O universo da supervisão: uma abordagem inclusiva no domínio da inserção profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/34536 |
Resumo: | A presente pesquisa tem como principal objetivo questionar e repensar profundamente a forma e o conteúdo da abordagem inclusiva no universo da supervisão afeta aos Estágios da Inserção Profissional (EIP). Com recurso à Metodologia Quantitativa e a um inquérito por questionário (207 inquiridos) aplicado a estagiários e a professores (supervisores ou cooperantes) da região de Trás-os-Montes e Alto Douro - Portugal, pode-se perceber, a partir dos resultados obtidos, que as instituições de Ensino Superior (IES) devem reestruturar os seus curricula e promover ações de formação e sensibilização extracurriculares sobre a inclusão de pessoas com deficiência nesse contexto. Torna-se ainda evidente que os professores (supervisores ou cooperantes) que observam, acompanham e avaliam os EIP deveriam ter formação específica na área da Inclusão e/ou Educação Especial ou, em alternativa, a constituição dessas equipas deveria contar com um profissional especializado nessas áreas. |
id |
RCAP_2ee1ca18444d0f13c1208be642576d6e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/34536 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O universo da supervisão: uma abordagem inclusiva no domínio da inserção profissionalThe universe of supervision: an inclusive approach in the field of professional integrationSupervisão pedagógicaInserção profissionalEstágioInclusãoPedagogical supervisionProfessional integrationTrainingInclusionA presente pesquisa tem como principal objetivo questionar e repensar profundamente a forma e o conteúdo da abordagem inclusiva no universo da supervisão afeta aos Estágios da Inserção Profissional (EIP). Com recurso à Metodologia Quantitativa e a um inquérito por questionário (207 inquiridos) aplicado a estagiários e a professores (supervisores ou cooperantes) da região de Trás-os-Montes e Alto Douro - Portugal, pode-se perceber, a partir dos resultados obtidos, que as instituições de Ensino Superior (IES) devem reestruturar os seus curricula e promover ações de formação e sensibilização extracurriculares sobre a inclusão de pessoas com deficiência nesse contexto. Torna-se ainda evidente que os professores (supervisores ou cooperantes) que observam, acompanham e avaliam os EIP deveriam ter formação específica na área da Inclusão e/ou Educação Especial ou, em alternativa, a constituição dessas equipas deveria contar com um profissional especializado nessas áreas.This research aims to question and profoundly rethink the form and content of the inclusive approach in the field of supervision in pre-service teacher training and professional integration. In this study we used the Quantitative Methodology and a questionnaire survey (207 respondents) applied to trainees and teachers (university supervisors and cooperating teachers) in the region of Trás-os-Montes e Alto Douro – Portugal. The results obtained showed that higher education institutions should restructure their curricula and promote awareness-raising and training about the inclusion of people with special needs in this context. It’s also clear that teachers (university supervisors or cooperating teachers) who observe, accompany and evaluate pre-service training should have specific training in the area of Inclusion and/or Special Needs Education or, alternatively, these teams should include an expert in these areas.Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMorgado, Elsa Maria GabrielSilva, Levi Leonido Fernandes daRodrigues, João Bartolomeu2021-08-13T09:21:45Z2018-09-012018-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/34536por1980-624810.1590/1980-6248-2016-0048info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:40:03Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/34536Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:27:59.403204Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O universo da supervisão: uma abordagem inclusiva no domínio da inserção profissional The universe of supervision: an inclusive approach in the field of professional integration |
title |
O universo da supervisão: uma abordagem inclusiva no domínio da inserção profissional |
spellingShingle |
O universo da supervisão: uma abordagem inclusiva no domínio da inserção profissional Morgado, Elsa Maria Gabriel Supervisão pedagógica Inserção profissional Estágio Inclusão Pedagogical supervision Professional integration Training Inclusion |
title_short |
O universo da supervisão: uma abordagem inclusiva no domínio da inserção profissional |
title_full |
O universo da supervisão: uma abordagem inclusiva no domínio da inserção profissional |
title_fullStr |
O universo da supervisão: uma abordagem inclusiva no domínio da inserção profissional |
title_full_unstemmed |
O universo da supervisão: uma abordagem inclusiva no domínio da inserção profissional |
title_sort |
O universo da supervisão: uma abordagem inclusiva no domínio da inserção profissional |
author |
Morgado, Elsa Maria Gabriel |
author_facet |
Morgado, Elsa Maria Gabriel Silva, Levi Leonido Fernandes da Rodrigues, João Bartolomeu |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Levi Leonido Fernandes da Rodrigues, João Bartolomeu |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morgado, Elsa Maria Gabriel Silva, Levi Leonido Fernandes da Rodrigues, João Bartolomeu |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Supervisão pedagógica Inserção profissional Estágio Inclusão Pedagogical supervision Professional integration Training Inclusion |
topic |
Supervisão pedagógica Inserção profissional Estágio Inclusão Pedagogical supervision Professional integration Training Inclusion |
description |
A presente pesquisa tem como principal objetivo questionar e repensar profundamente a forma e o conteúdo da abordagem inclusiva no universo da supervisão afeta aos Estágios da Inserção Profissional (EIP). Com recurso à Metodologia Quantitativa e a um inquérito por questionário (207 inquiridos) aplicado a estagiários e a professores (supervisores ou cooperantes) da região de Trás-os-Montes e Alto Douro - Portugal, pode-se perceber, a partir dos resultados obtidos, que as instituições de Ensino Superior (IES) devem reestruturar os seus curricula e promover ações de formação e sensibilização extracurriculares sobre a inclusão de pessoas com deficiência nesse contexto. Torna-se ainda evidente que os professores (supervisores ou cooperantes) que observam, acompanham e avaliam os EIP deveriam ter formação específica na área da Inclusão e/ou Educação Especial ou, em alternativa, a constituição dessas equipas deveria contar com um profissional especializado nessas áreas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-01 2018-09-01T00:00:00Z 2021-08-13T09:21:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/34536 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/34536 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1980-6248 10.1590/1980-6248-2016-0048 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131997699833856 |