A motivação para a participação no desporto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá, Inês Raquel Félix Queirós de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6704
Resumo: O Estágio Pedagógico é o culminar de uma formação académica constituída por uma panóplia de aquisições, quer a nível pessoal, quer a nível profissional. Finalizada esta etapa, surge o Relatório de Estágio – A Motivação para a Participação no Desporto Escolar. Pretende-se com este documento, numa primeira parte, descrever as vivências, dificuldades sentidas, estratégias utilizadas e aprendizagens adquiridas ao longo de todo o ano. Esta experiência foi extremamente enriquecedora e positiva, os objetivos traçados foram atingidos com sucesso. As principais dificuldades sentidas foram ao nível do comportamento dos alunos e na lecionação da disciplina teórica de Gestão de Instalações Desportivas. Relativamente a disciplina teórica, alterava um pouco o tipo de aula, dando lugar a mais momentos de debate e se possível realizava uma visita a um complexo desportivo. Numa segunda parte, é apresentado o artigo “A Motivação para a Participação no Desporto Escolar” com o objetivo de compreender o que motiva os alunos à participação desportiva. Trata-se de um estudo quantitativo, correlacional, transversal. Dos resultados apurados, verifica-se que as categorias com maior pontuação se referem à forma física e as que obtiveram menos dizem respeito ao estatuto social. Para além disso, foram encontradas diferenças de género nas categorias forma física, afiliação geral, emoções e tempo livre. Relativamente à diferença de idades, constatou-se diferenças nas categorias competências técnicas e afiliação geral. Acrescenta-se as diferenças encontradas tendo em conta a residência, onde se verifica resultados mais elevados nos alunos do meio rural nas categorias emoções e tempo livre. Por último, foram observadas diferenças, tendo em conta a modalidade, nas categorias de estatuto social e competição. Em suma, este ano foi bastante construtivo, pois aprendi imenso no que se refere à construção de documentação necessária para o cumprimento da função docente, tal como unidades didáticas, planos de aula, grelhas de avaliação, mas também da maneira como o professor deve relacionar-se com os alunos e reagir perante os seus diferentes comportamentos. Este ano foi muito positivo, e acredito que mesmo os erros que cometi serviram para evoluir e cultivar os meus conhecimentos e a minha formação.
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