Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Susana Raquel Oliveira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/16595
Resumo: O presente relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrado no plano de estudos do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança. Neste relatório procurámos apresentar e refletir sobre Experiências de Ensino-Aprendizagem (EEA) variadas e relevantes, desenvolvidas com as crianças ao longo da PES. A prática pedagógica realizou-se numa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), sem fins lucrativos, com um grupo de dezoito crianças da Creche, (dois anos de idade) e com um grupo de vinte e seis crianças na Educação Pré-Escolar, (cinco anos de idade). Por fim, estivemos em contacto com um grupo de vinte e uma crianças do 1.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico (seis e sete anos de idade). Em cada contexto procurámos desenvolver EEA tendo em conta a articulação curricular, os interesses das crianças, atendendo aos diferentes ritmos de aprendizagem. Para tal, orientámos a ação educativa pelos documentos oficiais, Princípios Educativos em Creche, as Orientações Curriculares e Metas de Aprendizagem para a Educação Pré-Escolar e os Programas e Metas de Aprendizagem do 1.º Ciclo do Ensino Básico, integrando o tema “As transições entre níveis/ciclos educativos”. Neste sentido, procurámos dar resposta à seguinte questão problema: Como construir processos de transições educativa de qualidade a partir das perceções das crianças? Assim, considerámos pertinente definir os seguintes objetivos: (i) conhecer a perceção das crianças sobre a transição entre ciclos; (ii) perceber o papel dos intervenientes no momento de transição entre ciclos; (iii) analisar as perspetivas das crianças sobre a próxima etapa formativa; (iv) identificar estratégias que facilitem a adaptação das crianças em cada etapa formativa; (v) desenvolver competências que facilitem o processo de transição entre ciclos. Como metodologia optámos por uma investigação qualitativa, com recurso à observação participante, às notas de campo, produções das crianças, aos registos fotográficos e de áudio, a grelhas de registo de observação e entrevistas às crianças dos diversos contextos. Os dados analisados permitiram concluir que as crianças perspetivam a transição como algo positivo, que suscita entusiamo, mas também, inquietação, identificando diferenças entre a EPE e o 1.º CEB. O presente trabalho pode constituir uma reflexão sobre as estratégias e os intervenientes que podem facilitar a transição das crianças para diferentes contextos.
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Por fim, estivemos em contacto com um grupo de vinte e uma crianças do 1.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico (seis e sete anos de idade). Em cada contexto procurámos desenvolver EEA tendo em conta a articulação curricular, os interesses das crianças, atendendo aos diferentes ritmos de aprendizagem. Para tal, orientámos a ação educativa pelos documentos oficiais, Princípios Educativos em Creche, as Orientações Curriculares e Metas de Aprendizagem para a Educação Pré-Escolar e os Programas e Metas de Aprendizagem do 1.º Ciclo do Ensino Básico, integrando o tema “As transições entre níveis/ciclos educativos”. Neste sentido, procurámos dar resposta à seguinte questão problema: Como construir processos de transições educativa de qualidade a partir das perceções das crianças? Assim, considerámos pertinente definir os seguintes objetivos: (i) conhecer a perceção das crianças sobre a transição entre ciclos; (ii) perceber o papel dos intervenientes no momento de transição entre ciclos; (iii) analisar as perspetivas das crianças sobre a próxima etapa formativa; (iv) identificar estratégias que facilitem a adaptação das crianças em cada etapa formativa; (v) desenvolver competências que facilitem o processo de transição entre ciclos. Como metodologia optámos por uma investigação qualitativa, com recurso à observação participante, às notas de campo, produções das crianças, aos registos fotográficos e de áudio, a grelhas de registo de observação e entrevistas às crianças dos diversos contextos. Os dados analisados permitiram concluir que as crianças perspetivam a transição como algo positivo, que suscita entusiamo, mas também, inquietação, identificando diferenças entre a EPE e o 1.º CEB. O presente trabalho pode constituir uma reflexão sobre as estratégias e os intervenientes que podem facilitar a transição das crianças para diferentes contextos.This report was carried out within the scope of the Supervised Teaching Practice (PES), integrated in the course curriculum of the Master's Course in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, of the Higher School of Education of the Polytechnic Institute of Bragança. In this report, we sought to present and reflect on varied and relevant Teaching-Learning Experiences (EEA) developed with children throughout PES. The pedagogical practice was carried out in a private non-profit Institution of Social Solidarity (IPSS), where we contacted with a group of eighteen children of the Day Care Center (two years old) and a group of twenty-six children in Pre- School (five years old). Finally, we were in contact with a group of twenty-one children from the first year of 1st Cycle of Basic Education (six and seven years old). In each context, we tried to develop EEA taking into account the curricular articulation, the interests of the children, attending to the different learning rhythms. To this end, we have guided educational action by the official documents, the Curriculum Guidelines and Learning Goals for Pre-School Education and the Learning Programs and Goals of the 1st Cycle of Basic Education (CEB), integrating the theme “Transitions between educational levels/cycles”. For that matter, we aimed to answer the following problem question: How to build processes of quality educational transitions from the perceptions of children? Thus, we considered pertinent to define the following objectives: (i) to know the children's perception of the transition between education levels/cycles; (ii) understand the role of actors at the time of transition between educational levels/cycles; (iii) analyze children's perspectives on the next formative stage; (iv) identify strategies that facilitate the adaptation of children to each formative stage; (v) develop skills that facilitate the transition process between educational levels/cycles. As a methodology, we opted for a qualitative investigation, using participant observation, field notes, children productions, photographic and audio records, observation logs and interviews with children from different contexts. The data analyzed allowed us to conclude that the children perceive the transition as positive, which gives rise to enthusiasm, but also, uneasiness, identifying differences between EPE and 1st CEB. This paper may represent a reflection about the strategies and actors that can facilitate the transition of children to different contexts.Ribeiro, Maria do CéuBiblioteca Digital do IPBLopes, Susana Raquel Oliveira2018-03-27T15:25:40Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/16595TID:201825856porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:38:14Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/16595Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:06:00.345349Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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