Práticas supervisionadas em educação de infância e ensino do 1º ciclo do ensino básico com enfoque investigativo na adaptação das crianças ao jardim-de-infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brasil, Ana Isabel Santos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/1916
Resumo: O presente relatório foi elaborado como parte integrante da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, refletindo por um lado o percurso da prática de ensino supervisionada realizado ao longo dos anos letivos 2010/2011 e 2011/2012, e por outro lado o estudo de investigação efetuado no mesmo período letivo. Na primeira parte do relatório encontram-se descritas as experiências vivenciadas durante a Prática de Ensino Supervisionada. De um modo sintético será exposto um capítulo correspondente aos dois níveis de ensino nos quais efetuamos a prática de ensino supervisionada, realizando para cada um deles uma caracterização da escola / jardim-de-infância, da turma / grupo e uma descrição das práticas concretizadas. Na segunda parte do relatório apresenta-se uma investigação qualitativa, que através de recolha de dados recorrendo à entrevista estruturada e a questionários, pretende responder à questão “Qual o papel dos pais e educadores de infância na adaptação das crianças ao contexto de Jardim-de-Infância?”. O relatório termina com uma conclusão geral sobre todos os tópicos abordados anteriormente.
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