AS RECOMPOSIÇÕES DOS RICERCARI DO LIBRO PRIMO… DE JACQUES BUUS NO MANUSCRITO P-CUG MM 242 E A EXECUÇÃO INSTRUMENTAL EM PORTUGAL EM MEADOS DO SÉC. XVI.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Filipe
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/3991
Resumo: O manuscrito P-Cug MM 242, associado ao Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, constitui-se como um documento imprescindível para o estudo da música instrumental em Portugal em meados de quinhentos. Em formato de partitura (open score-format), inclui cópias de sete versões recompostas de alguns ricercari do Libro primo de ricercari…(1547) do compositor flamengo Jacques Buus, realizadas a partir das versões constantes no P-Cug MM 48. Sem se destinarem à execução instrumental, essas recomposições em partitura tiveram pressupostos didáticos, sobretudo no que se refere à aprendizagem da arte de contraponto por parte dos frades crúzios. Neste contexto, um dos aspectos de maior relevo do MM 242 advém da relação próxima destas cópias com a prática instrumental, nomeadamente, a assimilação teórica das regras de execução ornamental ao teclado (glosa) por parte dos estudiosos.
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