Os Projetos para as Pontes Pedonais da Covilhã

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Gonçalo Filipe Marques
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/11942
Resumo: Enraizada a sudeste da Serra da Estrela, a cidade da Covilhã apresenta uma topografia peculiar, desde logo pelo seu acidentado declive que remete diretamente às dificuldades de circulação, mas também pela irrefutável paisagem industrial que se encontra em fase de readaptação às necessidades existentes atualmente. Morfologicamente inserida entre as ribeiras da Carpinteira e da Goldra, a cidade da Covilhã desenvolveu-se, em tempos, essencialmente, pela valência que a água oferecia, nas suas demais vertentes, às indústrias, para a operacionalização das lãs. Esta ocupação urbana, a forma como o ordenamento do território foi realizado consequência da industrialização, carece atualmente de revitalização, de o repensar. Perante esta necessidade de repensar o território foram diagnosticadas algumas posições que possibilitassem realizar operações de reconversão e de regeneração urbana. Os Planos, como os Planos de Urbanização e o Programa POLIS, foram essenciais para salvaguardar a identidade da cidade e readaptá-la aos desafios atuais. Destacando o Plano de Mobilidade Pedonal, inserido no Programa POLIS como um dos planos fundamentais e objetivos no que diz respeito à reorganização da cidade, recorrese a estratégicas de melhoria da mobilidade pedonal perante os desafios atuais da cidade. Este auxilia-se em elementos circulatórios pedonais horizontais e verticais (pontes e elevadores verticais e inclinados) como principal estratégia de aproximação, melhoria e prolongamento de percursos existentes na atmosfera urbana, com visa a obter uma coesão urbana de que tanto a cidade da Covilhã carecia. A Ponte Pedonal sobre a Ribeira da Carpinteira, projetada por Carrilho da Graça, foi assim a única ponte prevista a ser realizada efeito do plano de mobilidade. A ponte, enaltecida como um elemento de união entre duas zonas contrárias de cota altimétrica única do vale da Carpinteira, alcança a inclusão da e na cidade com a paisagem. Com a finalidade que se mitigue a incompreensão relativamente ao Plano de Mobilidade Pedonal previsto para a cidade da Covilhã, procura-se desenvolver uma estratégia atual, coesa e consolidadora.
id RCAP_2eeff3230b8e7bb0bc6d02a184841c98
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/11942
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os Projetos para as Pontes Pedonais da CovilhãUma Reinterpretação Arquitetónica do Programa POLISArquiteturaCovilhãMobilidadePlaneamento UrbanoPonte PedonalPrograma PolisTerritórioDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::ArquiteturaEnraizada a sudeste da Serra da Estrela, a cidade da Covilhã apresenta uma topografia peculiar, desde logo pelo seu acidentado declive que remete diretamente às dificuldades de circulação, mas também pela irrefutável paisagem industrial que se encontra em fase de readaptação às necessidades existentes atualmente. Morfologicamente inserida entre as ribeiras da Carpinteira e da Goldra, a cidade da Covilhã desenvolveu-se, em tempos, essencialmente, pela valência que a água oferecia, nas suas demais vertentes, às indústrias, para a operacionalização das lãs. Esta ocupação urbana, a forma como o ordenamento do território foi realizado consequência da industrialização, carece atualmente de revitalização, de o repensar. Perante esta necessidade de repensar o território foram diagnosticadas algumas posições que possibilitassem realizar operações de reconversão e de regeneração urbana. Os Planos, como os Planos de Urbanização e o Programa POLIS, foram essenciais para salvaguardar a identidade da cidade e readaptá-la aos desafios atuais. Destacando o Plano de Mobilidade Pedonal, inserido no Programa POLIS como um dos planos fundamentais e objetivos no que diz respeito à reorganização da cidade, recorrese a estratégicas de melhoria da mobilidade pedonal perante os desafios atuais da cidade. Este auxilia-se em elementos circulatórios pedonais horizontais e verticais (pontes e elevadores verticais e inclinados) como principal estratégia de aproximação, melhoria e prolongamento de percursos existentes na atmosfera urbana, com visa a obter uma coesão urbana de que tanto a cidade da Covilhã carecia. A Ponte Pedonal sobre a Ribeira da Carpinteira, projetada por Carrilho da Graça, foi assim a única ponte prevista a ser realizada efeito do plano de mobilidade. A ponte, enaltecida como um elemento de união entre duas zonas contrárias de cota altimétrica única do vale da Carpinteira, alcança a inclusão da e na cidade com a paisagem. Com a finalidade que se mitigue a incompreensão relativamente ao Plano de Mobilidade Pedonal previsto para a cidade da Covilhã, procura-se desenvolver uma estratégia atual, coesa e consolidadora.Located in the southeast of Serra da Estrela, the city of Covilhã has a peculiar topography. Covilhã is steep slope directly refers to the difficulties of circulation and refers to the irrefutable industrial landscape that is in the process of being readapted to current needs. The city of Covilhã is inserted morphologically between the Carpinteira and Goldra creeks. In the past, this town developed because of the value that water offered to the wool handling industries. This urban occupation, how ornamental the territory was due to industrialization, currently needs revitalization, rethinking. Faced with this need to reconsider the territory some positions