O universo da supervisão: uma abordagem inclusiva no domínio da inserção profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morgado, Elsa Maria Gabriel
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Silva, Levi Leonido Fernandes da, Rodrigues, João Bartolomeu
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/34536
Resumo: A presente pesquisa tem como principal objetivo questionar e repensar profundamente a forma e o conteúdo da abordagem inclusiva no universo da supervisão afeta aos Estágios da Inserção Profissional (EIP). Com recurso à Metodologia Quantitativa e a um inquérito por questionário (207 inquiridos) aplicado a estagiários e a professores (supervisores ou cooperantes) da região de Trás-os-Montes e Alto Douro - Portugal, pode-se perceber, a partir dos resultados obtidos, que as instituições de Ensino Superior (IES) devem reestruturar os seus curricula e promover ações de formação e sensibilização extracurriculares sobre a inclusão de pessoas com deficiência nesse contexto. Torna-se ainda evidente que os professores (supervisores ou cooperantes) que observam, acompanham e avaliam os EIP deveriam ter formação específica na área da Inclusão e/ou Educação Especial ou, em alternativa, a constituição dessas equipas deveria contar com um profissional especializado nessas áreas.
id RCAP_2ee1ca18444d0f13c1208be642576d6e
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/34536
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O universo da supervisão: uma abordagem inclusiva no domínio da inserção profissionalThe universe of supervision: an inclusive approach in the field of professional integrationSupervisão pedagógicaInserção profissionalEstágioInclusãoPedagogical supervisionProfessional integrationTrainingInclusionA presente pesquisa tem como principal objetivo questionar e repensar profundamente a forma e o conteúdo da abordagem inclusiva no universo da supervisão afeta aos Estágios da Inserção Profissional (EIP). Com recurso à Metodologia Quantitativa e a um inquérito por questionário (207 inquiridos) aplicado a estagiários e a professores (supervisores ou cooperantes) da região de Trás-os-Montes e Alto Douro - Portugal, pode-se perceber, a partir dos resultados obtidos, que as instituições de Ensino Superior (IES) devem reestruturar os seus curricula e promover ações de formação e sensibilização extracurriculares sobre a inclusão de pessoas com deficiência nesse contexto. Torna-se ainda evidente que os professores (supervisores ou cooperantes) que observam, acompanham e avaliam os EIP deveriam ter formação específica na área da Inclusão e/ou Educação Especial ou, em alternativa, a constituição dessas equipas deveria contar com um profissional especializado nessas áreas.This research aims to question and profoundly rethink the form and content of the inclusive approach in the field of supervision in pre-service teacher training and professional integration. In this study we used the Quantitative Methodology and a questionnaire survey (207 respondents) applied to trainees and teachers (university supervisors and cooperating teachers) in the region of Trás-os-Montes e Alto Douro – Portugal. The results obtained showed that higher education institutions should restructure their curricula and promote awareness-raising and training about the inclusion of people with special needs in this context. It’s also clear that teachers (university supervisors or cooperating teachers) who observe, accompany and evaluate pre-service training should have specific training in the area of Inclusion and/or Special Needs Education or, alternatively, these teams should include an expert in these areas.Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMorgado, Elsa Maria GabrielSilva, Levi Leonido Fernandes daRodrigues, João Bartolomeu2021-08-13T09:21:45Z2018-09-012018-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/34536por1980-624810.1590/1980-6248-2016-0048info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:40:03Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/34536Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:27:59.403204Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O universo da supervisão: uma abordagem inclusiva no domínio da inserção profissional
The universe of supervision: an inclusive approach in the field of professional integration
title O universo da supervisão: uma abordagem inclusiva no domínio da inserção profissional
spellingShingle O universo da supervisão: uma abordagem inclusiva no domínio da inserção profissional
Morgado, Elsa Maria Gabriel
Supervisão pedagógica
Inserção profissional
Estágio
Inclusão
Pedagogical supervision
Professional integration
Training
Inclusion
title_short O universo da supervisão: uma abordagem inclusiva no domínio da inserção profissional
title_full O universo da supervisão: uma abordagem inclusiva no domínio da inserção profissional
title_fullStr O universo da supervisão: uma abordagem inclusiva no domínio da inserção profissional
title_full_unstemmed O universo da supervisão: uma abordagem inclusiva no domínio da inserção profissional
title_sort O universo da supervisão: uma abordagem inclusiva no domínio da inserção profissional
author Morgado, Elsa Maria Gabriel
author_facet Morgado, Elsa Maria Gabriel
Silva, Levi Leonido Fernandes da
Rodrigues, João Bartolomeu
author_role author
author2 Silva, Levi Leonido Fernandes da
Rodrigues, João Bartolomeu
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Morgado, Elsa Maria Gabriel
Silva, Levi Leonido Fernandes da
Rodrigues, João Bartolomeu
dc.subject.por.fl_str_mv Supervisão pedagógica
Inserção profissional
Estágio
Inclusão
Pedagogical supervision
Professional integration
Training
Inclusion
topic Supervisão pedagógica
Inserção profissional
Estágio
Inclusão
Pedagogical supervision
Professional integration
Training
Inclusion
description A presente pesquisa tem como principal objetivo questionar e repensar profundamente a forma e o conteúdo da abordagem inclusiva no universo da supervisão afeta aos Estágios da Inserção Profissional (EIP). Com recurso à Metodologia Quantitativa e a um inquérito por questionário (207 inquiridos) aplicado a estagiários e a professores (supervisores ou cooperantes) da região de Trás-os-Montes e Alto Douro - Portugal, pode-se perceber, a partir dos resultados obtidos, que as instituições de Ensino Superior (IES) devem reestruturar os seus curricula e promover ações de formação e sensibilização extracurriculares sobre a inclusão de pessoas com deficiência nesse contexto. Torna-se ainda evidente que os professores (supervisores ou cooperantes) que observam, acompanham e avaliam os EIP deveriam ter formação específica na área da Inclusão e/ou Educação Especial ou, em alternativa, a constituição dessas equipas deveria contar com um profissional especializado nessas áreas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-01
2018-09-01T00:00:00Z
2021-08-13T09:21:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/34536
url http://hdl.handle.net/10400.14/34536
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1980-6248
10.1590/1980-6248-2016-0048
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131997699833856