Diferenciação pedagógica na escola actual: da teoria à prática: adequação das práticas lectivas aos diferentes perfis de aprendizagem.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Ana Maria Teixeira
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/21
Resumo: Face à mudança de paradigma exigido por um mundo cada vez mais globalizado, onde o conceito de distância se relativizou, mas, ao mesmo tempo, o risco de exclusão se acentuou, a educação enfrenta novos desafios no sentido de actuar como elemento catalisador das mudanças sociais, económicas e mesmo políticas, actuando como motor e promotor do desenvolvimento humano, proporcionando oportunidades a todos aqueles que buscam uma melhoria de perspectiva de vida. Esta missão atribui às escolas novos papéis que voluntária ou involuntariamente têm de desempenhar, provocando tensões entre os diferentes actores do processo educativo que aí tem lugar. A diferenciação pedagógica vem, nesta perspectiva abrir algumas janelas para acolher e integrar as mudanças que estão a ter lugar, de modo a que a educação cumpra o seu desígnio. Para além de analisar algumas das diferenças a que as escolas e professores deverão estar atentos, este estudo revê a evolução das noções de currículo e diferenciação e debruça-se sobre algumas das práticas que, no âmbito da diferenciação pedagógica, já têm lugar nas escolas. No que se refere à parte experimental, este estudo parte de um projecto de diferenciação pedagógica posto em prática numa escola oficial portuguesa e avalia o impacto que ele teve na motivação e aproveitamento dos alunos envolvidos. As a consequence of the change of paradigm demanded by an increasingly globalised world, in which the concept of distance has changed, but also where the risk of exclusion has grown substantially, education is facing new challenges, so as to act as a catalysing element of all the social, economic and political changes, becoming thus the driving force towards the promotion of human development, by supplying opportunities to all those who are looking forward to improving their life prospects. This mission gives schools new roles, which voluntarily or not, they have to play, triggering new tensions among all the actors in the educational process that is taking place at school. Pedagogical differentiation has come to open new horizons, to welcome and integrate the changes that are taking place, so that education can fulfill its ultimate goal. Besides analysing some of the differences which schools and teachers should be aware of, this study outlines the evolution of the curriculum and differentiation concepts and refers to some of the practical approaches to differentiation that are taking place at schools. As for the experimental component, this work starts from a project that took place in a state-run secondary school to analyse its impact on students’ motivation and performance.
id RCAP_2f08fb84b05d75e09469b0541908ef0f
oai_identifier_str oai:repositorio.uportu.pt:11328/21
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Diferenciação pedagógica na escola actual: da teoria à prática: adequação das práticas lectivas aos diferentes perfis de aprendizagem.DiferenciaçãoCurrículoInteligências múltiplasEstilos de aprendizagemTMEFace à mudança de paradigma exigido por um mundo cada vez mais globalizado, onde o conceito de distância se relativizou, mas, ao mesmo tempo, o risco de exclusão se acentuou, a educação enfrenta novos desafios no sentido de actuar como elemento catalisador das mudanças sociais, económicas e mesmo políticas, actuando como motor e promotor do desenvolvimento humano, proporcionando oportunidades a todos aqueles que buscam uma melhoria de perspectiva de vida. Esta missão atribui às escolas novos papéis que voluntária ou involuntariamente têm de desempenhar, provocando tensões entre os diferentes actores do processo educativo que aí tem lugar. A diferenciação pedagógica vem, nesta perspectiva abrir algumas janelas para acolher e integrar as mudanças que estão a ter lugar, de modo a que a educação cumpra o seu desígnio. Para além de analisar algumas das diferenças a que as escolas e professores deverão estar atentos, este estudo revê a evolução das noções de currículo e diferenciação e debruça-se sobre algumas das práticas que, no âmbito da diferenciação pedagógica, já têm lugar nas escolas. No que se refere à parte experimental, este estudo parte de um projecto de diferenciação pedagógica posto em prática numa escola oficial portuguesa e avalia o impacto que ele teve na motivação e aproveitamento dos alunos envolvidos. As a consequence of the change of paradigm demanded by an increasingly globalised world, in which the concept of distance has changed, but also where the risk of exclusion has grown substantially, education is facing new challenges, so as to act as a catalysing element of all the social, economic and political changes, becoming thus the driving force towards the promotion of human development, by supplying opportunities to all those who are looking forward to improving their life prospects. This mission gives schools new roles, which voluntarily or not, they have to play, triggering new tensions among all the actors in the educational process that is taking place at school. Pedagogical differentiation has come to open new horizons, to welcome and integrate the changes that are taking place, so that education can fulfill its ultimate goal. Besides analysing some of the differences which schools and teachers should be aware of, this study outlines the evolution of the curriculum and differentiation concepts and refers to some of the practical approaches to differentiation that are taking place at schools. As for the experimental component, this work starts from a project that took place in a state-run secondary school to analyse its impact on students’ motivation and performance.2013-08-14T17:59:29Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/21porCota: TME 445Coelho, Ana Maria Teixeirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:08:15ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Diferenciação pedagógica na escola actual: da teoria à prática: adequação das práticas lectivas aos diferentes perfis de aprendizagem.
