Prática de ensino supervisionada em educação Pré-Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Cláudia Maria Pando
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/6841
Resumo: O relatório que é apresentado foi desenvolvido no âmbito da prática de ensino supervisionada, em contexto de Jardim de Infância, e tem como finalidade obter o grau de mestre em Educação Pré-Escolar. O presente trabalho procurou reflectir sobre as representações que facilitam ou dificultam a transição das crianças do Jardim de Infância para o primeiro ano do Ensino Básico. Considerando que este momento implica um sentimento de perda de um contexto conhecido e a escola é percepcionada como algo desconhecido e como um espaço associado à entrada formal na escolaridade, procurámos dar voz às crianças reflectindo, conjuntamente, a antecipação da situação esclarecendo os problemas, medos, anseios e representações sobre a nova realidade escolar. Para tal, as experiências de aprendizagem foram pensadas e desenvolvidas na tentativa de facultar a adaptação das crianças da sala dos 5 anos do Jardim de Infância ao 1.º Ciclo do Ensino Básico. Como metodologia, recorremos aos princípios apresentados pela investigação-acção optando por uma observação participante apresentando os resultados de modo descritivo. Este trabalho pode constituir-se como uma possibilidade de reflexão mas carece de novos contributos face à complexidade da problemática em questão. The report that is presented was developed within the supervised teaching practice in the context of Kindergarten, and with the purpose of obtain a master`s degree in Childhood Education. The present study attempted to reflect on the representations that facilitate or difficult the transition of children from Kindergarten to first grade of Elementary Education. Considering that this moment involves a sense of loss of a familiar context and the school was perceived as something unknown and as a place associated with the formal entry to scholarity, we tried to give voice to children reflecting the anticipation of the situation by clarifying the problems, fears, anxieties and representations of the new school reality. For this end, the learning experiences have been thought and developed in an attempt to provide the adaptation of the children of the 5year old room from Kindergarten to the Elementary Education. As methodology, we resort to the principles presented by the research- action by choosing participant observation presenting the results descriptively. This work may constitute itself as an opportunity for reflection, but lacks news contributions due to the complexity of the concerned problematic.
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