Desafios para a mobilidade suave na Covilhã
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/8871 |
Resumo: | Covilhã é uma cidade serrana, implantada entre as cotas 400 e 800, em uma vertente da Serra da Estrela. Essa situação orográfica peculiar é um desafio a ser vencido no incentivo à mobilidade suave. Nos anos recentes, foram implantados alguns elevadores e funiculares, com o objetivo de melhorar a mobilidade pedonal. É evidente que significou alguma melhoria para o dia-a-dia das pessoas, que já andavam pela cidade, e passaram a ter uma facilidade maior nas deslocações verticais. No entanto, alguns fatores têm vindo a reduzir as potencialidades de seus efeitos positivos: a inadequada localização em que os elevadores e funiculares foram implantados, a falta de articulação entre eles e outros meios de circulação, ou a falta de ações complementares para melhorar a acessibilidade, como a melhoria dos passeios, e iniciativas para dinamizar outros modos de transporte, como o incentivo ao uso de bicicletas. Neste contexto, a presente dissertação pretende analisar a articulação destes equipamentos com o planeamento da cidade e a promoção de uma real modificação nos hábitos das pessoas para uma mobilidade mais suave, ou seja, a redução dos modos individuais mecanizados e incentivo às deslocações a pé, por bicicleta ou até mesmo skate. Assim, analisar o que foi realizado e propor soluções no sentido de promover a mobilidade urbana sustentável com o incentivo aos modos suaves. |
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Desafios para a mobilidade suave na CovilhãBicicleta.CovilhãMobilidade SuavePedestreDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::ArquiteturaCovilhã é uma cidade serrana, implantada entre as cotas 400 e 800, em uma vertente da Serra da Estrela. Essa situação orográfica peculiar é um desafio a ser vencido no incentivo à mobilidade suave. Nos anos recentes, foram implantados alguns elevadores e funiculares, com o objetivo de melhorar a mobilidade pedonal. É evidente que significou alguma melhoria para o dia-a-dia das pessoas, que já andavam pela cidade, e passaram a ter uma facilidade maior nas deslocações verticais. No entanto, alguns fatores têm vindo a reduzir as potencialidades de seus efeitos positivos: a inadequada localização em que os elevadores e funiculares foram implantados, a falta de articulação entre eles e outros meios de circulação, ou a falta de ações complementares para melhorar a acessibilidade, como a melhoria dos passeios, e iniciativas para dinamizar outros modos de transporte, como o incentivo ao uso de bicicletas. Neste contexto, a presente dissertação pretende analisar a articulação destes equipamentos com o planeamento da cidade e a promoção de uma real modificação nos hábitos das pessoas para uma mobilidade mais suave, ou seja, a redução dos modos individuais mecanizados e incentivo às deslocações a pé, por bicicleta ou até mesmo skate. Assim, analisar o que foi realizado e propor soluções no sentido de promover a mobilidade urbana sustentável com o incentivo aos modos suaves.Covilhã is a mountain town, implanted between 400 and 800, in a slope of Serra da Estrela. This peculiar orographic situation is a challenge to be overcome in encouraging soft mobility. In recent years, a number of elevators and funiculars have been deployed with the aim of improving pedestrian mobility. Clearly it meant some improvement to the day-to-day of people who were already walking around the city, and they have a greater ease in the vertical movements. However, a number of factors have been reducing the potential for their positive effects: the inadequate location of elevators and funiculars, the lack of coordination between them and other means of movement, or the lack of complementary actions to improve accessibility, Such as the improvement of tours, and initiatives to stimulate other modes of transport, such as encouraging the use of bicycles. In this context, the present dissertation intends to analyze the articulation of these equipments with the planning of the city and the promotion of a real modification in the habits of the people for a smoother mobility, that is, the reduction of the mechanized individual modes and incentive to the displacements by foot, By bicycle or even skateboard. Thus, analyze what has been accomplished and propose solutions to promote sustainable urban mobility with the encouragement of soft modes.Virtudes, Ana Lídia Moreira Machado Santos dasuBibliorumAzevedo, Henrique Oliveira de2020-01-28T17:12:33Z2017-6-272017-07-182017-07-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/8871TID:202346382porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:49:14Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/8871Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:49:09.193652Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Covilhã é uma cidade serrana, implantada entre as cotas 400 e 800, em uma vertente da Serra da Estrela. Essa situação orográfica peculiar é um desafio a ser vencido no incentivo à mobilidade suave. Nos anos recentes, foram implantados alguns elevadores e funiculares, com o objetivo de melhorar a mobilidade pedonal. É evidente que significou alguma melhoria para o dia-a-dia das pessoas, que já andavam pela cidade, e passaram a ter uma facilidade maior nas deslocações verticais. No entanto, alguns fatores têm vindo a reduzir as potencialidades de seus efeitos positivos: a inadequada localização em que os elevadores e funiculares foram implantados, a falta de articulação entre eles e outros meios de circulação, ou a falta de ações complementares para melhorar a acessibilidade, como a melhoria dos passeios, e iniciativas para dinamizar outros modos de transporte, como o incentivo ao uso de bicicletas. Neste contexto, a presente dissertação pretende analisar a articulação destes equipamentos com o planeamento da cidade e a promoção de uma real modificação nos hábitos das pessoas para uma mobilidade mais suave, ou seja, a redução dos modos individuais mecanizados e incentivo às deslocações a pé, por bicicleta ou até mesmo skate. Assim, analisar o que foi realizado e propor soluções no sentido de promover a mobilidade urbana sustentável com o incentivo aos modos suaves. |
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