Expectativas de inserção profissional em Três escolas de ensino superior privado.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/22340 |
Resumo: | Mestrado em Sociologia Económica e das Organizações. |
id |
RCAP_2ef351c5eee0c20939704ef8f741f9ae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/22340 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Expectativas de inserção profissional em Três escolas de ensino superior privado.expectativasinserção profissionaltransiçãoensino superior privadoorigens sócioculturaisacção social escolarexpectationslabour market entryschool-to-work transitionfinancial aidsocial and cultural originsprivate high schoolMestrado em Sociologia Económica e das Organizações.A inserção profissional dos recém-licenciados é do interesse da educação mas também da economia e é já objecto de muitos estudos de cariz sociológico. No presente trabalho, com o objectivo de analisar as expectativas de inserção, situa-se a análise no momento que antecede a inserção profissional. As principais interrogações a que pretende responder consistem em verificar se as expectativas de inserção profissional são influenciadas pela origem sociocultural dos alunos, mas também, se se diferenciam consoante a escola que frequentam. Existiu a preocupação"de procurar uma definição do conceito de "expectativa", de conhecer os ênfoques dos estudos sobre inserção profissional dos jovens ao longo do tempo, de analisar os contornos da problemática em análise e de apresentar, em traços largos, uma síntese da evolução recente do ensino superior e do sistema de apoio social aos alunos daquele nível de ensino. Realizou-se um estudo empírico em três escolas de ensino superior privado, procurando verificar se os alunos se diferenciavam pela escola e pela origem sociocultural nos seus percursos de ensino, profissional, na existência de modelos de referência, no conhecimento que têm sobre o mercado de trabalho e nas suas expectativas de inserção profissional.Labour market entry is an educational issue but also of economical interest and is object of study of many sociological invéstigations. The focus of this research, pretending to analyse student's labour expectations, is prcvious to that moment. The most important questions it aims to answer are if labour expectations depends on students social and cultural background, but also, if school environment is also determinant on them. It searches for an "expectation" definition concept, reviews the mainstream of previous studies about school-to-work transition over the years, examines the issue in its most important parts, shows the most recent transformations in the high school brief history and also the evolution of the financial aid system to high school students. It was developed a research in three private high schools, trying to know if students are different by school and social origins in their school and professional courses, role models, knowledge about labour market and in their professional expectations.ISEGKovács, IlonaRepositório da Universidade de LisboaMiranda, Rosária Maria Pereira Ramos2021-10-21T15:29:44Z2004-022004-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/22340porMiranda, Rosária Maria Pereira Ramos (2004). " Expectativas de inserção profissional em Três escolas de ensino superior privado". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:51:53Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/22340Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:06:47.562316Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Expectativas de inserção profissional em Três escolas de ensino superior privado. |
title |
Expectativas de inserção profissional em Três escolas de ensino superior privado. |
spellingShingle |
Expectativas de inserção profissional em Três escolas de ensino superior privado. Miranda, Rosária Maria Pereira Ramos expectativas inserção profissional transição ensino superior privado origens sócioculturais acção social escolar expectations labour market entry school-to-work transition financial aid social and cultural origins private high school |
title_short |
Expectativas de inserção profissional em Três escolas de ensino superior privado. |
title_full |
Expectativas de inserção profissional em Três escolas de ensino superior privado. |
title_fullStr |
Expectativas de inserção profissional em Três escolas de ensino superior privado. |
title_full_unstemmed |
Expectativas de inserção profissional em Três escolas de ensino superior privado. |
title_sort |
Expectativas de inserção profissional em Três escolas de ensino superior privado. |
author |
Miranda, Rosária Maria Pereira Ramos |
author_facet |
Miranda, Rosária Maria Pereira Ramos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Kovács, Ilona Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda, Rosária Maria Pereira Ramos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
expectativas inserção profissional transição ensino superior privado origens sócioculturais acção social escolar expectations labour market entry school-to-work transition financial aid social and cultural origins private high school |
topic |
expectativas inserção profissional transição ensino superior privado origens sócioculturais acção social escolar expectations labour market entry school-to-work transition financial aid social and cultural origins private high school |
description |
Mestrado em Sociologia Económica e das Organizações. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-02 2004-02-01T00:00:00Z 2021-10-21T15:29:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/22340 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/22340 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Miranda, Rosária Maria Pereira Ramos (2004). " Expectativas de inserção profissional em Três escolas de ensino superior privado". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISEG |
publisher.none.fl_str_mv |
ISEG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131161120735232 |