem sido apresentada nos últimos anos distanciando-se de suas raízes de caráter participativo, relacional e em comunhão com a música, desconectando a(o)s bailarina(o)s da vivência do momento presente e da relação com o público, acompanhando a tendência comercial de padronização e imitação. O objetivo desta dissertação é questionar o cenário encontrado na Dança Oriental atual, através da observação e vivência em workshops, festivais de dança e performances em restaurantes Árabes. Através de uma reflexão sobre os conceitos teatrais e filosóficos dos autores mencionados acima e de seu espelhamento no contexto da Dança Oriental, pretendemos verificar se é possível buscar, na prática desta dança, uma experiência mais orgânica, expressiva, relacional e potencializadora de afetos, preconizando a vivência do momento presente. |
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A bailarina de Dança Oriental como atleta afetivo: por uma ação cinético-cênica potencializadora de afetosDança OrientalBailadoAtleta afetivoCorpo-sem-órgãosOrganicidadeExpressividadeOriental danceAffective athleteBody-without-organsOrganicityExpressivenessO presente trabalho pretende verificar a aplicabilidade dos princípios teatrais desejados pelo ator e pensador Antonin Artaud e dos conceitos teorizados por Gilles Deleuze – respectivamente os conceitos de atletismo afetivo e de corpo-sem-órgãos -, na Dança Oriental (Raqs Sharqi). Verifica-se que, hoje, a dança Árabe, no seu estilo clássico, por sofrer grande influência Ocidental – devido ao aumento significativo de bailarinas estrangeiras atuando no Egito e em outros países Árabes -, tem sido apresentada nos últimos anos distanciando-se de suas raízes de caráter participativo, relacional e em comunhão com a música, desconectando a(o)s bailarina(o)s da vivência do momento presente e da relação com o público, acompanhando a tendência comercial de padronização e imitação. O objetivo desta dissertação é questionar o cenário encontrado na Dança Oriental atual, através da observação e vivência em workshops, festivais de dança e performances em restaurantes Árabes. Através de uma reflexão sobre os conceitos teatrais e filosóficos dos autores mencionados acima e de seu espelhamento no contexto da Dança Oriental, pretendemos verificar se é possível buscar, na prática desta dança, uma experiência mais orgânica, expressiva, relacional e potencializadora de afetos, preconizando a vivência do momento presente.The present work intends to verify the applicability of the theater principles desired by the actor and thinker Antonin Artaud and the idea of the philosopher Gilles Deleuze, respectively, their concepts of affective athletism and body-without-organs, to the Oriental Dance (Raqs Sharqi). It turns out that, nowadays, the Arabic dance, on its classical form, with the great Western influence - due to the significant increase of foreign dancers performing in Egypt and other Arab countries - has been presented in recent years distancing itself from the roots of a participatory approach, relational and communal character with music, disconnecting the dancer from the experience of the present moment and the relationship with the audience, following the commercial tendency of standardization and imitation. The objective of this dissertation is to question the scenario found in the current Oriental Dance, through observation and experience in workshops, dance festivals and performances in Arab restaurants. Through a reflection on the theatrical and philosophical concepts of the authors mentioned above and their mirroring in the context of Oriental Dance, we intend to verify if it is possible to seek, in the practice of this dance, a more organic, expressive, relational and potentiating of affections experience, advocating the experience of the present moment.Coelho, Sílvia PintoRUNSilveira, Vanessa Costa da2018-11-12T11:31:11Z2018-09-192018-03-282018-09-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/51477TID:201977532porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:25:41Zoai:run.unl.pt:10362/51477Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:32:26.650081Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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