A bailarina de Dança Oriental como atleta afetivo: por uma ação cinético-cênica potencializadora de afetos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Vanessa Costa da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/51477
Resumo: O presente trabalho pretende verificar a aplicabilidade dos princípios teatrais desejados pelo ator e pensador Antonin Artaud e dos conceitos teorizados por Gilles Deleuze – respectivamente os conceitos de atletismo afetivo e de corpo-sem-órgãos -, na Dança Oriental (Raqs Sharqi). Verifica-se que, hoje, a dança Árabe, no seu estilo clássico, por sofrer grande influência Ocidental – devido ao aumento significativo de bailarinas estrangeiras atuando no Egito e em outros países Árabes -, tem sido apresentada nos últimos anos distanciando-se de suas raízes de caráter participativo, relacional e em comunhão com a música, desconectando a(o)s bailarina(o)s da vivência do momento presente e da relação com o público, acompanhando a tendência comercial de padronização e imitação. O objetivo desta dissertação é questionar o cenário encontrado na Dança Oriental atual, através da observação e vivência em workshops, festivais de dança e performances em restaurantes Árabes. Através de uma reflexão sobre os conceitos teatrais e filosóficos dos autores mencionados acima e de seu espelhamento no contexto da Dança Oriental, pretendemos verificar se é possível buscar, na prática desta dança, uma experiência mais orgânica, expressiva, relacional e potencializadora de afetos, preconizando a vivência do momento presente.
id RCAP_2ecae2ea24dbb3144a5a3fe5a8a3808d
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/51477
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A bailarina de Dança Oriental como atleta afetivo: por uma ação cinético-cênica potencializadora de afetosDança OrientalBailadoAtleta afetivoCorpo-sem-órgãosOrganicidadeExpressividadeOriental danceAffective athleteBody-without-organsOrganicityExpressivenessO presente trabalho pretende verificar a aplicabilidade dos princípios teatrais desejados pelo ator e pensador Antonin Artaud e dos conceitos teorizados por Gilles Deleuze – respectivamente os conceitos de atletismo afetivo e de corpo-sem-órgãos -, na Dança Oriental (Raqs Sharqi). Verifica-se que, hoje, a dança Árabe, no seu estilo clássico, por sofrer grande influência Ocidental – devido ao aumento significativo de bailarinas estrangeiras atuando no Egito e em outros países Árabes -, tem sido apresentada nos últimos anos distanciando-se de suas raízes de caráter participativo, relacional e em comunhão com a música, desconectando a(o)s bailarina(o)s da vivência do momento presente e da relação com o público, acompanhando a tendência comercial de padronização e imitação. O objetivo desta dissertação é questionar o cenário encontrado na Dança Oriental atual, através da observação e vivência em workshops, festivais de dança e performances em restaurantes Árabes. Através de uma reflexão sobre os conceitos teatrais e filosóficos dos autores mencionados acima e de seu espelhamento no contexto da Dança Oriental, pretendemos verificar se é possível buscar, na prática desta dança, uma experiência mais orgânica, expressiva, relacional e potencializadora de afetos, preconizando a vivência do momento presente.The present work intends to verify the applicability of the theater principles desired by the actor and thinker Antonin Artaud and the idea of the philosopher Gilles Deleuze, respectively, their concepts of affective athletism and body-without-organs, to the Oriental Dance (Raqs Sharqi). It turns out that, nowadays, the Arabic dance, on its classical form, with the great Western influence - due to the significant increase of foreign dancers performing in Egypt and other Arab countries - has been presented in recent years distancing itself from the roots of a participatory approach, relational and communal character with music, disconnecting the dancer from the experience of the present moment and the relationship with the audience, following the commercial tendency of standardization and imitation. The objective of this dissertation is to question the scenario found in the current Oriental Dance, through observation and experience in workshops, dance festivals and performances in Arab restaurants. Through a reflection on the theatrical and philosophical concepts of the authors mentioned above and their mirroring in the context of Oriental Dance, we intend to verify if it is possible to seek, in the practice of this dance, a more organic, expressive, relational and potentiating of affections experience, advocating the experience of the present moment.Coelho, Sílvia PintoRUNSilveira, Vanessa Costa da2018-11-12T11:31:11Z2018-09-192018-03-282018-09-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/51477TID:201977532porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:25:41Zoai:run.unl.pt:10362/51477Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:32:26.650081Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A bailarina de Dança Oriental como atleta afetivo: por uma ação cinético-cênica potencializadora de afetos
title A bailarina de Dança Oriental como atleta afetivo: por uma ação cinético-cênica potencializadora de afetos
spellingShingle A bailarina de Dança Oriental como atleta afetivo: por uma ação cinético-cênica potencializadora de afetos
Silveira, Vanessa Costa da
Dança Oriental
Bailado
Atleta afetivo
Corpo-sem-órgãos
Organicidade
Expressividade
Oriental dance
Affective athlete
Body-without-organs
Organicity
Expressiveness
title_short A bailarina de Dança Oriental como atleta afetivo: por uma ação cinético-cênica potencializadora de afetos
title_full A bailarina de Dança Oriental como atleta afetivo: por uma ação cinético-cênica potencializadora de afetos
title_fullStr A bailarina de Dança Oriental como atleta afetivo: por uma ação cinético-cênica potencializadora de afetos
title_full_unstemmed A bailarina de Dança Oriental como atleta afetivo: por uma ação cinético-cênica potencializadora de afetos
title_sort A bailarina de Dança Oriental como atleta afetivo: por uma ação cinético-cênica potencializadora de afetos
author Silveira, Vanessa Costa da
author_facet Silveira, Vanessa Costa da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coelho, Sílvia Pinto
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Vanessa Costa da
dc.subject.por.fl_str_mv Dança Oriental
Bailado
Atleta afetivo
Corpo-sem-órgãos
Organicidade
Expressividade
Oriental dance
Affective athlete
Body-without-organs
Organicity
Expressiveness
topic Dança Oriental
Bailado
Atleta afetivo
Corpo-sem-órgãos
Organicidade
Expressividade
Oriental dance
Affective athlete
Body-without-organs
Organicity
Expressiveness
description O presente trabalho pretende verificar a aplicabilidade dos princípios teatrais desejados pelo ator e pensador Antonin Artaud e dos conceitos teorizados por Gilles Deleuze – respectivamente os conceitos de atletismo afetivo e de corpo-sem-órgãos -, na Dança Oriental (Raqs Sharqi). Verifica-se que, hoje, a dança Árabe, no seu estilo clássico, por sofrer grande influência Ocidental – devido ao aumento significativo de bailarinas estrangeiras atuando no Egito e em outros países Árabes -, tem sido apresentada nos últimos anos distanciando-se de suas raízes de caráter participativo, relacional e em comunhão com a música, desconectando a(o)s bailarina(o)s da vivência do momento presente e da relação com o público, acompanhando a tendência comercial de padronização e imitação. O objetivo desta dissertação é questionar o cenário encontrado na Dança Oriental atual, através da observação e vivência em workshops, festivais de dança e performances em restaurantes Árabes. Através de uma reflexão sobre os conceitos teatrais e filosóficos dos autores mencionados acima e de seu espelhamento no contexto da Dança Oriental, pretendemos verificar se é possível buscar, na prática desta dança, uma experiência mais orgânica, expressiva, relacional e potencializadora de afetos, preconizando a vivência do momento presente.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-12T11:31:11Z
2018-09-19
2018-03-28
2018-09-19T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/51477
TID:201977532
url http://hdl.handle.net/10362/51477
identifier_str_mv TID:201977532
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137946421428224