title Diferenciação pedagógica na escola actual: da teoria à prática: adequação das práticas lectivas aos diferentes perfis de aprendizagem.
spellingShingle Diferenciação pedagógica na escola actual: da teoria à prática: adequação das práticas lectivas aos diferentes perfis de aprendizagem.
Coelho, Ana Maria Teixeira
Diferenciação
Currículo
Inteligências múltiplas
Estilos de aprendizagem
TME
title_short Diferenciação pedagógica na escola actual: da teoria à prática: adequação das práticas lectivas aos diferentes perfis de aprendizagem.
title_full Diferenciação pedagógica na escola actual: da teoria à prática: adequação das práticas lectivas aos diferentes perfis de aprendizagem.
title_fullStr Diferenciação pedagógica na escola actual: da teoria à prática: adequação das práticas lectivas aos diferentes perfis de aprendizagem.
title_full_unstemmed Diferenciação pedagógica na escola actual: da teoria à prática: adequação das práticas lectivas aos diferentes perfis de aprendizagem.
title_sort Diferenciação pedagógica na escola actual: da teoria à prática: adequação das práticas lectivas aos diferentes perfis de aprendizagem.
author Coelho, Ana Maria Teixeira
author_facet Coelho, Ana Maria Teixeira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Ana Maria Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Diferenciação
Currículo
Inteligências múltiplas
Estilos de aprendizagem
TME
topic Diferenciação
Currículo
Inteligências múltiplas
Estilos de aprendizagem
TME
description Face à mudança de paradigma exigido por um mundo cada vez mais globalizado, onde o conceito de distância se relativizou, mas, ao mesmo tempo, o risco de exclusão se acentuou, a educação enfrenta novos desafios no sentido de actuar como elemento catalisador das mudanças sociais, económicas e mesmo políticas, actuando como motor e promotor do desenvolvimento humano, proporcionando oportunidades a todos aqueles que buscam uma melhoria de perspectiva de vida. Esta missão atribui às escolas novos papéis que voluntária ou involuntariamente têm de desempenhar, provocando tensões entre os diferentes actores do processo educativo que aí tem lugar. A diferenciação pedagógica vem, nesta perspectiva abrir algumas janelas para acolher e integrar as mudanças que estão a ter lugar, de modo a que a educação cumpra o seu desígnio. Para além de analisar algumas das diferenças a que as escolas e professores deverão estar atentos, este estudo revê a evolução das noções de currículo e diferenciação e debruça-se sobre algumas das práticas que, no âmbito da diferenciação pedagógica, já têm lugar nas escolas. No que se refere à parte experimental, este estudo parte de um projecto de diferenciação pedagógica posto em prática numa escola oficial portuguesa e avalia o impacto que ele teve na motivação e aproveitamento dos alunos envolvidos. As a consequence of the change of paradigm demanded by an increasingly globalised world, in which the concept of distance has changed, but also where the risk of exclusion has grown substantially, education is facing new challenges, so as to act as a catalysing element of all the social, economic and political changes, becoming thus the driving force towards the promotion of human development, by supplying opportunities to all those who are looking forward to improving their life prospects. This mission gives schools new roles, which voluntarily or not, they have to play, triggering new tensions among all the actors in the educational process that is taking place at school. Pedagogical differentiation has come to open new horizons, to welcome and integrate the changes that are taking place, so that education can fulfill its ultimate goal. Besides analysing some of the differences which schools and teachers should be aware of, this study outlines the evolution of the curriculum and differentiation concepts and refers to some of the practical approaches to differentiation that are taking place at schools. As for the experimental component, this work starts from a project that took place in a state-run secondary school to analyse its impact on students’ motivation and performance.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2010
2013-08-14T17:59:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/21
url http://hdl.handle.net/11328/21
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cota: TME 445
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302545618698240