A gestão de destinos turísticos na Internet-Alagoas e seus principais concorrentes: uma análise comparativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Sergio Tadeu Regis
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/15939
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados da investigação a partir do referencial teórico: A Caracterização do Turismo no Estado de Alagoas; Marketing; Turismo, Internet e da pesquisa de campo para a análise comparativa dos Web Sites dos principais destinos turísticos concorrentes. Esse trabalho analisa comparativamente os conteúdos, as funcionalidades e os serviços oferecidos pelos Web Sites oficiais, dos principais concorrentes do destino turístico de Alagoas. A metodologia utilizada está baseada no livro “E-BUSINESS PARA TURISMO”, publicado em 2003 pela Organização Mundial do Turismo (OMT). A análise faz a avaliação dos dados e informações contidos nos quinze Web Sites selecionados, que dão origem a recomendações em prol de um maior desempenho da estratégia de promoção on-line, onde o principal objetivo é proporcionar o máximo de credibilidade aos potenciais turistas na sua visita virtual. Esta investigação utilizou a estratégia de estudo de caso múltiplo, através de uma analise comparativa da interpretarão dos conteúdos que resulta no ranking dos Sites analisados. Os resultados desta investigação demonstraram que dentro do padrão de qualidade adotado em uma escala de zero a dez, o Site de Barcelona com 5,25 de média de qualidade, foi o melhor no ranking, no entanto, o Site do destino turístico de Alagoas obteve a média de qualidade mais baixa com 2,09, o que prejudica o fluxo de turista e afeta o desenvolvimento da regiao. Esse trabalho apresenta um modelo de gestão de marketing turístico na Internet, com perspetivas e sugestões. Deste modo, a conclusão do trabalho recomenda uma reformulação de todos os Web Sites analisados, para que os mesmos se adaptem a metodologia e parâmetros de padrões internacionalmente aceites, que a OMT recomenda. /ABSTRACT - The purpose of this work is to present the results of the investigation based upon the theoretical framework: Characterization of tourism in Alagoas state; Marketing; Tourism internet and of the field work for the comparative analysis of web sites depicting main competing tourist destinations. This work is a comparative analysis of the contents, the functionalities and services offered by official Web Sites, of the main competitors of Alagoas as tourist destination. The methodology used is based upon the book “E-Business Para Turismo” (E-Business for Tourism), published in 2003 by the Organização Mundial do Turismo (OMT — Tourism World Organization). The analysis evaluates data and information contained in fifteen selected Web Sites, which gives origin to recommendations aimed to reach a better performance of the strategy of on-line promotion, where the main purpose is to provide maximum credibility during the virtual visit of potential tourists. This investigation used the strategy of multiple-case study, through a comparative analysis of the interpretation of the contents resulting in a ranking of the Sites under analysis. The results of this investigation demonstrate that in the adopted standard of quality in a scale of scores from zero to ten, the site of Barcelona with an average of 5.25 in quality, was the best in the ranking, while, the site of tourist destination of Alagoas obtained an average of quality much lower, reaching a score of 2.09, which hinders the flux of tourists and affects the development of the region. This work shows a model of internet-based management of the tourist marketing, generating potentialities and suggestions. In this way, as a conclusion of this work, it is recommended a renovation of all the Web Sites analyzed, so that they would be adapted to the methodology and parameters accepted as international standards, as suggested by OMT.
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