Expectativas de inserção profissional em Três escolas de ensino superior privado.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Rosária Maria Pereira Ramos
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/22340
Resumo: Mestrado em Sociologia Económica e das Organizações.
id RCAP_2ef351c5eee0c20939704ef8f741f9ae
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/22340
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Expectativas de inserção profissional em Três escolas de ensino superior privado.expectativasinserção profissionaltransiçãoensino superior privadoorigens sócioculturaisacção social escolarexpectationslabour market entryschool-to-work transitionfinancial aidsocial and cultural originsprivate high schoolMestrado em Sociologia Económica e das Organizações.A inserção profissional dos recém-licenciados é do interesse da educação mas também da economia e é já objecto de muitos estudos de cariz sociológico. No presente trabalho, com o objectivo de analisar as expectativas de inserção, situa-se a análise no momento que antecede a inserção profissional. As principais interrogações a que pretende responder consistem em verificar se as expectativas de inserção profissional são influenciadas pela origem sociocultural dos alunos, mas também, se se diferenciam consoante a escola que frequentam. Existiu a preocupação"de procurar uma definição do conceito de "expectativa", de conhecer os ênfoques dos estudos sobre inserção profissional dos jovens ao longo do tempo, de analisar os contornos da problemática em análise e de apresentar, em traços largos, uma síntese da evolução recente do ensino superior e do sistema de apoio social aos alunos daquele nível de ensino. Realizou-se um estudo empírico em três escolas de ensino superior privado, procurando verificar se os alunos se diferenciavam pela escola e pela origem sociocultural nos seus percursos de ensino, profissional, na existência de modelos de referência, no conhecimento que têm sobre o mercado de trabalho e nas suas expectativas de inserção profissional.Labour market entry is an educational issue but also of economical interest and is object of study of many sociological invéstigations. The focus of this research, pretending to analyse student's labour expectations, is prcvious to that moment. The most important questions it aims to answer are if labour expectations depends on students social and cultural background, but also, if school environment is also determinant on them. It searches for an "expectation" definition concept, reviews the mainstream of previous studies about school-to-work transition over the years, examines the issue in its most important parts, shows the most recent transformations in the high school brief history and also the evolution of the financial aid system to high school students. It was developed a research in three private high schools, trying to know if students are different by school and social origins in their school and professional courses, role models, knowledge about labour market and in their professional expectations.ISEGKovács, IlonaRepositório da Universidade de LisboaMiranda, Rosária Maria Pereira Ramos2021-10-21T15:29:44Z2004-022004-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/22340porMiranda, Rosária Maria Pereira Ramos (2004). " Expectativas de inserção profissional em Três escolas de ensino superior privado". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:51:53Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/22340Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:06:47.562316Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Expectativas de inserção profissional em Três escolas de ensino superior privado.
title Expectativas de inserção profissional em Três escolas de ensino superior privado.
spellingShingle Expectativas de inserção profissional em Três escolas de ensino superior privado.
Miranda, Rosária Maria Pereira Ramos
expectativas
inserção profissional
transição
ensino superior privado
origens sócioculturais
acção social escolar
expectations
labour market entry
school-to-work transition
financial aid
social and cultural origins
private high school
title_short Expectativas de inserção profissional em Três escolas de ensino superior privado.
title_full Expectativas de inserção profissional em Três escolas de ensino superior privado.
title_fullStr Expectativas de inserção profissional em Três escolas de ensino superior privado.
title_full_unstemmed Expectativas de inserção profissional em Três escolas de ensino superior privado.
title_sort Expectativas de inserção profissional em Três escolas de ensino superior privado.
author Miranda, Rosária Maria Pereira Ramos
author_facet Miranda, Rosária Maria Pereira Ramos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kovács, Ilona
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Rosária Maria Pereira Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv expectativas
inserção profissional
transição
ensino superior privado
origens sócioculturais
acção social escolar
expectations
labour market entry
school-to-work transition
financial aid
social and cultural origins
private high school
topic expectativas
inserção profissional
transição
ensino superior privado
origens sócioculturais
acção social escolar
expectations
labour market entry
school-to-work transition
financial aid
social and cultural origins
private high school
description Mestrado em Sociologia Económica e das Organizações.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-02
2004-02-01T00:00:00Z
2021-10-21T15:29:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/22340
url http://hdl.handle.net/10400.5/22340
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Miranda, Rosária Maria Pereira Ramos (2004). " Expectativas de inserção profissional em Três escolas de ensino superior privado". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISEG
publisher.none.fl_str_mv ISEG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131161120735232