have been identified that would make it possible to carry out reconversion and urban regeneration operations. The Plans, such as the Urbanization Plans and the POLIS Program, were essential to safeguard the city's identity and readapt it to current challenges. Highlighting the Pedestrian Mobility Plan, included in the POLIS Program as one of the basic plans and objectives about the city's reorganization, we resort to strategies for improving pedestrian mobility because of the city's current challenges. This plan uses horizontal and vertical pedestrian circulatory elements (bridges and vertical and inclined elevators) as the central strategy for approaching, improving, and extending existing routes in the urban atmosphere to achieve an urban cohesion that both the city of Covilhã lacked. The Pedestrian Bridge over the Ribeira da Carpinteira, designed by Carrilho da Graça, was thus the only bridge foreseen by the Mobility Plan realized. The bridge praised as an element of union between two opposing areas of unique elevation of the Carpinteira valley, achieves the inclusion of and in the city with the landscape. To mitigate the misunderstanding regarding the Pedestrian Mobility Plan planned for the city of Covilhã, we seek to develop a current, cohesive, and consolidating strategy.Delgado, João Paulo Fialho de Almeida PereirauBibliorumMartins, Gonçalo Filipe Marques2022-01-24T15:43:35Z2021-12-092021-10-112021-12-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/11942TID:202890295porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:54:43Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/11942Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:51:39.328584Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os Projetos para as Pontes Pedonais da Covilhã
Uma Reinterpretação Arquitetónica do Programa POLIS
title Os Projetos para as Pontes Pedonais da Covilhã
spellingShingle Os Projetos para as Pontes Pedonais da Covilhã
Martins, Gonçalo Filipe Marques
Arquitetura
Covilhã
Mobilidade
Planeamento Urbano
Ponte Pedonal
Programa Polis
Território
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Arquitetura
title_short Os Projetos para as Pontes Pedonais da Covilhã
title_full Os Projetos para as Pontes Pedonais da Covilhã
title_fullStr Os Projetos para as Pontes Pedonais da Covilhã
title_full_unstemmed Os Projetos para as Pontes Pedonais da Covilhã
title_sort Os Projetos para as Pontes Pedonais da Covilhã
author Martins, Gonçalo Filipe Marques
author_facet Martins, Gonçalo Filipe Marques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Delgado, João Paulo Fialho de Almeida Pereira
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Gonçalo Filipe Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Arquitetura
Covilhã
Mobilidade
Planeamento Urbano
Ponte Pedonal
Programa Polis
Território
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Arquitetura
topic Arquitetura
Covilhã
Mobilidade
Planeamento Urbano
Ponte Pedonal
Programa Polis
Território
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Arquitetura
description Enraizada a sudeste da Serra da Estrela, a cidade da Covilhã apresenta uma topografia peculiar, desde logo pelo seu acidentado declive que remete diretamente às dificuldades de circulação, mas também pela irrefutável paisagem industrial que se encontra em fase de readaptação às necessidades existentes atualmente. Morfologicamente inserida entre as ribeiras da Carpinteira e da Goldra, a cidade da Covilhã desenvolveu-se, em tempos, essencialmente, pela valência que a água oferecia, nas suas demais vertentes, às indústrias, para a operacionalização das lãs. Esta ocupação urbana, a forma como o ordenamento do território foi realizado consequência da industrialização, carece atualmente de revitalização, de o repensar. Perante esta necessidade de repensar o território foram diagnosticadas algumas posições que possibilitassem realizar operações de reconversão e de regeneração urbana. Os Planos, como os Planos de Urbanização e o Programa POLIS, foram essenciais para salvaguardar a identidade da cidade e readaptá-la aos desafios atuais. Destacando o Plano de Mobilidade Pedonal, inserido no Programa POLIS como um dos planos fundamentais e objetivos no que diz respeito à reorganização da cidade, recorrese a estratégicas de melhoria da mobilidade pedonal perante os desafios atuais da cidade. Este auxilia-se em elementos circulatórios pedonais horizontais e verticais (pontes e elevadores verticais e inclinados) como principal estratégia de aproximação, melhoria e prolongamento de percursos existentes na atmosfera urbana, com visa a obter uma coesão urbana de que tanto a cidade da Covilhã carecia. A Ponte Pedonal sobre a Ribeira da Carpinteira, projetada por Carrilho da Graça, foi assim a única ponte prevista a ser realizada efeito do plano de mobilidade. A ponte, enaltecida como um elemento de união entre duas zonas contrárias de cota altimétrica única do vale da Carpinteira, alcança a inclusão da e na cidade com a paisagem. Com a finalidade que se mitigue a incompreensão relativamente ao Plano de Mobilidade Pedonal previsto para a cidade da Covilhã, procura-se desenvolver uma estratégia atual, coesa e consolidadora.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-09
2021-10-11
2021-12-09T00:00:00Z
2022-01-24T15:43:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/11942
TID:202890295
url http://hdl.handle.net/10400.6/11942
identifier_str_mv TID:202890295
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136405384855552