ALGUNS ASPECTOS DO MANUSCRITO P-CUG MM 242: OS TENTOS E AS FANTASIAS DE ANTÓNIO CARREIRA E A SUA RELAÇÃO PRÓXIMA COM OS RICERCARI DO LIBRO PRIMO…(1547) DE JACQUES BUUS.
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/4014 |
Resumo: | O manuscrito P-Cug MM 242 da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra constitui um dos grandes testemunhos do que foi a realidade da música instrumental em Portugal por volta de meados do século XVI. Em formato de partitura, inclui cópias de motetes, chansons, madrigais e diversas peças instrumentais de alguns dos principais impressos quinhentistas, flamengos e norte italianos. É também no MM 242 que se encontra copiada a totalidade da produção instrumental que até hoje conhecemos de António Carreira. As peças, baptizadas por Santiago Kastner enquanto tentos e fantasias, bem como as respectivas atribuições de autoria, são duas questões ainda hoje passíveis de discussão, uma vez que a maior parte delas se encontra identificada no manuscrito apenas pela abreviatura «ca». Relevante é ainda o facto das obras de Carreira se encontrarem intimamente relacionadas com as sete versões recompostas dos ricercari do Libro primo…(1547) de Jacques Buus, constantes na parte inicial do MM 242. Estas versões recompostas, copiadas a partir das versões originais incluídas no manuscrito gémeo da mesma instituição também em formato de partitura, o P-Cug MM 48, encontram-se misturadas com os tentos e as fantasias de Carreira na parte inicial do MM 242. |
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O manuscrito P-Cug MM 242 da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra constitui um dos grandes testemunhos do que foi a realidade da música instrumental em Portugal por volta de meados do século XVI. Em formato de partitura, inclui cópias de motetes, chansons, madrigais e diversas peças instrumentais de alguns dos principais impressos quinhentistas, flamengos e norte italianos. É também no MM 242 que se encontra copiada a totalidade da produção instrumental que até hoje conhecemos de António Carreira. As peças, baptizadas por Santiago Kastner enquanto tentos e fantasias, bem como as respectivas atribuições de autoria, são duas questões ainda hoje passíveis de discussão, uma vez que a maior parte delas se encontra identificada no manuscrito apenas pela abreviatura «ca». Relevante é ainda o facto das obras de Carreira se encontrarem intimamente relacionadas com as sete versões recompostas dos ricercari do Libro primo…(1547) de Jacques Buus, constantes na parte inicial do MM 242. Estas versões recompostas, copiadas a partir das versões originais incluídas no manuscrito gémeo da mesma instituição também em formato de partitura, o P-Cug MM 48, encontram-se misturadas com os tentos e as fantasias de Carreira na parte inicial do MM 242. |
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